O ex-Presidente norte-americano Donald Trump conversou ao telefone com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tendo-lhe prometido “acabar com a guerra” na Ucrânia se regressar à Casa Branca nas eleições presidenciais nos Estados Unidos de Novembro.
Donald Trump agradeceu a disponibilidade de Zelensky para a chamada, relatando igualmente as felicitações e condenações do Presidente ucraniano. “Enquanto vosso próximo Presidente dos Estados Unidos, vou trazer paz ao mundo e acabar com a guerra que tem custado tantas vidas e devastado numerosas famílias inocentes.
Ambas as partes poderão reunir-se e negociar um acordo que acabe com a violência e abra caminho à prosperidade”, escreveu o candidato republicano na sua rede social Truth Social.
Zelensky, por sua vez, revelou ter condenado a tentativa de assassinato de que foi alvo Trump e felicitou o norte-americano pela nomeação republicana. Ficou ainda marcada um encontro presencial no futuro.
“Desejei-lhe força e segurança no futuro”, escreveu Zelensky no X, assinalando ainda o apoio de ambos os partidos norte-americanos na “liberdade e independência da nação”, pelo qual a Ucrânia “estará sempre agradecida”. “Concordámos com o Presidente Trump discutir numa reunião pessoalmente que passos podem tornar a paz justa e duradoura“, acrescentou.