O Presidente francês, François Hollande, defendeu este sábado, em Lisboa, que a Europa deve responder ao novo Presidente norte-americano mostrando que “não é protecionista nem fechada”, mas “uma garantia e um espaço de liberdade e de democracia”.

“A Europa não é protecionista, não é fechada, tem valores e tem princípios”, disse o Presidente francês aos jornalistas, após a fotografia de família durante a cimeira de países do sul da Europa, que decorreu este sábado em Lisboa.

Hollande acrescentou que a Europa “é uma força, uma garantia, uma proteção e um espaço de liberdade e de democracia”. Uma posição que, sublinhou, a Europa deve transmitir com clareza ao Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O presidente francês endureceu o discurso no final da cimeira: “Apesar de os Estados Unidos terem agora uma nova administração que segue as suas próprias metas, nós [União Europeia] temos de nos bater pelos nossos próprios objetivos. Alguns serão os mesmos, outros não. Nesse caso, termos de ser firmes. Acredito que existem, neste momento, muitos europeus que querem ir mais longe. Temos de enfrentar o populismo. O tipo de discurso seguido nos Estados Unidos encoraja o populismo e até o extremismo”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As palavras de Hollande reforçam a mensagem deixada pelo seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Jean-Marc Ayrault, que mostrou preocupação com várias decisões tomadas pelo Presidente Donald Trump, particularmente as restrições à chegada de refugiados.

“Acolher os refugiados que fogem da guerra é parte do nosso dever”, disse, ao lado do seu novo congénere alemão, Sigmar Gabriel, depois de um encontro entre ambos. “Devemos (…) assegurar que isso acontece de forma equitativa, justa e solidária”, acrescentou.

Trump assinou na sexta-feira uma ordem executiva para suspender a chegada de refugiados aos EUA e impor controlos severos a quem viaja com origem em sete países muçulmanos.

“Essa decisão só pode causar-nos preocupação, mas há um conjunto de outras questões a causar-nos preocupação”, disse Ayrault, quando questionado pelos jornalistas acerca das restrições.

Jean-Marc Ayrault e o ministro alemão decidiram entrar em contacto com o secretário de Estado norte-americano nomeado, Rex Tillerson, assim que tome posse, “para discutir o assunto ponto por ponto e ter uma relação clara”. “A clareza, a coerência e, se necessário, a firmeza são necessárias para defender as nossas crenças, os nossos valores, a nossa visão do mundo, os nossos interesses – o francês, o alemão e o europeu”, acrescentou.

Gabriel realizou a sua primeira viagem ao estrangeiro desde que foi nomeado, na sexta-feira, para substituir Frank-Walter Steinmeier.

Pelo seu lado, um porta-voz da Comissão Europeia disse que não tinha “nenhum comentário a fazer” sobre as decisões de Trump. No entanto, relembrou “os comentários feitos várias vezes pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, de que a Europa é e permanece aberta a todos aqueles que fogem dos conflitos armados e do terror, qualquer que seja sua religião”.