Siga aqui o liveblog

“Robo, anda cá”, terá dito Juraj C, o homem de 71 anos. Depois disparou várias vezes, atingindo o primeiro-ministro eslovaco no peito e no abdómen. Robert Fico tinha acabado de sair de uma reunião do governo, na cidade de Handlova e foi atingido abdómen e no peito.

Em pouco tempo, Jurac, de 71 anos, fundador de um clube literário na cidade de Handlova, no centro do país, onde aconteceu o ataque, mas natural da cidade de Levice, também no centro do país, foi detido. Nas imagens e vídeos, entre muita confusão, vê-se como é derrubado pela polícia, fica deitado no chão e é imobilizado.

Já os vídeos depois dos disparos mostram os seguranças de Robert Fico a levá-lo, parecendo estar sem sentidos, arrastado para o carro, que arranca em alta velocidade. Fico foi levado já depois de helicóptero para um hospital em Bratislava onde está a ser operado de urgência e corre perigo de vida.

Num vídeo divulgado pelo jornal local Hnonline, é possível ver o suspeito a ser detido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Noutro, publicado pelo jornal eslovaco Pravda, é possível ver o primeiro-ministro a ser levado para um carro, depois de ser atingido.

A Presidente da Eslováquia acaba de reagir ao ataque ao primeiro-ministro para o “condenar nos termos mais fortes possíveis”. Zuzana Caputová escreveu na sua conta na rede social X que está “absolutamente chocada com o brutal ataque” a Robert Fico. “Desejo-lhe muita força neste momento crítico e uma recuperação rápida. Os meus pensamentos estão também com a sua família e entes queridos.”

[Já saiu o primeiro episódio de “Matar o Papa”, o novo podcast Plus do Observador que recua a 1982 para contar a história da tentativa de assassinato de João Paulo II em Fátima por um padre conservador espanhol. Ouça aqui.]

Há também um vídeo em que vê o antes do ataque, com Fico ainda na reunião do governo, depois quando o primeiro-ministro sai e cumprimenta a população, sendo baleado junto ao gradeamento, à queima-roupa, ouvindo-se vários disparos, e o depois, quando já é transportado de helicóptero para o hospital onde está a ser operado.