A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, esta terça-feira, duas pessoas por posse de armas brancas e munições em Gouveia, no âmbito de um inquérito criminal relacionado com agressões físicas qualificadas.
Numa nota enviada à agência Lusa, o Comando Distrital da PSP da Guarda adiantou que foram realizadas, esta terça-feira, diversas buscas por elementos da esquadra local naquela cidade do distrito da Guarda.
“Os factos remontam a uma rixa que ocorreu durante as últimas Festas do Senhor do Calvário, que todos os anos se realizam na cidade de Gouveia [em agosto], onde diversos indivíduos se envolveram em desordem”, recordou a PSP.
Instaurado o respetivo inquérito criminal, “foi possível identificar todos os suspeitos envolvidos”, adiantou a PSP, que deu, esta terça-feira, cumprimento a sete mandados de buscas domiciliárias e 10 não domiciliárias para apreender “os objetos ilícitos que foram utilizados na rixa pelos suspeitos”.
Da lista divulgada pela PSP consta “um objeto construído unicamente com a finalidade de agressão através de um cabo elétrico de média tensão”, uma faca dissimulada, um cartucho de calibre 12mm, mosquetões “que tinham sido utilizados como arma” nas agressões e 130 gramas de haxixe.
A operação da PSP culminou na detenção, em flagrante delito, de dois indivíduos por posse de armas brancas e munições.
Outros quatro homens, com idades entre os 18 e 45 anos, e duas mulheres com 40 e 44 anos foram constituídos arguidos e sujeitos à medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
A ação da PSP contou com o apoio da Guarda Nacional Republicana do Comando Territorial da Guarda: “A Polícia de Segurança Pública irá continuar as diligências de investigação, reiterando que se encontra atenta a todos os fenómenos e dinâmicas criminais e que tudo fará para garantir a segurança dos cidadãos”.