Siga aqui o liveblog sobre a Guerra na Ucrânia
Os Médicos Sem Fronteiras (MSF) condenaram esta sexta-feira um ataque com mísseis russos contra o seu escritório na cidade de Pokrovsk, localizada na província de Donetsk, que deixou cinco feridos, incluindo um membro da segurança da organização não-governamental.
“Os MSF suspenderam temporariamente as suas atividades médicas humanitárias na região de Donetsk, na Ucrânia, exceto para apoio a cuidados de emergência e serviços de encaminhamento de ambulâncias”, afirmou a organização em comunicado publicado nas redes sociais.
MSF strongly condemns the missile attack of its office in Pokrovsk, Donetsk region, Ukraine, on April 5th, at approximately 3:15 am. The building was destroyed completely and five people were injured, including MSF’s security staff. #WarInUkraine pic.twitter.com/o22M59iEo3
— MSF Ukraine (@MSF_Ukraine) April 5, 2024
O coordenador de emergência dos MSF na Ucrânia, Vincenzo Porpiglia, destacou que “os ataques a qualquer instalação onde o pessoal humanitário trabalha não só colocam em risco a segurança” do pessoal, mas também “prejudicam a ajuda de quem precisa”.
A Procuradoria Regional de Donetsk informou que abriu uma investigação sobre o ataque, ocorrido por volta das três da manhã desta sexta-feira (uma da manhã em Lisboa).
Entre os feridos está um adolescente de 14 anos, segundo a agência de notícias Ukrinform.
A província de Donetsk, no leste da Ucrânia, é palco de violentos combates desde a invasão russa em 24 de fevereiro de 2022, estando parcialmente ocupada no seguimento do levantamento pró-russo no Donbass em 2014.
Nos últimos meses, as forças russas assumiram a iniciativa nesta região, conseguindo alguns ganhos territoriais face à dificuldade das tropas de Kiev de disponibilidade de homens e munições.