As celebridades têm prestado homenagem ao pioneiro do rock n’roll desde o anúncio da sua morte. O lendário guitarrista norte-americano Chuck Berry, responsável por temas como “Johnny B.Goode”, “Sweet Little Sixteen” e “Roll Over Beethoven”, morreu aos 90 anos, no dia 18 de março, em casa, na cidade de St. Charles, em Missouri.

Chuck Berry, arquiteto do rock and roll, morre aos 90 anos

Mick Jagger garante que as letras de Chuck Berry “lançaram uma luz estranha sobre o sonho americano” e que a sua música ficará “gravada dentro de nós para sempre”.

Rod Stewart confirma que “tudo começou com Chuck Berry” e confessa que o primeiro álbum que comprou foi o “Live at Tivoli” de Chuck. “Eu nunca mais fui o mesmo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Celebridades como o escritor Stephen King e o político Bill Clinton também se manifestaram. Stephen King afirmou estar de coração partido, embora “90 anos não sejam maus para o rock ‘n’ roll.”

O ex-presidente dos Estados Unidos declarou que “a vida de Chuck Berry foi um tesouro e um triunfo, e que ele nunca será esquecido”.

“D.E.P. (Descansa em Paz) e paz e amor Chuck Berry, senhor rock ‘n’ roll”, escreveu o baterista dos The Beatles, Ringo Starr, na sua conta na rede social Twitter.

A conta oficial de John Lennon no Twitter, que continua a ser atualizada com citações suas, prestou homenagem a Chuck Berry, afirmando que “ele foi um dos grandes poetas de todos os tempos, podíamos chamar-lhe um poeta do rock. Ele estava bem à frente do seu tempo lírico.”

Já o músico Huey Lewis lamentou a morte de Chuck Berry, considerando-o “talvez a figura mais importante de todo o rock and roll”. “A sua música e a sua influência irão durar para sempre”, escreveu.

Foi também através do Twitter que o guitarrista Lenny Kravitz deu “vivas” a Chuck Berry. “Nenhum de nós estaria aqui se não fosses tu. Rock on irmão!”, afirmou. A mensagem foi partilhada pelo músico Bruno Mars, que acrescentou: “D.E.P. (Descansa em Paz).

Os The Rolling Stones também se mostraram “profundamente tristes”. “Ele foi um verdadeiro pioneiro do rock ‘n’ roll e uma enorme influência”, declararam.

A notícia da morte de Chuck Berry foi confirmada ao jornal britânico The Guardian por um porta-voz do departamento da polícia de St. Charles, que tinha avançado a informação na sua página na rede social Facebook.

Charles Edward Anderson Berry nasceu a 18 de outubro de 1926 na cidade de Saint Louis, no Missouri e começou a tocar guitarra no liceu. Em 1957 editou o seu primeiro álbum de originais, “After School Session”.

O seu último álbum, “Rock it”, data de 1979. Apesar disso, a música de Chuck Berry manteve-se viva noutras décadas, tendo feito parte da banda sonora de filmes como “Regresso ao Futuro” e “Pulp Fiction”.

Em 1977, a agência espacial norte-americana NASA enviou para o espaço o álbum “Sounds of Earth”. Entre as escolhas estava “Johnny B.Goode” de Chuck Berry, a única canção de ‘rock and roll’ na lista.

Em 1986, Carl Sagan escreveu uma carta de aniversário a Chuck Berry a dizer-lhe que a sua música estava a “dois mil milhões de milhas e para lá das estrelas”. O jornalista e escritor Steve Silberman fez questão de partilhar a carta na íntegra, que pode ser facilmente encontrada nos arquivos da Biblioteca do Congresso.