O jogo já era considerado de alto risco, mas a queda de um drone com uma imagem em que a bandeira da Albânia cobria o mapa do Kosovo em pleno relvado a meio da partida, acabou com o encontro das seleções da Sérvia e da Albânia para o apuramento para o Euro 2016. As tensões entre os dois países vieram ao de cima nesse momento, não só entre os jogadores, mas com vários adeptos sérvios a invadirem o campo e atacarem os jogadores da Albânia. O irmão do primeiro-ministro albanês foi preso e responsabilizado pelo lançamento do drone para dentro do campo.

Antes do final da primeira parte do jogo, com o marcador ainda a 0-0, o jogo entre a Sérvia e a Albânia, que contava para o mesmo grupo de qualificação de Portugal para o Euro 2016, foi suspenso devido à violência dentro de campo. Os incidentes vão agora ser investigados agora pela UEFA, ficando também suspensa a decisão sobre a repetição do jogo. Foi o árbitro britânico Martin Atkinson que tomou a iniciativa de terminar ali o partida.

O jogo decorria em Belgrado e, como medida de prevenção, a UEFA tinha decidido previamente que não haveria adeptos da Albânia no estádio, de modo a conter o clima de tensão entre as duas nacionalidades. Em 2008, o Kosovo, constituído por minorias sérvias e albanesas, declarou a sua independência da Sérvia e entretanto já foi reconhecido por mais de 100 países como Estado soberano. No entanto, a Sérvia alega que isso não passa de uma manobra da Albânia, que quer unir as suas comunidades no Kosovo, Montenegro, Macedónia e ainda as minorias que tem no sul da Sérvia, formando uma “Grande Albânia”.

A assistir ao jogo estava o ministro do interior da Albânia, que alega que os sérvios eram responsáveis pela segurança da comitiva albanesa, o que incluiu “a vida e saúde” dos jogadores e das pessoas que os acompanham. O capitão da equipa da Sérvia, Branislav Ivanovic – que joga no Chelsea -, disse não compreender o que se tinha passado em campo e que tanto ele como os jogadores sérvios tentaram “proteger” os colegas albaneses até ao túnel enquanto estes eram atacados pelos adeptos sérvios.

Entretanto, o irmão do primeiro-ministro albânes, Olsi Rama, foi preso em Belgrado por ter alegadamente comandado o drone para dentro de campo, segundo reportou o canal de televisão sérvio RTS. No Kosovo, o jogo estava a ser seguido com atenção pela comunidade albanesa e a queda da bandeira terá sido saudada com gritos de alegria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR