381kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Adolescência

Porque Sim Não é Resposta

Pais a dizerem "não" agora é "um deus nos acuda"

É importante não confundir autoridade com autoritarismo. As crianças vão sempre precisar de regras e de rotinas. Até porque uma educação mais aberta pode ser atropelada por situações de abandono.
Porque Sim Não é Resposta

Automutilação ou apelo?

Devemos contextualizar cada caso. Sobretudo quando ocorrem no silêncio da solidão. É normal que os pais se perguntem onde é que erraram, mas nem tudo o que se passa com os filhos é culpa nossa.
Porque Sim Não é Resposta

Ter filhos parece impossível. Porquê?

Temos cada vez menos filhos e mais tarde. Precisamos discutir isto de forma séria e não o fazemos. Continuamos a preocupamo-nos pouco com uma política de fundo sobre a família e o papel da criança
Porque Sim Não é Resposta

Estamos a abusar na medicação das nossas crianças?

A forma como se foi banalizando a prescrição médica a crianças deve fazer-nos pensar. Será que estamos a tentar resolver um problema que não existe? Ou a tentar resolvê-lo com as ferramentas erradas?
Porque Sim Não é Resposta

Quais são os sinais de uma depressão?

A saúde mental continua a não ter a devida atenção. Nos jovens, a sua tristeza é muitas vezes vista como “uma fase”. A verdade é que filhos certinhos e exemplares podem sofrer muito mais do que parece.
Porque Sim Não é Resposta

Como lidar com uma criança irrequieta?

É recorrente ouvirmos dizer "esta criança tem pilhas que não acabam". Mas será que há forma de torná-la mais paciente? Talvez sim, mas o que é certo é que crianças saudáveis são assim: energéticas
Porque Sim Não é Resposta

Estar num lar é estar à espera da morte?

Por mais "pó de arroz" que coloquemos no assunto, um lar nunca será a nossa casa. Por mais condições que tenhamos, e por tudo o que lá se passa, o lar acaba por ser uma antecâmara da morte.
Porque Sim Não é Resposta

Temos prazo de validade até aos 50 anos?

Depois dos 50 anos, muitas vezes sentimo-nos invisíveis. Como se tudo o que não é novidade fosse um bocejo pegado. Mas uma coisa é certa: o saber acumulado é das maiores mais-valias da vida.
Porque Sim Não é Resposta

Estar só é um acto de coragem?

Ter uma ideia daquilo que queremos para nós é de louvar. Principalmente quando não nos vergarmos aos comentários exteriores. Ainda assim, é normal quando por vezes surgem dúvidas.
Porque Sim Não é Resposta

"A tristeza faz bem à saúde"

É preciso ser muito saudável para assumir que não estamos bem. Muito da nossa angústia passa por querer objetivos irrealistas. E uma coisa é certa: somos mais saudáveis quando não somos perfeitos.
Porque Sim Não é Resposta

E quando os filhos culpam os pais pela separação?

É incontornável que aconteça. Os filhos tendem a culpar os pais de tudo. Normalmente há sempre alguém que toma a iniciativa de assumir que as coisas não estão bem. E é essa pessoa que paga a fatura.
Porque Sim Não é Resposta

"Quanto mais dramáticos, mais saudáveis somos"

Será que exagero nas minhas reações? Todas as pessoas com bom coração têm um pouco de mau feitio. As mulheres são mais saudáveis porque são mais dramáticas e não deixam acumular tudo o que sentem.
Porque Sim Não é Resposta

Como os netos prolongam a vida das avós

Um novo estudo sugere que a dependência das crianças favorece a longevidade dos seres humanos. Qual o impacto que têm para a saude dos avós? 
Porque Sim Não é Resposta

Mais um regresso à escola: o mal que já está feito

Os efeitos desta escola intermitente terá efeitos a longo prazo nas crianças e adolescentes. Mas não tenha dúvidas: Eduardo Sá diz-lhe como dar a volta ao problema
Porque Sim Não é Resposta

Perder a paciência também faz falta?

Perder a paciência leva-nos, muitas vezes, a tomarmos uma posição sobre determinado assunto. Passamos finalmente a deixar de pôr as coisas para debaixo do tapete evitando chegar a certos limites.
Porque Sim Não é Resposta

"Primeiro estão os meus filhos"

Reconstruir uma família é um autêntico desafio. Principalmente quando existem filhos à mistura. Muitas vezes, e por muito que nós queiramos, há sempre um lado nosso que não consegue ser imparcial.
Porque Sim Não é Resposta

A pessoas dos nossos sonhos existe?

Acabamos por compor um retrato robô do parceiro ideal, mas depois crescemos e percebemos que nem tudo tem de ser perfeito. E quantos pontapés da vida é preciso levar para percebermos isso? Muitos
Porque Sim Não é Resposta

A solidão pode ser uma coisa boa?

A capacidade de estar só é um fator de crescimento. O problema surge quando vivemos numa solidão sem remédio. Aí morremos devagarinho todos os dias e começamos a ter saudades daquilo que já fomos.
Porque Sim Não é Resposta

Quantas resoluções de Ano Novo é possível cumprir?

A verdade é que a vida tem uma velocidade cruzeiro que acaba por atropelar muitos dos nossos objetivos. E aprender a lidar com essa frustração nem sempre é fácil.
Porque Sim Não é Resposta

"Os desejos dão uma trabalheira"

No último programa do ano, falamos de desejos e passamos a pasta aos novos anfitriões, Judite França e Bruno Vieira Amaral.
Porque Sim Não é Resposta

Sobrevivemos a 2021, sobrevivemos a tudo?

Está naquela altura de fazer balanços, de fazer as contas a um ano que seria o da libertação e não foi. Será que conseguimos sempre manter a esperança de uma nova oportunidade a 1 de janeiro?
Porque Sim Não é Resposta

Temos 20 anos de diferença e ele não quer filhos

Partimos de uma situação concreta para falar sobre a diferença de idades nas relações e na diferença de expectativas. A diferença de idades não é entrave para amar, mas nem tudo são rosas.
Porque Sim Não é Resposta

Saudades de pessoas que nunca conhecemos

Há figuras tão marcantes nas histórias das famílias e organizações que, por vezes, temos saudades delas, mesmo sem as termos conhecidos. Há sentimentos semelhantes sobre lugares que nunca visitámos.
Porque Sim Não é Resposta

"Posso mudar de mãe?"

Já sabemos que os adolescentes são "complicados" e muitas vezes a relação com as mães (fantásticas como só as mães podem ser) levam a desabafos e perguntas irrefletidas. Este é um programa para mães.
Porque Sim Não é Resposta

Podemos escolher os amigos, mas não a família

Para alguns a noite de consoada em família é um dos momentos difíceis do ano. O laço familiar não é meio caminho andado para uma boa relação. Mas o que é que podemos fazer para tentar salvar o Natal?
Porque Sim Não é Resposta

As crianças e o confina/desconfina

É de novo aconselhado mais recolhimento e menos contactos sociais no janeiro que se aproxima. Esta "táctica" do "confina/desconfina" poderá ou não ter consequências de longo prazo nas crianças?
Porque Sim Não é Resposta

Os grupos de mães no whatsapp

São aconselháveis ou antes pelo contrário? Os grupos de mães no whatsapp podem funcionar como ponto de ajuda, mas também são locais de "combate".
Porque Sim Não é Resposta

7 em cada 10 mulheres alvo de ciberataques

Um estudo do Instituto Europeu para a Igualdade de Género revela este dado surpreendente. As mulheres são cada vez mais alvo de ataques e conduta imprópria online. Como devem reagir?
Porque Sim Não é Resposta

Não gosto do Natal e agora?

Nem todos vibram com o Natal, com as canções, as azevias e os pinheiros e há algum mal nisso? Hoje falamos das pessoas que não gostam desta quadra.
Porque Sim Não é Resposta

Os menos "contestatários" têm piores salários

Protestar compensa? Um estudo recente conclui que os trabalhadores mais colaborativos e conciliadores são mais valorizados em termos salariais. Mas, por outro lado, destabilizam as equipas.
Porque Sim Não é Resposta

"Não é com o nosso filho, então não é importante"

21,9% crianças portuguesas em risco de pobreza. Preocupamo-nos com indicadores económicos e não nas consequências no desenvolvimento de futuros adultos. Motivo para decretarmos uma espécie de alarme
Porque Sim Não é Resposta

O romantismo é uma parvoíce?

Ser romântico ajuda a fortalecer relações e o romance não pode ter dia e hora marcadas. O que é romântico para um pode não ser para o outro. Será que o esforço chega? Esta é uma edição para guardar.
Porque Sim Não é Resposta

Fotos dos filhos nas redes. Qual o limite?

Sharenting é a designação em inglês para classificar a partilha de fotos e vídeos dos filhos nas redes sociais. Até que ponto estamos a violar e a comprometer a privacidade dos nossos filhos?
Porque Sim Não é Resposta

Pandemia levou ao adiar da maternidade

Um estudo revela que 3 em cada 10 mulheres portuguesas decidiram adiar a maternidade. O trabalho realizado em 10 países europeus mostra que a decisão foi tomada por receio da pandemia.
Porque Sim Não é Resposta

Quando pai e mãe não se entendem sobre vacinas

Agora que a vacinação das crianças avança, há famílias em que pai e mãe estão divididos. Que caminhos devem percorrer para chegar a uma consenso? Podem chamar um árbitro para ajudar?
Porque Sim Não é Resposta

Sofrer por antecipação

"Há pessoas que vivem à beirinha da vida" e nunca dão o passo em frente. Muitos de nós fazemos contas e mais contas ao ponto de ficarmos quietos. Sofrer por antecipação a um nível exagerado não é bom.
Porque Sim Não é Resposta

Estar triste é ser forte?

Vivemos num mundo antidepressivo. Porque razão nos fechamos quando estamos tristes? Somos seres particularmente sensíveis e isso não é mau. É uma espécie de sistema imunitário daquilo que sentimos
Porque Sim Não é Resposta

"O falhanço devia ser património da humanidade"

Será que sofremos todos um pouco de síndrome de impostor? A verdade é que somos dados à lamúria e gostamos que nos massagem o ego. Muitas vezes porque também andamos atrás de algo impossível
Porque Sim Não é Resposta

A difícil relação dos adolescentes com o corpo

5 em cada 10 jovens portugueses com idades entre os 15 e os 19 anos dizem-se pouco satisfeitos com o corpo que têm. O desconforto é maior nas raparigas do que nos rapazes. Como podem os pais ajudar? 
Porque Sim Não é Resposta

Como lidar com os ex

Há uma forma certa de manter uma relação com os ex? Há relações para todos os gostos: os ex que ficam amigos, os que mantêm uma sms pelo Natal e aniversários e aqueles que nem se podem ver. 
A página está a demorar muito tempo.