A Segurança Social informou esta semana que “a partir de agora” a convocatória para a verificação de incapacidades vai passar a ser enviada por email, com alerta por SMS. Alerta, por isso, que os beneficiários atualizem os seus contactos na Segurança Social Direta para evitar que as prestações em curso lhes sejam retiradas por falta de comparência.
Antes da alteração, as convocatórias da Segurança Social eram enviadas por carta. Agora passam a ser feitas por meios eletrónicos, uma mudança que já tinha sido anunciada no início deste ano.
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A informação consta numa nota publicada na quinta-feira no site da Segurança Social. “A partir de agora, a convocatória para a Verificação de Incapacidades — temporárias, dependência e invalidez — passa a ser enviada por email, com alerta por SMS”, lê-se. “É assim do seu interesse manter atualizados os seus contactos na Segurança Social, de modo a evitar a cessação das prestações em curso ou a não atribuição das prestações requeridas, por falta de comparência nos Serviços de Verificação de Incapacidades”, acrescenta a Segurança Social.
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Os contactos podem ser atualizados através da Segurança Social Direta devendo os beneficiários selecionar o “perfil”, depois “dados pessoais” e de seguida “atualizar contactos”. A entidade alerta que “na atualização dos contactos deve ser dada especial atenção às situações de dependência”.
As alterações tinham sido anunciadas no início do ano, com a publicação de um decreto-lei que alterou o sistema de verificação de incapacidade no âmbito da Segurança Social, que também prevê a possibilidade de serem realizados exames médicos domiciliários caso o beneficiário do subsídio de doença esteja acamado, internado, institucionalizado, ou “seja evidente a dificuldade ou penosidade da deslocação aos serviços da segurança social”.