O partido de extrema-direita francês Frente Nacional (FN), de Marine Le Pen, será o mais votado na primeira volta das eleições regionais, que se celebram em França a 06 de dezembro, segundo uma sondagem publicada hoje.

De acordo com a sondagem, realizada pelo instituto TNS Sofres e divulgada no Le Figaro e noutros órgãos de imprensa, a FN reúne 28% das intenções de voto, um ponto percentual à frente do partido conservador Os Republicanos, do ex-Presidente Nicolas Sarkozy.

Os socialistas do Presidente François Hollande serão, de acordo com o inquérito, a terceira força mais votada, com 21% dos sufrágios, ficando à frente de outras forças de esquerda, como os ecologistas (8%) e a Frente de Esquerdas (6%).

Para Emmanuel Rivière, do instituto TNS Sofres, a sondagem mostra que “o tripartidarismo está firme em França, com a FM como um partido de forte dinâmica”.

O estudo conclui ainda que 92% dos eleitores que votaram em Marine Le Pen nas presidenciais de 2012 se mantêm fiéis à Frente Nacional, enquanto Hollande apenas conserva 62% dos que o levaram ao Elíseu, e Sarkozy mantém do seu lado 67% dos que o levaram a ser o segundo candidato mais votado no escrutínio de há três anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR