O tão esperado anúncio de Natal da Coca-Cola chegou totalmente renovado. Sem Pai Natal, ou uma única pessoa, foi gerado com Inteligência Artificial (IA) e vem recriar o famoso “Holidays are Coming” em apenas 15 segundos.

Se em 1995 o famoso anúncio da bebida refrigerante contou com 40 camiões verdadeiros revestidos de 30.000 luzes de Natal, este ano a Coca-Cola decidiu utilizar apenas a inteligência artificial, criando assim um anúncio eficiente: poupando tempo e dinheiro à empresa. Como resultado, não foi contratada uma pessoa real para interpretar o Pai Natal.

De Amália à receita com cocaína. 40 anos, 40 factos da Coca-Cola em Portugal

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O novo vídeo de publicidade apresenta assim um conjunto de camiões festivos a viajarem por um cenário coberto de neve até chegarem a uma pequena cidade. É aí que a porta de um dos camiões se abre e surge um braço — que será do Pai Natal — a entregar uma garrafa de Coca-Cola Zero. Tudo ao som da música do anúncio original.

Segundo o Telegraph, Javier Meza, diretor de marketing da Coca-Cola na União Europeia, afirmou que a marca propôs adaptar o anúncio aos “tempos atuais”, utilizando um elenco mais diversificado e incorporando a IA. “Não começámos por dizer: ‘Ok, precisamos de fazer isto com IA’”, disse, acrescentando: “O briefing era: queremos trazer o Holidays Are Coming para o presente e depois explorámos a IA como uma solução para tal”.

Nas redes sociais as críticas não demoraram a chegar, com vários utilizadores do X a pedirem o antigo anúncio de volta. “Não é Natal sem o comboio da Coca-Cola”, escrevem. “Não acredito que uma empresa tão granda tenha ficado tão preguiçosa”, criticam.