Donald Trump sugeriu que Bill Gates lhe pediu para ser recebido na residência de Mar-a-Lago, na Flórida. Numa publicação na rede social Truth Social, Trump escreveu “Onde estás? Quando vens para o ‘Centro do Universo’, Mar-a-Lago. Bill Gates pediu para vir, esta noite”.
“Sentimos a tua falta e a de x! A véspera de Ano Novo vai ser incrível!!!”, lê-se ainda na mensagem, que a CNN diz parecer “uma comunicação privada com Elon Musk”, pela referência a “x” — alcunha de um dos filhos de Musk, cujo nome é XÆA-Xii. Elon Musk foi nomeado líder do departamento de “eficiência governamental” da nova administração Trump.
A CNN, citando “uma pessoa familiarizada com as conversas”, avança que Bill Gates entrou em contacto com a equipa de Trump, responsável pela transição de poder na Casa Branca, para abordar um possível encontro com o Presidente eleito. Ainda assim, uma eventual reunião ainda não está agendada.
O The Hill recorda que Bill Gates tem um histórico de discórdias com Trump. O fundador da Microsoft criticou o presidente eleito norte-americano pela sua “retórica” de política externa e pelas decisões tomadas durante a pandemia de covid-19, no primeiro mandato de Trump. Na campanha eleitoral deste ano, Bill Gates manifestou apoio à candidata do Partido Democrata, Kamala Harris, tendo doado 50 milhões de dólares à sua candidatura.
Segundo o The Hill, várias grandes empresas tecnológicas e da indústria automóvel anunciaram apoio financeiro para a tomada de posse de Trump e eventos relacionados. São os casos da Toyota, Ford, Amazon, Meta e OpenAI. A CNN sublinha também que vários empresários ligados ao setor da tecnologia já se reuniram com o Presidente eleito, na Flórida, na expectativa de estabelecer um bom relacionamento com Trump, que regressa à Presidência dos Estados Unidos da América em janeiro de 2025.