Ainda estão por revelar os verdadeiros motivos para a saída de João Wengorovius Meneses da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, na passada terça-feira. O próprio explicou que saiu em “profundo desacordo” com o ministro, em matéria de política e de forma de estar no exercício de cargos públicos, mas sem detalhar as razões. O Diário de Notícias, na edição desta quinta-feira, escreve que as constantes interferências do ministro Tiago Brandão Rodrigues nas nomeações do ex-secretário de Estado terão sido o principal motivo da demissão.

O jornal noticia que o chefe de gabinete de Wengorovius Meneses, Nuno Félix, lhe terá sido atribuído por Tiago Brandão Rodrigues, que não permitiu que o ex-secretário de Estado o demitisse mais tarde. O ministro terá também tentado demitir a adjunta do ex-governante e estaria a tentar interferir em nomeações para institutos como o Instituto Português do Desporto e da Juventude e a Movijovem.

A adjunta de Wengorovius Meneses, Joana Branco Lopes, à semelhança do ex-secretário de Estado, escreveu também ontem na sua página de Facebook. “É tempo de arrumar a trouxa, com o sentimento de que dei tudo à causa pública a que fui chamada, com a máxima lealdade, dedicação e competência, apesar do bullying político constante”, replica o DN, acrescentando que o ministro da Educação terá dado ordens diretas a Joana Branco Lopes, proibindo-a de representar a secretaria de Estado em reuniões.

Questionado ontem pelo Observador sobre os motivos concretos da sua saída, o ex-secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Wengorovius Meneses invocou a estabilidade e o sentido de Estado para não fazer mais comentários: “Prezo muito a dignidade do Estado, do Governo e do exercício deste tipo de funções, bem como a estabilidade política, que tanta falta nos faz neste momento, de modo que não farei mais qualquer comentário”.

Quem também não teceu grandes comentários à saída do ex-governantes foi o ministro Tiago Brandão Rodrigues. Questionado, quarta-feira, pelos jornalistas, o ministro desejou “boa sorte ao Dr. Meneses” e disse acreditar que “o Dr. João Paulo Rebelo, o novo secretário de Estado da Juventude e Desporto, trará uma boa dinâmica à secretaria de Estado e trará também à equipa do Ministério da Educação valências importantes para cumprir o programa do governo” na área das políticas da juventude e das políticas do desporto que “é muito completo” e “muito exigente”. O novo secretário de Estado tomará posse esta tarde.

Tanto o PSD como o CDS-PP já informaram que vão chamar ao Parlamento quer o ministro da Educação, quer o ex-secretário de Estado da Juventude e Desporto, para perceberem os contornos da saída do ex-governante. Mas ainda antes disso e já esta quinta-feira o ministro deverá ser confrontado com a situação, na audição que já estava prevista na Comissão de Educação, ao fim da tarde, sobre as provas de aferição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR