594kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Adolescência

Porque Sim Não é Resposta

"O meu filho vê pornografia. E agora?"

"Os pais não ganham em pôr programas espiões mas não devem ser alheios à vida dos filhos". O psicólogo Eduardo Sá explica que os jovens "fantasiam a sexualidade para exorcizar medos e inseguranças". 
Porque Sim Não é Resposta

Telemóveis nas escolas: sim ou não?

Depois do telemóvel, vêm as redes sociais, os jogos e até conteúdos com cariz sexual. Crianças com menos de 12 anos não deveriam ter telemóvel. Nem na sala de aula nem no recreio.
Porque Sim Não é Resposta

Filho chorar na creche é motivo de preocupação?

"É mais preocupante as crianças que não manifestem sentimentos nesta transição". O psicólogo Eduardo Sá dá conselhos aos pais sobre a forma como devem atuar neste "salto da vida dos filhos".
Porque Sim Não é Resposta

"Ele sai e regressa a casa várias vezes"

Um marido que faz isto à mulher, regressando com promessas, é "egocêntrico" e "não merece respeito". Acaba por ser violência doméstica: não deixa nódoas negras, mas marcas psicológicas profundas
Porque Sim Não é Resposta

A primeira relação pós-divórcio é de transição?

Corremos o risco de "instrumentalizar" a primeira relação pós-divórcio? Neste episódio, o psicólogo Eduardo Sá fala do risco de "conhecer para esquecer" e da procura de "clones" da primeira paixão.
Porque Sim Não é Resposta

E quando o amuo corta relações de uma vida?

Às vezes, "é preciso perceber o peso de uma birra" sob pena de deixarmos "pessoas importantes morrerem em vida". O psicólogo Eduardo Sá dá conselhos a pais e filhos que cortaram relações.
Porque Sim Não é Resposta

Adolescentes. Como se tira o telemóvel do quarto?

"Sem ouvir a desculpa do: está a carregar". O psicólogo Eduardo Sá dá conselhos aos pais sobre "uma regra difícil de gerir" mas que uma vez aplicada "pode evitar catástrofes no dia seguinte".
Porque Sim Não é Resposta

"É frequente que os pais 'morram' para os filhos"

"Hoje podemos ser pais mas amanhã já não". O psicólogo Eduardo Sá explica que "às vezes os pais não estão ao nível daquilo a que habituaram os filhos": quando precisam de ajuda "desistem das funções".
Porque Sim Não é Resposta

O amor que resiste a tudo

Falamos de amor, daquele que resiste a tudo, como o da nova série de podcast do Observador “O Sargento na Cela 7”. Um amor proibido, que sobreviveu à espera e à incerteza. Um amor à moda antiga?
Porque Sim Não é Resposta

Como falar de divórcio com os filhos?

Quando um casal decide divorciar-se, como deve contar aos filhos? Esta mudanças impactam a vida das crianças? Qual a melhor forma de contar?
Porque Sim Não é Resposta

"Era bom haver um Dia do Pai de 6 em 6 meses"

"Um contrato de trabalho que desse direito a um dia, para os filhos". Sugestão do psicólogo Eduardo Sá que no Dia do Pai lembra a importância de "pôr mais vezes os filhos na agenda".
Porque Sim Não é Resposta

"Os meninos são das mães". Tem mesmo de ser assim?

"Não, e não significa que a mãe é má mãe". O psicólogo Eduardo Sá ajuda uma mãe preocupada por "não ter esse vínculo com o filho": "é importante encontrar o fio da meada mas, sem culpas".
Porque Sim Não é Resposta

Estamos a poupar demasiado as crianças?

De onde é que vem esta "poupança" das crianças nas tarefas diárias? O psicólogo Eduardo Sá considera ser "importante que os filhos tenham compromissos" e que "se envolvam nas tarefas da casa".
Porque Sim Não é Resposta

Filhos. Como se melhora uma 'relação difícil'?

As "palavras duras, de revolta e ingratidão". O psicólogo Eduardo Sá dá conselhos a uma mãe preocupada com a filha "que quanto mais tem menos agradece".
Porque Sim Não é Resposta

Arrumar o quarto dos adolescentes: sim ou não?

Os pais devem arrumar os quartos dos filhos? Quem arruma, quer ajudar, mas o melhor, pedagogicamente, é fazer com que os adolescentes aprendam
Porque Sim Não é Resposta

Como ajudar um adolescente com o coração partido?

É importante saber dar espaço e dar colo. Os adolescentes são reservados, mas quando o sufoco é grande acabam sempre a desabafar com os pais. 
Porque Sim Não é Resposta

É possível ser mãe sem ser despedida?

"Quando uma mulher se torna mãe, não há volta a dar". O psicólogo Eduardo Sá, no dia da mulher, questiona até que ponto é que engravidar pode comprometer o percurso profissional.
Porque Sim Não é Resposta

A partir de que idade é que as crianças mentem?

"Não mentem no sentido literal e às vezes é só fruto de uma imaginação prodigiosa". O psicólogo Eduardo Sá explica aos pais "quando e o porquê" das crianças começarem a mentir.
Porque Sim Não é Resposta

Como ensinar as crianças a lidar com a derrota

Nesta edição, falamos da frustração das crianças. Como é que as crianças lidam com a derrota ou com a perda e como os pais podem ajudar?
Porque Sim Não é Resposta

Pode superar-se o amor de uma vida?

O amor de uma vida não se substitui. Muitas vezes, tenta-se arranjar alguém que sossegue a dor sentida, mas essa fuga tende a sublinhar o vazio que foi deixado por quem já não está.
Porque Sim Não é Resposta

O que é isto do amor da nossa vida?

O amor da nossa vida é aquele que já não temos? Os amores nunca são iguais. Há amores que fogem uma vida inteira por estarem embrulhados em fantasmas. 
Porque Sim Não é Resposta

"O meu filho só adormece se..."

Como mudar os "hábitos de segurança" das crianças na hora de dormir? O psicólogo Eduardo Sá da conselhos a uma mãe que diz que o "filho não consegue adormecer sem dar a mão aos pais".
Porque Sim Não é Resposta

Damos menos importância ao consumo de drogas?

Respondemos ao pedido de ajuda de um ouvinte. Os pais sentem-se pressionados em encarar o consumo de drogas dos filhos adolescentes como normal? 
Porque Sim Não é Resposta

Como deve ser abordado o tema da adoção?

Há programas que promovem o encontro entre os pais adotivos e os pais biológicos, com os filhos à mistura. Faz sentido? 
Porque Sim Não é Resposta

Concluída a adoção, os pais sentem-se abandonados

Vamos falar de adoção. Os pais adotivos e filhos adotados que se sentem "abandonados" depois do processo concluido. Como podem pedir ajuda? 
Porque Sim Não é Resposta

Pode o Carnaval ser tempo de vestir "outra pele"?

Para as crianças é tempo de "faz de conta". Para os adultos, pode ser tempo de canalizar o "eu interior". Mas será bom libertarmo-nos tanto em tão poucos dias?
Porque Sim Não é Resposta

Como ultrapassar a separação de um grande amor?

Nesta edição, falamos de fins de relações. Como aceitar que alguém importante saia das nossas vidas? Como seguir em frente depois de uma relação com o "amor da minha vida"?
Porque Sim Não é Resposta

37% dos partos de 2021 por cesariana. Porquê?

Há três hospitais privados que em 2021 só fizeram partos por cesariana. É preocupante. Consequências mais complicadas para as mães e falta de leitura dos casos. 
Porque Sim Não é Resposta

Uma vida dupla tem de ter data de validade

Um ouvinte pergunta quanto tempo pode durar uma relação extra-conjugal. O Eduardo Sá responde que só há uma certeza: tem um prazo e o relógio está a contar
Porque Sim Não é Resposta

Quando apetece contar tudo à amiga e não à mulher

Ouvinte pergunta se é mau sinal... Eduardo Sá responde. Mas deixa um aviso: é preciso ser-se leal e avisar a mulher de que, no entender do ouvinte, está a perder a capacidade de ser companheira.
Porque Sim Não é Resposta

Almas gémeas que se reencontram ao fim de anos

Muitos ouvintes escreveram para contarem os seus amores desventurosos, perdidos lá atrás, mas nunca esquecidos. E falam sobre medo, coragem e como a vida precisa de ser “agarrada” para a vivermos em pleno
Porque Sim Não é Resposta

Abusos sexuais: a importância de chocar consciê...

Eduardo Sá alerta para o facto de crianças não deverem assistir à conferência de imprensa da comissão que investigou os casos de abuso na Igreja
Porque Sim Não é Resposta

“Acalento a esperança que ela ouça o Eduardo Sá"

"Há cerca de 8 anos conheci a mulher da minha vida. Por receio não avancei. Ambos ficámos mais infelizes com o que tínhamos quando percebemos o que podíamos ter. Hoje não a deixaria escapar"
Porque Sim Não é Resposta

Podemos trair em pensamento?

Pecar por pensamentos, atos e omissões. É mesmo assim? Nem pouco mais ao menos.
Porque Sim Não é Resposta

"Não deixe escapar a pessoa certa"

Ouvinte conta como após 10 anos de ausência, reencontrou o amor da sua vida. Mas, de novo, não se sente capaz de dar o passo e abraçar a felicidade.
Porque Sim Não é Resposta

Exames sim ou não?

"São bons para aprender a lidar com o 'frio na barriga'" mas "não podem ser usados para tapar" os problemas no ensino. A opinião do psicólogo Eduardo Sá sobre o tema "que está a dividir o país".
Porque Sim Não é Resposta

"Brigas entre irmãos? São saudáveis"

"Quanto mais cúmplices mais briguentos". O psicólogo Eduardo Sá ajuda uma mãe "desesperada" porque "o que antes eram apenas pequenas brigas, agora são lutas livres onde vale tudo".
Porque Sim Não é Resposta

Só um "não" consistente fará parar as birras

Todos os pais querem saber como acabam com as birras dos filhos. O "não" deve ser claro, sem gritos - olhos nos olhos. 
Porque Sim Não é Resposta

Até que idade os filhos podem dormir com os pais?

Entre os seis e os nove meses, os bebés devem aprender a adormecer sozinhos. Os pais estão presentes sempre que precisarem, mas por sistema não devem dormir com os filhos. 
Comportamento

É difícil ser adulto

Tal como o adolescente que também vive não pensando no futuro, vivendo num aqui e agora o presente, o adulto da meia idade fá-lo com essa consciência que não há tempo a perder.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.