Comandos da marinha israelita lançaram, na madrugada deste domingo, pela primeira vez desde o lançamento da ofensiva por parte de Israel, uma operação terrestre no norte da Faixa de Gaza, informou a rádio pública israelita. O exército deu ordem de evacuação da zona norte de Gaza e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu avisou que a operação “pode durar muito tempo”. Em seis dias de conflito contam-se 162 mortos.

O ataque visou uma base de lançamento de rockets no norte da Faixa de Gaza, acrescentou a rádio pública israelita. O braço armado do Hamas confirmou que um comando da marinha israelita tinha tentado penetrar na zona de Sudanyia (noroeste) da Faixa de Gaza, e que tinha havido troca de tiros com combatentes palestinianos.

A entrada dos militares israelitas na Faixa de Gaza terá durado aproximadamente meia hora, segundo a agência EFE, que cita a CNN. Um porta-voz militar disse que quatro soldados israelitas tinham ficado ligeiramente feridos no decurso da missão.

Horas antes, o exército israelita provocou o maior número de mortos num único ataque aéreo desde o início do conflito, cujo alvo foi a casa do chefe da polícia de Gaza, Tayseer Al-Batsh. De acordo com o porta-voz dos serviços de emergência da Faixa de Gaza, 18 pessoas morreram no ataque. Trinta e cinco pessoas ficaram feridas, entre elas o chefe da polícia de Gaza.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Benjamin Netanyahu admitiu que não sabe quando é que a operação “Protective Edge” vai acabar. “Pode durar muito tempo”, relata o Haaretz.

O ministro da Defesa de Israel, Moshe Yaalon, disse este sábado que o seu Governo tinha alcançado “objetivos significativos” com os ataques efetuados na Faixa de Gaza contra o Hamas. Num comunicado das Forças Armadas de Israel disseram ter atacado aproximadamente 84 alvos ligados a atividades “terroristas” do Hamas na Faixa de Gaza nas últimas missões.

As fações armadas palestinianas, incluindo o Hamas e a Jihad Islâmica, mantiveram durante o fim de semana disparos de rockets contra solo e povoações israelitas. Fontes israelitas estimaram no sábado terem sido realizados 690 lançamentos a partir de Gaza contra Israel desde o início da operação, 138 dos quais intercetados pelos seus sistemas antimísseis.

De acordo com o jornal israelita Haaretz, o exército deu ordem de evacuação da zona norte de Gaza. Com a continuação dos ataques de rockets, por questões de segurança um concerto do norte-americano Neil Young, agendado para quinta-feira, foi cancelado.

Na manhã de domingo, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu admitiu que não sabe quando é que a operação “Protective Edge” vai acabar. “Pode durar muito tempo”, relata o Haaretz.

O número de mortos já passou os 162 desde que Israel começou a operação, no início de dia 8 de julho, com o objetivo de parar o disparo de mísseis sobre a fronteira Israel-Palestina por grupos militantes.