A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) está a realizar uma auditoria à Portugal Telecom (PT) que pode obrigar à abertura das contas de 2013 para a inclusão de 914 milhões de euros de perdas, avança o Expresso. O valor foi aplicado em dívida do Grupo Espírito Santo (GES).

De acordo com o jornal Expresso, os trabalhos já se iniciaram e vários membros da PT, como João Mello Franco, administrador não executivo e presidente da comissão de auditoria da PT,  estarão a ser chamados a prestar declarações. Para além da auditoria às contas, a CMVM estará também a investigar uma possível violação da lei nas operações financeiras realizadas entre a PT e o GES. O resultado da auditoria será conhecido mais tarde.

O Conselho de Administração da PT também encomendou uma auditoria à PwC, esta terça-feira, com o objetivo de apurar responsabilidades sobre as relações entre o GES e a empresa de telecomunicações nos últimos 14 anos, ou seja, desde o ano 2000. O Expresso conta que há acionistas “indignados” com o que se passou e querem descobrir o grau de promiscuidade que existia entre os altos cargos da PT e do BES.

Henrique Granadeiro demitiu-se esta quinta-feira dos cargos de presidente do Conselho de Administração e presidente da Comissão Executiva.  No centro da discussão esteve  o investimento de 847 milhões de euros da PT em papel comercial do GES. Luís Pacheco de Melo era o administrador financeiro da empresa em abril. Depois das notícias sobre o financiamento da PT ao GES, demitiu-se dos cargos que detinha na empresa subsidiária PT Portugal. O administrador seria o possível sucessor de Zeinal Bava na PT, mas devido ao caso foi Armando Almeida o escolhido para novo presidente do conselho de administração da Portugal Telecom. Bava ficará exclusivamente dedicado à Oi, da qual é presidente desde junho de 2013.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR