Elon Musk terá estado reunido com o embaixador do Irão nas Nações Unidas na segunda-feira, um dia antes de Donald Trump nomear o fundador da SpaceX como um dos chefes do recém-criado departamento de Eficiência Governamental. A informação não foi confirmada de forma oficial por nenhuma das partes do encontro, mas foi avançada por dois oficiais iranianos ao New York Times.

Trump nomeia Elon Musk para liderar novo “departamento de eficiência governamental”. Multimilionário quer cortar 1/3 dos gastos do governo

Na reunião privada, o homem mais rico do mundo e o embaixador debateram soluções para acalmar as tensões entre o Irão e os EUA, tendo em conta a troca de ataques do Irão com Israel nos últimos meses. Uma das fontes revelou ao jornal norte-americano que foi o empresário, dono da Tesla e da SpaceX, a solicitar a reunião e que o embaixador iraniano escolheu o local.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As mesmas fontes anónimas descrevem que a reunião durou cerca de uma hora e foi “positiva”, tendo terminado como “boas notícias”.

Aliados de longa data, alguns ex-adversários, muitos nomes polémicos e dois “jokers”. As escolhas de Trump

Com Trump novamente eleito, prestes a enfrentar a responsabilidade de abordar os conflitos na Ucrânia e no Médio Oriente, Musk, recém-nomeado para o seu governo, está a ajudar nas discussões com diplomatas e até líderes dos países envolvidos em conflitos.

No início deste mês, Musk terá feito uma aparição especial numa chamada entre Trump e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que agradeceu a Musk os fornecimento de satélites à Ucrânia através da sua empresa de desenvolvimento de tecnologia espacial, a Starlink.

Trump nomeia Elon Musk para liderar novo “departamento de eficiência governamental”. Multimilionário quer cortar 1/3 dos gastos do governo

No anúncio da nomeação de Musk, Trump indicou que o objetivo é eliminar “o desperdiço e a fraude massivos” que diz compor os 6,5 biliões (milhão de milhões) de dólares anuais da despesa governamental. Musk, recentemente, defendeu um corte de dois biliões em gastos governamentais, o que seria um terço do total. Mas nunca explicou como poderia, ao certo, fazê-lo e em que agências/departamentos pretende cortar.

A dar os primeiros passos na política, Elon Musk divulgou esta quinta-feira um anúncio para recrutar pessoas com QI elevado dispostas a trabalhar mais de 80 horas por semana no departamento que vai gerir para aconselhar o Presidente eleito dos EUA.

Precisamos de revolucionários com um QI elevado dispostos a trabalhar mais de 80 horas por semana para reduzir custos“, explicou o DOGE numa mensagem divulgada na X, a rede social de Musk.