A Galp vai descer em média os preços da eletricidade e do gás natural em 28% e 19%, respetivamente, a partir de abril, informou a empresa.
Numa nota, a Galp afirma que “vai proceder a uma atualização dos preços de eletricidade e de gás natural com descidas médias de 28% e de 19%, respetivamente, na fatura mensal para o consumidor final”. Segundo a empresa, estas descidas refletem a diminuição dos preços da energia nos mercados internacionais durante o primeiro trimestre que terão efeito a partir do início de abril.
Em janeiro, o preço da eletricidade para os clientes da Galp tinha aumentado 19% (para a potência contratada de 3,45 kVA), não obstante a componente da energia ter caído 7%. Isto por causa do aumento muito significativo das tarifas de acesso às redes que aliás resultaram numa subida da inflação em fevereiro.
Em comunicado, a Galp dá exemplos do efejto fas alterações na fatura, indicando que “para um casal sem filhos com uma potência contratada de 3,45 kVA [quilovolt-ampere], esta descida poderá representar uma redução média de 9,0 euros na fatura mensal, de 32,9 euros para 23,6 euros“.
Já no caso de uma fatura média mensal de um casal com dois filhos e uma potência contratada de 6,9 kVA, a Galp diz que poderá passar de 56 euros para 40,7 euros, ou seja, uma redução média de 15 euros.
No caso do gás natural, para um casal sem filhos no 1.º escalão de consumo, “esta descida poderá representar uma redução média de 3,0 euros na fatura mensal, de 17 euros para 14 euros”.
Segundo a Galp, estes novos preços já incluem o valor das tarifas de acesso à rede (TAR), que se mantêm inalteradas.