Os empreendedores portugueses que se preparem: vêm aí os “tubarões do investimento”. A versão portuguesa do programa de televisão norte-americano Shark Tank chega à SIC em 2015, e a primeira fase de candidaturas já abriu no site oficial.

Candidaturas submetidas, é melhor começarem a preparar o pitch do projeto que vão ter de apresentar aos cinco investidores. Os nomes ainda são desconhecidos, mas Paulo Sousa Marques, produtor executivo do Shark Tank português, adiantou que são pessoas que “criaram e fizeram crescer os seus próprios negócios, tornando-se casos de sucesso”.

“As negociações com os “tubarões” serão certamente duras, mas vão realizar muitos sonhos e contribuir para o crescimento da economia nacional”, afirmou Paulo Sousa Marques.

Do que andam à procura? De pessoas que estejam a dar os primeiros passos no lançamento de uma empresa, no desenvolvimento de uma patente e que precisem de capital para crescer ou internacionalizarem-se. Na primeira fase, os candidatos devem apresentar o seu projeto num vídeo de cinco minutos, de forma curta e objetiva. Depois de um processo de seleção, os melhores projetos passam à fase das gravações televisivas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Numa altura em que Portugal vive uma crise económica, cinco empresários de sucesso resolveram colocar capital, experiência e redes de contactos à disposição de empreendedores que merecem ser ajudados a desenvolver as suas ideias e negócios”, lê-se no site oficial do programa.

O programa vai ser produzido pela Take&Sound e pela Endemol, num formato que pretende ser fiel ao original, e chega à televisão portuguesa pelas mãos da Blue Pipeline. Luís Marques, administrador editorial da Impresa, admitiu que a versão portuguesa vai ser “um grande desafio”, mas que está certo de que “terá a qualidade e o sucesso do original”.

A versão internacional, que já vai na sexta temporada é transmitida na SIC Radical e já foi nomeada para o prémio Producers Guild Award, para os Emmy, para os Critics’ Choice Television Award e, em 2014, venceu o Emmy para Outstanding Structured Reality Program.