A Alemanha falhou as metas impostas para 2023 relativas às emissões nocivas da indústria automóvel, de acordo com a imprensa local, o que levou o ministro dos Transportes, Volker Wissing, a ameaçar banir a circulação de veículos ao fim-de-semana para diminuir os poluentes. De recordar que, segundo a lei, a Alemanha está obrigada a reduzir em 65% as emissões até 2030, tendo como base os valores de 1990, com objetivos anuais.
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Sucede que, sempre segundo a legislação germânica e em caso de incumprimento das metas ambientais, o Governo tem de “introduzir medidas restritivas” para anular o desvio dos valores de emissões face aos objetivos pré-estabelecidos. E é precisamente aqui que entra o ministro dos Transportes, que defende que “ou se altera a lei, ou temos de tomar medidas draconianas, como por exemplo banir a circulação durante os fins-de-semana”.
Wissing, que é membro do partido Democratas Livres que integra o Governo, sempre foi contra qualquer medida para diminuir as emissões, tendo por exemplo criticado as restrições de velocidade impostas nas auto-estradas alemãs, que sempre se caracterizaram por, em muitas zonas, não terem qualquer limite. O que verdadeiramente pretende o ministro dos Transportes, segundo uma carta enviada aos seus colegas de Governo que o Bild publicou, é que a lei seja modificada, defendendo Wissing que “a ausência dessa alteração não interessa ao clima, nem à reputação do Governo alemão”.
Um dos objetivos do governante é ter a liberdade de jogar com as emissões das diferentes indústrias, deslocando os valores das que conseguiram baixar mais os poluentes para aquelas que não o conseguem (ou querem) fazer, para não investir (o que belisca os lucros) ou ver a sua competitividade afectada, o que consome as margens de lucro. Este é o caso de muitos construtores de automóveis.