O chocolate pode até estar a esgotar, mas há quem não se canse de inventar novas formas de o consumir. Na Bélgica, um mestre chocolateiro criou um dispositivo que permite snifar chocolate. Sim, leu bem. Há quem esteja a consumir chocolate pelo nariz.

A ideia surgiu na Antuérpia, quando Dominique Persoone, mestre chocolateiro na “The Chocolate Line”, foi desafiado a produzir algo original para a festa de aniversário de Ronnie Wood e Charlie Watts, guitarrista e baterista dos Rolling Stones, respetivamente, como conta o The Independent. Persoone, então, decidiu criar uma máquina que permitisse snifar chocolate. A moda fez tanto sucesso na Bélgica que Maria Jean Dunsdon decidiu levá-la para Vancouver, Canadá, onde tem uma loja de doces.

“Dei por mim em Antuérpia, num sítio fantástico chamado “The Chocolate Line”, onde inventaram o chocolate ‘cheirável’. Comprei uma data deles e trouxe-os para casa. Quero ver as pessoas a cheirar chocolate na minha loja de doces”, afirmou Maria Jean Dunsdon, ao jornal local The Province.

O Chocolate Shooter – nome do dispositivo – promete dar “uma explosão de prazer” a quem o utilize. Mas o que diz quem já experimentou? Nick Eagland, jornalista do The Province, garante que é delicioso. O jornalista decidiu documentar a sua experiência em vídeo, antes de escrever o artigo sobre o aparelho. Pode ver as imagens do momento aqui:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não sei se foi do desconforto de meter alguma coisa pelo meu nariz acima ou a sensação do chocolate a derreter no meu cérebro, mas eu senti uma dose intensa de energia, como se um grande pedaço de chocolate tive sido atirado contra a minha cara”, descreveu o jornalista ao Independent. Ainda assim, cheirar chocolate, não deve tornar-se um hábito, alertou Nick Eagland.

Mas não há bela sem senão: a nova moda pode ser muito prejudicial para os pulmões, afirmou o médico Daniel Rutherford ao mesmo jornal. Quem “cheirar” chocolate ou qualquer outro pó “está a pedir para ter problemas”, avisou Rutherford. Além disso, o método é inútil, considera.

“Se cheirares uma quantidade modesta [de chocolate], o produto vai-se misturar com o muco nasal e vai ser engolido pela garganta, em vez de ir direto para o cérebro. Por isso, mais vale comê-lo normalmente”, sugeriu.

Apesar das dúvidas que subsistem em relação aos efeitos nocivos desta nova moda, os criadores do Chocolate Shooter garantem que se basearam em estudos recentes que demonstram o “quão importante é o nosso nariz para o paladar”. E os fãs da nova moda parecem concordar: em todo o mundo, já foram vendidos 25 mil Chocolate Shooter.