As autoridades apreenderam na quarta-feira mais de cinco mil quilos de sardinha no porto de pesca de Sesimbra, com um valor estimado de 35.560 euros, informou esta quinta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).
Em comunicado, a GNR explica que a apreensão decorreu no âmbito de uma ação de fiscalização realizada pela Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras “com o objetivo de assegurar o cumprimento dos normativos legais que regulamentam a captura de sardinha”.
“Os militares da guarda verificaram a captura acima do limite estabelecido numa das embarcações que se encontrava em porto”, é indicado na nota.
[Já saiu o quinto episódio de “Um Rei na Boca do Inferno”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de como os nazis tinham um plano para raptar em Portugal, em julho de 1940, o rei inglês que abdicou do trono por amor. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. Também pode ouvir aqui o primeiro, o segundo, o terceiro e o quarto episódios]
No decurso desta ação no porto de pesca, no distrito de Setúbal, as autoridades fiscalizaram quatro embarcações e identificaram o mestre da embarcação em infração.
As sardinhas apreendidas foram posteriormente entregues em lota para venda em leilão.
“A pesca sustentável implica deixar peixes suficientes no mar, evitando a sobrepesca, para que a sua população possa reproduzir-se de forma adequada, renovando-se de forma contínua, permanecendo produtiva e saudável”, refere a GNR.