Afinal, Gouveia e Melo vai abandonar mais cedo o cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional. De acordo com a informação avançada pela SIC Notícias, o almirante decidiu passar à reserva já no final deste ano, em vez de permanecer até março do próximo ano. À Renascença, Gouveia e Melo explicou que não viu “nenhuma utilidade em continuar no ativo”. “Continuar no ativo retira-me alguma liberdade nos meus direitos cívicos”, acrescentou.

O motivo da decisão poderá estar relacionado com questões de calendário, uma vez que, caso ficasse até ao fim do mandato, não poderia anunciar já a sua candidatura a Belém, nem falar abertamente sobre essa possibilidade. No entanto, também à Renascença, recusou falar sobre essa hipótese: “Não significa nada disso [que a saída está relacionada com a candidatura a Belém]. Não falo sobre esse assunto enquanto estiver no ativo”.

Em relação ao dia exato em que deverá passar à reserva, Gouveia e Melo referiu apenas que o seu mandato termina no dia 27 de dezembro. “Não sou eu que determino exatamente o dia em que termino as minhas funções. Em princípio o meu mandato de três anos acaba no dia 27 de dezembro e depois de terminar o mandato passarei à reserva”, referiu.

Um almirante de braço dado com D. João II e “3 anos de transformação”: última Revista da Armada do mandato só fala de Gouveia e Melo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda segundo a SIC, o ainda almirante deverá afastar-se da vida pública até fevereiro, mês em que deverá começar a preparar a sua candidatura para as próximas eleições presidenciais.

Muito se tem falado sobre a possível candidatura à corrida para Belém de Gouveia e Melo e uma das últimas notícias sobre o tema foi avançada este domingo pelo Chega: não vai apoiar Gouveia e Melo e vai apostar num candidato próprio.

O esclarecimento foi feito por André Ventura, que adiantou ainda que tomará uma decisão em breve, sendo que não exclui, no entanto, repetir a candidatura presidencial de 2021.

Chega não vai apoiar Gouveia e Melo e aposta em candidato próprio