“O meu pai é melhor que o teu, a minha mãe é mais fixe que a tua”. Quando são pequeninos, os filhos só acreditam naquilo que os pais dizem. São os heróis da vida deles, as referências de proteção e de sabedoria. Depois, entram para a escola, convivem com outras crianças e ganham outros interesses fora dos laços dos progenitores. As hormonas começam a manifestar-se. As vontades, os desejos e as opiniões misturam-se com as borbulhas e com todas as transformações, que ganham uma dimensão astronómica. De repente, chegam à adolescência – a idade em que os pais “não percebem nada”, “não sabem o que estão a dizer” e “não entendem nada” da vida deles.

A pensar nesta mudança de atitude, própria do crescimento, uma mãe criou um guia com 40 ideias que quer passar aos seus filhos antes de eles se tornarem demasiado “fixes” para ouvirem. Para lhe simplificar a vida, estes são os 20 ensinamentos que deve passar às suas crianças quando elas ainda veem os progenitores como as pessoas mais sábias do mundo. Porque vai sempre a tempo de tentar, aqui estão elas:

1. A atitude faz toda a diferença. Não mudes a tua atitude consoante as coisas que vão acontecendo. A frustração e o stress vem da forma como tu respondes e reages às situações, e não das circunstâncias em si. Se tiveres sempre uma boa atitude, as coisas acabam por desaparecer. Analisa o que te dizem, ouve a opinião dos outros, mas não deixes que isso te defina.

Frase-1

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. Aquilo que sentes e vives começa com a tua percepção das coisas. Nada te pode parar. Só os teus próprios pensamentos sobre ti e sobre a vida é que te podem travar. A tua percepção das coisas cria as tuas opiniões e orienta os teus pensamentos. Os teus pensamentos influenciam os teus comportamentos. E os teus comportamentos definem a tua experiência de vida. Portanto, tudo começa na forma como olhas para a vida.

3. Não te queixes. Aproveita o tempo a desfrutar da vida. Em vez de dizeres “tenho de fazer”, diz “vou fazer”. Muitas vezes queixamo-nos de coisas que outras pessoas adoravam poder ter ou fazer. Aceita as tuas imperfeições e luta para as combater. Cada erro é uma oportunidade para a evolução.

4. Uma atitude positiva compensa sempre. Os nossos pensamentos ficam a ecoar por muito tempo na nossa mente. É muito importante que mantenhas sempre pensamento positivo. Sorri o mais possível. Inventa, cria, diverte-te, explora coisas novas. Um sorriso altera a estrutura química do teu corpo. Faz-te sentir melhor e viver melhor.

5. A raiva é uma perda de tempo. Antes de gastares o teu tempo com pensamentos negativos, respira fundo. A raiva, o ressentimento, o ódio e a inveja só te fazem perder tempo – e o tempo é insubstituível. Nada é tão mau como parece. Há sempre algo bom, mesmo que esteja escondido, em tudo aquilo que vais viver. Só tens de ter calma e paciência para descobrir.

Frase-5

6. A preocupação é o teu pior inimigo. Rouba-te a alegria e mantém-te ocupado/a a pensar em cenários irreais. Quando estás preocupado/a, estás a desperdiçar a tua imaginação com coisas que não existem na realidade. Utilidade? Zero.

7. Não fujas das coisas, corre em direção a elas. A melhor forma de saires de algo negativo é ires atrás de algo positivo. Simples. Mantém o espírito e a mente aberta para aquilo que te rodeia. Podes saber muito, conhecer muito, mas há sempre algo novo para descobrir.

8. A gratidão ajuda sempre. Estás a sofrer ou estás irritado/a com alguma coisa? É normal. Como transformar isso em felicidade e paz? A chave é a gratidão. Se te sentires grato por todos os problemas que não tens, vais ver que a sensação de paz e força para o futuro é automática.

9. Confia na vida. Há sempre uma razão para as coisas. Mesmo que pareça que tudo está a desmoronar-se, pensa que há uma razão para tal. A felicidade está em estares bem com aquilo que tens, e não em desejares ou preocupares-te desesperadamente com o que não tens.

10. A mudança é necessária. Estejas num bom ou num mau momento, isso vai mudar. A mudança faz parte da vida, e tu podes mudar também. Respira fundo. O passado já passou. Foca-te no que podes fazer e não no que devias ter feito.

11. És mais forte do que aquilo que pensas. Aceita cada momento, sem julgamento ou ansiedade. Lembra-te que tens força suficiente para aguentar qualquer coisa que surja na tua vida.

Frase-11

12. Ter problemas é bom. Significa que estás a fazer progressos. As únicas pessoas que não têm problemas são aquelas que não fazem nada na vida e que ficam sempre no mesmo patamar.

13. O tempo passa de qualquer das formas. Gastas a mesma energia a fazer algo produtivo que gastas quando ficas sem fazer nada. Portanto, é melhor ficares exausto/a por teres feito um grande esforço e aprenderes com isso do que estares cansado/a de não fazer nada.

14. Estar ocupado não significa ser produtivo. Não confundas “balanço” com “progresso”. Um cavalo de brincar está sempre com balanço, mas não faz qualquer progresso. Aproveita o tempo para fazeres, de facto, algo produtivo.

15. Só consegues algo se lutares por isso. Só vais conseguir algo na vida se lutares por isso. A diferença entre querer e ter está em fazer por isso.

16. O “certo” e o “fácil” nunca estão juntos. Faz o que é importante, e não só o que te for conveniente. Faz algo que valha a pena, que te fortaleça, que te ensine qualquer coisa. Escolhe sempre o caminho que te desafie mais. Escolhe aprender e crescer.

17. Sê tu próprio/a. Serás sempre mais eficaz se fores tu próprio/a. Reflete e lembra-te de quem tu és, das tuas ideias e dos teus princípios.

Frase-17

18. Encontra um trabalho importante para ti. Só vais conseguir ser o/a melhor se estiveres a trabalhar por um objetivo importante, positivo e ambicioso. Nunca trabalhes para um objetivo se não estiveres confiante de que o vais alcançar. Encontra desafios que te façam ficar acordado/a à noite com tanto entusiasmo.

19. Define sempre as tuas prioridades. Naqueles momentos em que te sentes pressionado/a de várias direções, respira fundo e lembra-te do que te move. Lembra-te do que é mais importante na tua vida. Tu é que decides o que é mais importante, e é essa decisão que vai ajudar a definir aquilo que tu és.

20. Eleva a fasquia. Sonha em grande. Faz com que os teus sonhos sejam indestrutíveis. São as tuas motivações que te vão fazer evoluir. O que parece agora muito difícil de alcançar, vai estar um dia bem perto da concretização. Não pares de tentar. Põe todo o teu entusiasmo nos teus objetivos. Questiona-te sobre as metas que queres atingir e, em cada manhã, enche-te de coragem para construíres o teu caminho. O esforço custa, mas compensa.

Frase-20