O presidente do Conselho Europeu e a presidente da Comissão Europeia reuniram-se esta segunda-feira em Bruxelas e assinalaram o “princípio de uma parceria forte”, afirmando que a União Europeia (UE) pode esperar “empregos bons, ambiente saudável e defesa mais robusta”.

“É o princípio de uma parceria forte para a Europa. Os desafios que estão por diante não serão um passeio pelo parque, mas podemos superá-los”, escreveram António Costa e Ursula von der Leyen na rede social X (antigo Twitter).

A publicação estava acompanhada de duas fotografias de um passeio de António Costa, com Ursula von der Leyen e com a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, no Parque Leopoldo, perto do edifício da assembleia europeia em Bruxelas.

“Os europeus podem esperar resultados: empregos bons, ambiente saudável e uma defesa mais robusta”, acrescentaram os dois representantes ainda na rede social X.

O presidente do Conselho Europeu e a Comissão Europeia, novamente liderada por Ursula von der Leyen, iniciaram funções no domingo.

Para assinalar o arranque de funções, o presidente do Conselho Europeu e ex-primeiro-ministro português, António Costa, deslocou-se à capital ucraniana, Kiev, na companhia da Alta-Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Kaja Kallas (ex-primeira-ministra da Estónia), e da nova comissária do Alargamento, Marta Kos, para reforçar o apoio europeu ao país invadido há quase três anos pela Rússia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com um mandato até 31 de maio de 2027 e no qual pretende tornar a instituição mais eficaz e promover a unidade europeia, António Costa é o primeiro português e o primeiro socialista a assumir a liderança do Conselho Europeu.

António Costa, que fez parte do Conselho Europeu em representação de Portugal durante oito anos (período em que foi primeiro-ministro), conhece já alguns dos líderes da UE, mas pretende, no seu mandato de dois anos e meio, encontrar pontos de convergência para compromissos entre os 27.

Sucede no cargo ao belga Charles Michel, que assumiu funções em 2019.

Costa fala em dia “duplamente simbólico” com instituições da União Europeia juntas em Kiev