O atual presidente da Câmara da Amadora, Vítor Ferreira, concorre nas próximas eleições autárquicas para prosseguir o trabalho na habitação, segurança e requalificação do espaço público, indicou esta quinta-feira o autarca socialista à agência Lusa.
Vítor Ferreira tem 52 anos e assumiu a presidência da Câmara Municipal da Amadora, no distrito de Lisboa, em 15 de julho de 2024, substituindo a socialista Carla Tavares, eleita para o Parlamento Europeu.
Licenciado em arquitetura, o autarca socialista integrou pela primeira vez o executivo camarário no mandato 2017-2021, assumindo os pelouros do urbanismo, reabilitação urbana, obras municipais, espaços verdes e mobilidade.
No segundo mandato, que termina agora (2021-2025), manteve os mesmos pelouros e assumiu até julho do ano passado o cargo de vice-presidente.
Em declarações à Lusa, Vítor Ferreira explicou que concorre pela primeira vez à presidência da Câmara da Amadora para continuar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos anteriores mandatos, nomeadamente nas áreas da habitação, segurança e requalificação do espaço público.
No que diz respeito à habitação, o autarca referiu que o objetivo passa pela disponibilização de mais casas e também pela requalificação urbanística de vários bairros com habitações precárias.
Relativamente à requalificação e erradicação de habitações precárias, o autarca lembrou o “longo trabalho” que tem sido desenvolvido nos últimos anos, referindo que desde 1997 foram realojadas mais de 2.100 famílias.
Atualmente, os casos que a autarquia da Amadora tem por resolver são nos bairros da Quinta da Laje, na Estrada Militar da Damaia e, “sobretudo”, na Cova da Moura que, segundo Vítor Ferreira, “exige uma estratégia nacional”.
“A Cova da Moura tem uma dimensão enorme. Segundo informação que tenho é que moram na Cova da Moura cerca de cinco mil pessoas. Os terrenos da Cova da Moura são de privados, que pedem elevados montantes para a sua aquisição e a Câmara da Amadora não tem capacidade financeira para adquirir esses terrenos e resolver o realojamento”, apontou.
Na área da segurança Vítor Ferreira destacou a continuação do desenvolvimento do sistema de videovigilância e o apoio para a reabilitação de esquadras, referindo ainda que está a colaborar com o Ministério da Administração Interna para melhorar as condições de trabalho e alojamento dos agentes da PSP.
Vítor Ferreira disse ainda que existe a intenção de construir dois novos centros de saúde, um na freguesia da Venteira e outro na Venda Nova.
“A Amadora é uma cidade apaixonante, uma cidade inclusiva. Apesar de ser um território pequeno, [o concelho da Amadora] é um território desafiante e queremos continuar a fazer o nosso trabalho no próximo mandato”, acrescentou.
Além da candidatura do atual presidente, já foi anunciado João Pimenta Lopes como candidato da CDU (coligação PCP/PEV), Anabela Ferreira pelo BE, Rui Paulo Sousa pelo Chega, Hugo Lourenço pelo Livre e Suzana Garcia pelo PSD.
No atual mandato, 2021-2025, o executivo da Câmara da Amadora, presidido por Vítor Ferreira, é composto por seis eleitos do PS (incluindo o presidente), três da coligação Dar Voz à Amadora (PSD/CDS-PP/Aliança/MPT/PDR) e um da CDU.
As próximas eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.