A transportadora aérea angolana TAAG anunciou esta segunda-feira que a transferência de todos os voos internacionais para o Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN) acontece a partir de 15 de setembro próximo.

A operadora estatal angolana refere, em comunicado divulgado esta segunda-feira, que a transferência da totalidade da sua operação do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, para o AIAAN, na província do Icolo e Bengo, acontece a partir de 15 de setembro.

Segundo a TAAG, este marco histórico é o culminar de um processo de transição gradual do serviço de transporte comercial de passageiros da companhia para o AIAAN, iniciado em novembro de 2024.

O Aeroporto Internacional António Agostinho Neto vai receber agora os voos internacionais de maior tráfego, nomeadamente Lisboa, São Paulo, Joanesburgo, Cidade do Cabo, Lagos, Windhoek, São Tomé e Maputo, que se juntam aos destinos domésticos e regionais de Brazzaville e Kinshasa, já baseados no AIAAN, refere-se no documento.

A nova infraestrutura aeroportuária, com as suas instalações modernas e capacidade expandida, está preparada para acolher um volume crescente de tráfego aéreo, oferecendo aos utentes e passageiros maior conforto, eficiência dos processos de viagem, controlo e segurança e atendimento aprimorado, assegura a TAAG.

De acordo ainda com a transportadora, a decisão de transferir as operações de voos internacionais para o AIAAN reflete a visão estratégica do Governo de Angola de posicionar Luanda/Icolo e Bengo como um “hub” e placa giratória de pessoas e bens a nível do continente africano, e ligações norte-sul e este-oeste, à escala mundial.

[A polícia é chamada a uma casa após uma queixa por ruído. Quando chegam, os agentes encontram uma festa de aniversário de arromba. Mas o aniversariante, José Valbom, desapareceu. “O Zé faz 25” é o primeiro podcast de ficção do Observador, co-produzido pela Coyote Vadio e com as vozes de Tiago Teotónio Pereira, Sara Matos, Madalena Almeida, Cristovão Campos, Vicente Wallenstein, Beatriz Godinho, José Raposo e Carla Maciel. Pode ouvir o 5.º episódio no site do Observador, na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music. E o primeiro episódio aqui, o segundo aqui, o terceiro aqui e o quarto aqui]