Tanques alemães Leopard-2, tanques norte-americanos M1 Abrams e outros carros de combate. O Ministério da Defesa da Rússia decidiu expor, desde esta quarta-feira, em frente a um museu dedicado à celebração da vitória da União Soviética na Segunda Guerra Mundial, alguns equipamentos de guerra do Ocidente capturados durante a guerra na Ucrânia.

Intitulada Troféus das Forças Armadas Russas, a exposição, segundo a Reuters, contou com longas filas no primeiro dia. Na televisão estatal, ridicularizaram estas “armas maravilha” que o Ocidente enviou para a Ucrânia. “Tudo isso foi um absurdo. Toda a reputação foi destruída.”

Num comunicado, o Ministério da Defesa da Rússia apontou que a História “se estava a repetir”, lembrando que, em 1943, a União Soviética também expôs tanques da Alemanha nazi em Moscovo.

Adicionalmente, o ministério assinalou que estes “troféus da guerra” refletem a força da Rússia. “Quantos mais houver, mais fortes somos”, saúda a tutela liderada por Sergei Shoigu, assegurando: “Nenhum equipamento militar do Ocidente vai mudar a situação no campo de batalha” na Ucrânia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR