O lusodescendente Eduardo Gonçalves, candidato pelo partido Liberal Democrata ao parlamento britânico, manifestou-se “dececionado” ao falhar esta sexta-feira a eleição em Rugby, onde Mark Pawsey, do partido Conservador, manteve o lugar de deputado.

Eduardo Gonçalves angariou 2.776 votos (6%), ficando-se pelo quarto lugar, atrás do candidato do partido eurocético UKIP Gordan Davies, que recolheu 6.885 votos (14%).

O candidato Liberal Democrata elegeu como prioridade da sua campanha combater o discurso anti-imigração feito por aquele partido, que defende a saída do Reino Unido da União Europeia.

Numa declaração partilhada pela sua página no Facebook, Eduardo Gonçalves reconheceu que “não foi desta vez” que venceu, atribuindo o resultado à “mudança profunda que aconteceu no Reino Unido”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mark Pawsey venceu com 24.040 votos (49%), uma vantagem superior a 10 mil votos em relação ao segundo, a trabalhista Claire Edwards (28%).

Gonçalves, filho de pais portugueses, mas nascido em Londres em 1968, foi o primeiro candidato de origem portuguesa à Câmara dos Comuns.

O seu desempenho coincide com uma forte derrota dos “Lib Dems” a nível nacional, que, contabilizadas 58 das 650 circunscrições, perdeu 46 dos 56 assentos na Câmara dos Comuns e elegeu apenas seis.

“E assim começa o árduo trabalho de reconstruir a partir das bases (mais uma vez), para aprender com o erro tático crasso de tentar recriar o FDP alemão aqui no Reino Unido”, disse.

O ativista ambientalista afirmou que esta situação “era evidente, desde que Nick Clegg mostrou a sua lamentável falta de experiência de campanha numa ‘coroação’ na liderança que ele quase conseguiu perder e seu fracasso como um negociador nas fatídicas negociações de coligação”.

“A posição de Clegg é agora tão insustentável que a questão da sua renúncia é quase académica”, vincou Gonçalves.