A fundação sem fins lucrativos do ator George Clooney e da advogada de Direitos Humanos Amal Clooney foi proibida por Moscovo de atuar na Rússia e junta-se a dezenas de grupos estrangeiros que foram designados como “indesejáveis” pelo regime de Vladimir Putin.
O grupo norte-americano sem fins lucrativos criado pelo casal foi acusado de “levar a cabo um trabalho à escala de Hollywood com o objetivo de desacreditar a Rússia”, afirmou o gabinete de Igor Krasnov, procurador-geral russo, no Telegram.
A Rússia alega que a fundação “apoia ativamente falsos patriotas que abandonaram o país e membros de associações extremistas e organizações terroristas proibidas sob a capa de ideias humanitárias”. “Os ‘lutadores pela justiça’ da Madison Avenue promovem iniciativas para processar os principais dirigentes russos e reproduzem publicamente avaliações negativas de pseudo-especialistas sobre a legislação russa relativa a agentes estrangeiros e ONG”, descreve ainda o representante da Justiça russa.
Amal Clooney apela a maiores esforços na investigação de crimes na Ucrânia
Em 2022, pouco depois da invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia, Amal Clooney declarou publicamente que o país sob ataque se tinha tornado num “matadouro em pleno coração da Europa“. A advogada explicou que, embora a resposta internacional à guerra na Ucrânia não tenha precedentes, o mundo e a própria ONU podiam ter realizado mais esforços para prevenir este conflito.
[Já saiu o terceiro episódio de “Um Rei na Boca do Inferno”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de como os nazis tinham um plano para raptar em Portugal, em julho de 1940, o rei inglês que abdicou do trono por amor. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no YouTube. Também pode ouvir aqui o primeiro e o segundo episódio]
A Rússia começou a atribuir a classificação de “indesejável” em 2015. A lista inclui órgãos de comunicação social, grupos políticos, religiosos e culturais que foram banidos pelo país por representarem uma ameaça à segurança da população russa.