O coronel Paulo Serra tomou esta quarta-feira posse como comandante do Comando Territorial do Porto da GNR, sucedendo no cargo ao coronel Manuel Afonso, que passou à reserva, revelou à Lusa fonte da Guarda.

O novo comandante chega ao cargo proveniente do serviço de Inspeção da GNR, acrescentou a fonte.

Na cerimónia, que decorreu esta quarta-feira de manhã no Comando Territorial do Porto, segundo o comunicado da GNR, esteve o Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-general Rui Alberto Ribeiro Veloso, que conferiu posse.

A nota de imprensa refere ser o coronel Paulo Serra natural da vila de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, e que nasceu a 16 de maio de 1977.

O novo comandante possui a licenciatura e mestrado em Ciências Militares, na especialidade de Segurança (GNR), pela Academia Militar, mestrado em Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Pós-Graduação em Segurança e Defesa pelo Instituto Universitário Militar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Continuando a elencar o currículo do militar, o comunicado acrescenta deter ainda o coronel o Curso de Estado-Maior Conjunto, Curso de Investigação Criminal para Oficiais, Curso Internacional de Estudos de Segurança Interna, Curso de Introdução à Comunicação Social, Curso de Estudos Africanos, Curso de Cooperação Civil-Militar e ainda o curso de Planeamento de Operações Psicológicas.

O graduado ingressou no quadro permanente da GNR em 1995, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional, entre elas foi 2.º Comandante do Comando Territorial de Leiria, Comandante dos Destacamentos Territoriais de Aveiro e Anadia e Comandante de Companhia e de Pelotão nos Cursos de Formação de Guardas, lê-se ainda.

O comunicado assinala ainda que na sua folha de serviço constam “vários louvores e condecorações”.

O Comando Territorial do Porto integra um Destacamento de Intervenção, dois Destacamentos de Trânsito, designadamente Penafiel e Porto, um Posto de Trânsito e seis Destacamentos Territoriais, designadamente Amarante, Felgueiras, Matosinhos (que possui um Subdestacamento Territorial), Penafiel, Santo Tirso e Vila Nova de Gaia, dispondo cada um deles de vários Postos Territoriais, num total de 30, acrescenta a nota de imprensa.