A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 58 anos suspeito de ter ateado fogo a um edifício habitacional onde vive a ex-companheira em Espinho, no distrito de Aveiro, informou esta quarta-feira aquele órgão de polícia criminal.

Em comunicado, a PJ esclareceu que o suspeito está “fortemente indiciado pela prática de um crime de incêndio, ocorrido ao início da noite do passado dia 30 de abril“, num edifício com várias habitações, em Espinho.

Segundo a Judiciária, o incêndio terá sido provocado com recurso a chama direta e a produtos inflamáveis, num quadro de vingança contra a antiga companheira, não apresentando o suspeito qualquer outra motivação para os seus atos.

Com a sua conduta, segundo a PJ, o detido pôs em perigo todo o edifício e os moradores que ali se encontravam, havendo necessidade de proceder à evacuação do prédio, tendo alguns moradores sido transportados para os hospitais de Vila Nova de Gaia e Espinho, por inalação de fumos.

“O edifício atingido está inserido numa densa malha urbana, com outros edifícios contíguos, os quais, não fosse o precoce alerta e o rápido e eficaz combate, estariam igualmente em perigo, porquanto se tratam de habitações contíguas de paredes meias, fator facilitador de progressão do fogo”, lê-se na nota.

A PJ refere ainda que o detido, sem antecedentes criminais, foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo ficado sujeito à medida de coação de apresentações bissemanais.

[Renato Seabra matou Carlos Castro, isso ninguém contesta. A pergunta a que os jurados têm de responder é outra: o jovem modelo português pode ou não ser responsabilizado pelo crime? Sentiu raiva ou estava mentalmente perturbado? Ouça o sexto e último episódio de “Os ficheiros do caso Carlos Castro”, o Podcast Plus do Observador narrado pela atriz Joana Santos, com banda sonora original de Júlio Resende. Pode ouvir aqui, no site do Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music. E pode ouvir também aqui o primeiro episódio, aqui o segundo, aqui o terceiro episódio, aqui o quarto episódio e aqui o quinto episódio]