A balança comercial externa de bens da zona euro registou, em fevereiro, um excedente de 23,6 mil milhões de euros, face ao de 3,6 mil milhões de euros homólogo, divulgou nesta terça-feira o Eurostat.
Segundo as primeiras estimativas do serviço estatístico da União Europeia (UE), as exportações de bens da área do euro para o resto do mundo tiveram uma ligeira subida homóloga de 0,3%, para os 235 mil milhões de euros e, por seu lado, as importações recuaram 8,4% para os 211,4 mil milhões de euros.
No conjunto dos 27 Estados-membros, a balança comercial externa de bens registou um excedente de 22,1 mil milhões de euros, que se compara com o de 2,0 mil milhões de euros de fevereiro de 2023.
As exportações de bens da UE para o resto do mundo cresceram 0,7%, para os 210,6 mil milhões de euros e as importações diminuíram 9,0%, para os 188,5 mil milhões de euros.
Tanto na zona euro quanto na UE, o excedente registado em fevereiro no setor das máquinas e veículos quase duplicou em relação a janeiro de 2024 e o défice registado nos produtos energéticos continuou a diminuir.