Há mais um livro sobre o ex-primeiro-ministro José Sócrates, prestes a chegar às bancas. Mas desta vez é escrito pelo seu antigo professor na Universidade Independente, o engenheiro António Morais, que se propõe a mostrar como “Sócrates foi sujeito a um golpe de Estado através da comunicação social”, nomeadamente na questão da sua licenciatura. O título é claro: “Sócrates, a Cova da Beira e a Licenciatura – Verdades e Mentiras”. A apresentação está marcada para a próxima quinta-feira, e já foi criado um evento no Facebook para o efeito. Mas até à data, só 15 pessoas, das 181 convidadas na rede social, confirmaram a presença.

“Este livro é um alerta sobre a destruição das instituições do Estado, imposta paulatinamente pela Direita Financeira, sem que os cidadãos se apercebam. Esta destruição leva ao enfraquecimento do Estado, enquanto garante do superior interesse do Bem Comum, o que acarreta diminuição na produção de riqueza, contrariamente ao postulado pela elite financeira. Direita e Direita Financeira são coisas diferentes no plano económico e social”, lê-se no texto de apresentação do evento, criado pelo próprio António Morais naquela rede social.

Sobre José Sócrates em concreto, o professor e engenheiro, que em março foi inclusive constituído arguido no âmbito da Operação Marquês por suspeitas de pressionar a família do empresário Carlos Santos Silva para que este dissesse que a sua fortuna pertencia ao ex-primeiro-ministro, António Morais afirma que “Sócrates foi sujeito a um golpe de Estado através da comunicação social”, nomeadamente no caso que envolveu a sua licenciatura.

E concretiza: “Os cidadãos deste país foram enganados pelos jornais e televisões que lhes mentiram ao transmitir notícias falsas durante vários anos sobre a Cova da Beira e a licenciatura”, diz no texto de publicitação do evento no Facebook, acrescentando que o papel da imprensa privada está “longe” de ser o “garante de um Estado democrático”.

O alvo da obra é, diz, “a direita e a elite financeira”. “Hoje, a luta contra as PPP é o combate contemporâneo pela cidadania, pois foram elas que trouxeram a austeridade e pobreza aos cidadãos… roubaram de forma legal biliões de euros aos portugueses…! Hoje, quem governa o país e a Europa não são governos de esquerda ou de direita… são governos da elite financeira”, escreve.

A apresentação do livro está marcada para a próxima quinta-feira na Livraria do Desassossego, em Lisboa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR