O presidente da Iniciativa Liberal (IL) e o cabeça-de-lista do partido às Europeias, manifestaram-se, em Braga, preocupados com a falta de informação mostrada pelos jovens portugueses em relação a estas eleições.

Aproveitando a noite académica, na quarta-feira, Rui Rocha e João Cotrim de Figueiredo andaram pelos bares junto à Universidade do Minho numa ação de sensibilização dos jovens estudantes para a importância de irem às urnas.

A iniciativa foi marcada para o dia em que foi lançado o último Eurobarómetro antes das Europeias, que indica que em Portugal 82% da população entre os 15 e 24 anos não sabe a data das eleições.

Mais de metade dos portugueses desconhece data das eleições europeias

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Infelizmente, não só é preocupante, como não é muito surpreendente”, disse à Lusa João Cotrim de Figueiredo.

Para o candidato da IL, o desconhecimento não tem apenas a ver com a data das eleições mas também com a importância das matérias europeias para a vida das famílias portuguesas.

Por isso, disse que é “responsabilidade dos políticos e dos partidos” irem para o terreno sensibilizar para a necessidade de participar nas eleições e para a importância dos temas europeus.

“É, em parte e por causa disso também, que estamos aqui em Braga a aproveitar a noite académica, em que muito jovens estão na rua, para sensibilizar e esperar que eles o façam junto do resto das suas famílias para a importância de irem votar”, referiu.

Lembrou que as eleições estão marcadas para 9 de junho, mas há também a possibilidade de votar no dia 2, pelo que o fim de semana prolongado “não pode servir de desculpa” para a abstenção.

“Não quero dourar uma pílula que é difícil dourar, mas quero dizer que há alguns motivos para estarmos, apesar de tudo, otimistas de que aquele trabalho que precisamos de fazer vai produzir resultados e não vamos ter uma abstenção anormalmente alta”, acrescentou.

Também o presidente da IL, Rui Rocha, manifestou preocupação com os dados do Eurobarómetro, que demonstram existir “ainda muita falta de informação” quanto à data das Europeias e quanto à própria natureza da eleição.

“Eu creio que há muito trabalho a fazer, mas estamos ainda a mais de um mês e meio das eleições e é natural que, à medida que nos vamos aproximando da data, as pessoas fiquem mais atentas“, admitiu.

Sublinhando que a IL “é o partido dos jovens”, Rui Rocha enfatizou a importância da “arruada” pelos bares junto da Universidade do Minho.

“Este tipo de presença é muito importante para sensibilizarmos os jovens para a importância de votar no dia 9 de junho, por um lado, e, por outro lado, a IL é o partido dos jovens e, portanto, faz todo o sentido que estejamos aqui com eles, é sempre um público com quem estamos com particular gosto”, apontou.

Para as eleições de junho, a IL fixou como principal objetivo a eleição, pela primeira vez, um deputado liberal português para o Parlamento Europeu.

“Eu nunca gosto de mostrar excesso de confiança nem falta de ambição e, portanto, vamos dizer que aquilo que estrategicamente está definido, que é pôr pela primeira vez um deputado liberal português no Parlamento Europeu, é o nosso principal objetivo. Estamos confiantes de que vamos conseguir e, à medida que a campanha se desenrole, teremos ocasião de rever esse objetivo em alta, se for caso disso”, disse João Cotrim de Figueiredo.