Aung San Suu Kyi está impedida por lei de ser Presidente da Birmânia, mas o seu partido, detendo a maioria no Parlamento, continua a ter o direito de nomear a personalidade para ocupar este lugar e o escolhido foi U Htin Kyaw, antigo motorista da carismática Nobel da Paz, mas também professor universitário e companheiro de luta de longa data da Nobel da Paz.

“Eu quero propor U Htin Kyaw em nome da LND”, declarou no parlamento Khin San Hlaing, deputado da Liga Nacional para a Democracia (LND), o partido de Aung San Suu Kyi, depois de a Nobel da Paz ter visto a possibilidade de ser nomeada como Presidente vedada já que os seus filhos têm passaporte britânico e isso vai contra um artigo inscrito na Constituição birmanesa – um ponto introduzido pelos militares e que visaria já impedir o acesso da birmanesa à liderança do país. Ao propor Htin Kyaw, Suu Kyi garante controlo sobre a presidência tal como já garantiu que ia acontecer.

Htin Kyaw é um dos mais destacados companheiros de luta de Aung San Suu Kyi e chegou mesmo a ser sue motorista. Com formação académica em Oxford, Htin Kyaw é escritor e é casado com a filha do fundador do partido Liga Nacional para a Democracia. Era uma das únicas pessoas que estava autorizada a visitar Suu Kyi enquanto esta esteve em prisão domiciliária e era também próximo do seu marido.

Tal como as Suu Kyi já tinha dito previamente, apesar de não poder ser formalmente Presidente, ela ficará “acima do Presidente” e tomará todas as decisões. Mediante o sistema político da Birmânia, haverá mais nomeados, mas a vitória conseguida nas eleições de novembro – que deram 77% dos votos ao partido de Suu Kyi – é uma garantia que Htin Kyaw se tornará presidente e os restantes nomeados serão vice-presidentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR