Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia
A Rússia expulsou o jornalista Xavier Colás, correspondente do El Mundo em Moscovo, depois de a renovação do visto de permanência no país ter sido recusada pelas autoridades. Segundo o jornalista espanhol, a informação chegou-lhe na noite de terça-feira e o prazo para abandonar a Rússia era de apenas 24 horas.
O jornal El Mundo revela que, na noite desta terça-feira, Colás recebeu uma breve explicação de um oficial russo, que lhe ordenou que deixasse a Rússia dentro de 24 horas. “Se você não sair antes do visto expirar, terá problemas”, ter-lhe-à dito o oficial.
Xavier Colás recebeu ainda uma carta na sua casa e a visita de policias a alertá-lo para parar de cobrir as manifestações de militares russas contra a guerra. O correspondente espanhol cumpriu então com o exigido, conseguiu comprar um bilhete de avião rapidamente e já se encontra fora do país.
Después de 12 años informando desde Moscú las autoridades rusas han rechazado a última hora renovar mi visado de periodista y sólo he contado con 24 horas para salir del país, dejando atrás demasiado. No me arrepiento de nada.
Simplemente he hecho mi trabajo: he contado lo que… pic.twitter.com/DU5VcmlEaF
— Xavier Colás (@xaviercolas) March 20, 2024
O jornalista confidenciou o quanto “é difícil” sair repentinamente e “colocar doze anos de vida em três malas durante a noite e fechar a porta sabendo que aquele apartamento também será território proibido no dia seguinte”. Colás disse ainda que os “correspondentes” são “de onde” poderem estar.
Desde o último ano que os jornalistas internacionais têm sido perseguidos pelo Kremlin, algo que se tem vindo a agravar nos últimos tempos.