O FBI divulgou novas imagens do homem suspeito de ter assassinado 15 pessoas e ferido 35 nos festejos da passagem de ano em Nova Orleães. As imagens, retiradas do sistema de videovigilância da zona, mostram as movimentações do homem cerca de uma hora antes do ataque.

Os registos, incluídos num comunicado do FBI, mostram Shamsud-Din Jabbar “vestido com um casaco comprido castanho claro, uma camisa de botões de cor escura, calças de ganga azuis e o que parecem ser sapatos castanhos”. O homem já se encontrava perto do local do ataque às 2h03 da madrugada (hora local – mais 7 horas em Lisboa), cerca de uma hora antes de atropelar dezenas de pessoas na Bourbon Street.

O FBI divulgou também a imagem de uma das geleiras que continha um engenho explosivo “improvisado” e foi colocada por Jabbar perto do cruzamento entre Bourbon Street e Orleans Street. O responsável pela unidade de Terrorismo do FBI, Christopher Raia, disse na quinta-feira, citado pela CNN, que outro dispositivo foi colocado a “dois quarteirões de distância”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nova Orleães. FBI não está a investigar mais suspeitos e não tem motivos para acreditar em ligação a explosão em Las Vegas

As autoridades pedem ainda a quem tenha mais informações sobre o ataque e o suspeito que entre em contacto com o FBI.

Outras imagens captadas por uma “câmara de um intercomunicador”, divulgadas pela CNN, mostram Shamsud-Din Jabbar, aparantemente a descarregar uma carrinha, no exterior do apartamento Airbnb onde se encontrava, no bairro de St. Roch.

Veterano do exército dos EUA, pai de três filhos e “100% inspirado” no Estado Islâmico. Quem era o autor do ataque a Nova Orleães?

Editado por Carlos Diogo Santos

[Já saiu o terceiro episódio de “A Caça ao Estripador de Lisboa”, o novo Podcast Plus do Observador que conta a conturbada investigação ao assassino em série que há 30 anos aterrorizou o país e desafiou a PJ. Uma história de pistas falsas, escutas surpreendentes e armadilhas perigosas. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. E pode ouvir aqui o primeiro episódio e aqui o segundo.]

estripador foto link