A rapper Nicki Minaj foi libertada depois de ter sido detida esta tarde no aeroporto de Amesterdão, nos Países Baixos, por suspeitas de transporte de drogas. A cantora, que ia apanhar um voo para Manchester, em Inglaterra, nega as acusações.

A BBC cita declarações da polícia dos Países Baixos. “Acabámos de libertar a mulher norte-americana de 41 anos que foi detida esta tarde no aeroporto de Schiphol por suspeitas de exportação de drogas leves.” Segundo a polícia, a cantora “foi multada e pode continuar a sua viagem”. 

Minaj entrou em direto na rede social Instagram no momento da detenção. De acordo com o New York Post, que gravou o direto, a cantora de “Super Bass” diz a um polícia que não está a transportar droga. De acordo com o vídeo, Minaj diz que “não vai até lá”, referindo-se à esquadra, e pedindo um advogado.

Já noutro vídeo, que continua disponível no Instagram da cantora, Minaj está dentro de um carro e é abordada por um homem de uniforme, que a informa que vão revistar as malas. “Porque é que não as revistaram antes de irem para o avião”, questiona.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na descrição desse vídeo, a cantora alega que “têm tentado impedi-la de viajar para todos os concertos”. “Levaram as minhas malas antes de eu poder vê-las. Colocaram-nas no avião. Agora dizem que estão na alfândega. É isto o que acontece quando as pessoas pagam muito dinheiro para tentar sabotar uma digressão e tudo falhou”, acusa.

Mais tarde, na rede social X, antigo Twitter, explicou que “encontraram erva”, contextualizando que o seu segurança já transmitiu à polícia que é o proprietário dessa droga. Noutra publicação, lembra que “isto é Amesterdão, onde a erva é legal, já agora”.

À Sky News, Robert van Kapel, porta-voz da Royal Netherlands Marechaussee, confirmou a detenção da cantora. “Podemos confirmar que prendemos uma mulher norte-americana de 41 anos no Aeroporto de Schiphol pela posse de drogas leves.”

A cantora tinha um concerto marcado em Manchester, no Co-op Live, que entretanto foi adiado. “Apesar dos esforços da Nicki para explorar todas as opções possíveis para ainda dar o concerto desta noite, os acontecimentos de hoje tornaram isso impossível. Estamos profundamente desapontados com a inconveniência que isto causou”, foi publicado na rede social X, por volta das 22 horas — duas horas depois da hora prevista para o início do concerto.

A meio da tarde de sábado, já depois das notícias sobre a detenção, foi publicada no X uma mensagem sobre a abertura de portas para o concerto de Nicki Minaj às 19 horas. De acordo com a BBC, os espectadores puderam entrar no local do concerto e vários fãs gritaram “libertem a Nicki Minaj”.

Já durante a noite, uma agente do festival Co-op Live disse à BBC que estava um helicóptero a postos no aeroporto de Manchester para transportar a cantora até ao local do concerto.

A cantora tem várias atuações marcadas na Europa. Estão previstos concertos em Birmingham, este domingo, Londres, na terça-feira, 28 de maio, Glasgow, a 29 de maio, e novamente Manchester, a 30 de maio. A 27 de junho, está previsto que a cantora atue no festival Afronation, na Praia da Rocha.

(Atualizado pela última vez às 22h29)