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Perguntas frequentes

O que é o Observador Premium?
O Observador Premium é um plano de assinaturas que permite o acesso ilimitado ao conteúdo exclusivo e único do Observador.

Todos os artigos assinalados com a terminologia /premium estão incluídos no programa Observador Premium. No entanto, apenas os assinantes dos planos Observador Premium terão acesso ilimitado a este conteúdo.
O que são artigos Premium?
São artigos de conteúdo exclusivo e único elaborados pela equipa do Observador, nomeadamente artigos de Opinião, Especiais, Explicadores, Fact-check, entre outros. Estes artigos estão assinalados com a terminologia /premium, de modo a ser fácil a sua identificação.
O que tenho que fazer para me tornar assinante?
Terá que selecionar a assinatura pretendida, escolher o método de pagamento preferencial e efetuar o registo no site do Observador. É simples!
Poderá consultar os diferentes tipos de assinaturas em observador.pt/premium ou consultar na app os planos exclusivos para dispositivos iOS e Android.
Caso prefira subscrever através do Google, o processo é ainda mais simples, dado que não necessita de registo no sítio do Observador para usufruir das vantagens da sua assinatura.
A que tenho direito quando me torno assinante?
Os assinantes têm direito à leitura ilimitada dos artigos Premium.
Os assinantes, com exceção dos assinantes dos planos App, recebem também uma newsletter semanal exclusiva com sugestões de artigos /premium e opiniões que lhe podem ter escapado. E ainda algumas histórias do interior da redação.
Adicionalmente, os assinantes do Observador Premium terão uma menor exposição à publicidade, nomeadamente à dita intrusiva (anúncios de página inteira).
Já estou registado no Observador, tenho que efetuar novo registo para subscrever?
Não. Terá apenas que selecionar a assinatura pretendida, efetuar o pagamento e gozar de boas leituras!
Esqueci-me dos meus dados de Login, o que posso fazer?
Caso tenha efetuado o seu registo através da sua conta de Facebook ou Google a recuperação da senha de acesso terá que ser efetuada diretamente no site do Facebook ou Google respetivamente. Se tiver efetuado o registo através da inserção manual do email deverá clicar no link de “Esqueceu-se da sua password?” e seguir os passos recomendados.
Se decidir não me tornar assinante posso ainda assim ler os artigos do Observador gratuitamente?
Sim. O Observador manterá o acesso livre a todos os artigos que não sejam classificados de /premium.
Apenas o acesso aos artigos /premium será exclusivo a assinantes.
Que tipos de planos existem?
O Observador apresenta planos distintos para utilizações diferenciadas.

Planos web + app:
No sítio do Observador apresentemos planos que lhe permitem consultar os artigos /premium na web e na app, isto é, os assinantes destes planos podem usufruir da sua assinatura utilizando a aplicação (app) do Observador e também consultando o sítio através de um dos browsers existentes (Safari, Chrome, Firefox). Neste caso poderá optar pelos Planos Individual, Grupo, Especial, Estudantes e Corporate. A subscrição através da Google também permite aceder ao conteúdo /premium na app e web. A periodicidade de renovação de cada plano está descrita no mesmo sítio. Consulte estes planos em observador.pt/premium

Planos app:
Temos planos que estão disponíveis apenas para as nossas apps (em sistema Android e iOS), que são exclusivos para a consulta dos artigos /premium nas respetivas apps. Os assinantes destes planos exclusivos da app não poderão usufruir da consulta ilimitada dos artigos premium através de browser. Por outro lado, apenas é possível utilizar estes planos em dispositivos que funcionem com o mesmo sistema operativo, por exemplo, se uma subscrição for efetuada através da app instalada num dispositivo Android não será possível utilizar a subscrição num dispositivo com iOS.
Quais as formas de pagamento que posso utilizar para subscrever a assinatura pretendida?
Poderá subscrever uma assinatura diretamente no sítio do Observador ou na app (tanto em Android como em iOS). Os meios de pagamento disponíveis dependem da aplicação em que efetuar a subscrição.
Os planos apresentados no sítio do Observador comportam várias formas de pagamento, nomeadamente Visa, Mastercard, Paypal, Multibanco e MBWay. Os meios de pagamento disponíveis poderão variar conforme o tipo de plano escolhido.

As subscrições efetuadas através da Google ou diretamente na app do Observador em dispositivo Android são geridas directamente pelo Google Play.
As subscrições efetuadas através da app do Observador instalada em dispositivos iOS são geridas directamente na App Store.

Para mais informações poderá contactar o Apoio Cliente, por chat, email (premium@observador.pt) ou telefone (2113411030).
A renovação da minha subscrição é automática?
Sim. De notar que o pagamento das renovações é processado automaticamente, com exceção dos utilizadores que escolham o Multibanco ou MBWay como meio de pagamento. Nestes casos, o pagamento não é automático, pelo que o utilizador terá que proceder a uma nova subscrição imediatamente após o término da sua atual assinatura, de modo a poder continuar a usufruir do acesso ilimitado aos artigos /premium.
O que é o Observador Premium Individual?
O Observador Premium Individual permite ao leitor aceder, de forma ilimitada, a todos os artigos /premium através de até 3 dispositivos em simultâneo à sua escolha (computador, tablet e/ou telemóvel, tanto no browser – Chrome, Safari, Firefox – como na app do Observador). A sua experiência no sítio do Observador, enquanto assinante, será diferenciada pelo facto de usufruir de menor exposição à publicidade, nomeadamente à dita intrusiva. A subscrição deste plano terá que ser efetuada unicamente através do sítio do Observador.
O que é o Observador Premium Grupo?
O Observador Premium Grupo permite ao leitor que o subscreve partilhar a assinatura com mais 2 pessoas, podem ser familiares, amigos, colegas, o critério é seu. Cada utilizador que faça parte do Plano Grupo poderá ler os artigos Premium através de 3 dispositivos em simultâneo à sua escolha (computador, tablet e/ou telemóvel, tanto no browser – Chrome, Safari, Firefox – como na app do Observador). Trata-se de um plano mais económico para partilhar boas leituras com pessoas próximas. Todos os elementos pertencentes ao Grupo usufruirão de menor exposição a publicidade dita intrusiva. A subscrição deste plano terá que ser efetuada unicamente através do sítio do Observador.
O que é o Observador Premium Especial?
O Observador Premium Especial é pensado para todos os leitores que reconhecem o projeto do Observador como um projeto inovador, com potencial para crescer e que como tal, pretendem contribuir de uma forma mais distinta para o seu desenvolvimento.
O mínimo de contribuição de um assinante do plano Premium Especial é de 250 euros, mas, caso assim o entenda, cada Assinante Especial poderá participar com um montante superior.
Todos os assinantes do Plano Especial poderão participar em eventos especiais promovidos pelo Observador.

A assinatura Premium Especial inclui também acesso ilimitado a todo o conteúdo /premium durante 3 anos, que os assinantes poderão consultar a partir dos seus dispositivos (até 3 dispositivos: computadores, telemóveis e/ou tablets, tanto no browser – Chrome, Safari, Firefox – como na app do Observador). Apenas um utilizador de cada Assinatura Premium Especial poderá fazer parte da mesma. Os assinantes do plano Premium Especial usufruem também de exposição reduzida a publicidade intrusiva. A subscrição deste plano terá que ser efetuada unicamente através do sítio do Observador.
Posso alterar o plano que subscrevi?
Neste momento, apenas é possível alterar o plano que subscreveu após o termino do prazo do seu atual plano. Isto é, caso possua, por exemplo, uma assinatura mensal em vigor, terá que proceder ao cancelamento da renovação automática da mesma e aguardar que esta expire, findo o período de 30 dias. Apenas após o término da presente assinatura é que poderá subscrever um novo plano à sua escolha.
Caso possua um plano adquirido através da app deverá efetuar o cancelamento da renovação automática diretamente na Google Play ou na App Store.
Caso possua um plano Individual, de Grupo, Especial Estudante ou Corporate poderá cancelar a sua renovação automática na sua área pessoal no sítio do Observador ou contactar o serviço de Apoio ao Cliente (dias úteis das 10h às 20h).
Numa assinatura de Grupo quem tem o poder de convidar ou remover os elementos do Grupo?
O registo de email ao qual está associado o pagamento da assinatura de Grupo é considerado o administrador do grupo e tem o direito de convidar mais 2 elementos a juntar-se ao mesmo. Apenas o administrador tem a possibilidade na sua área pessoal de adicionar ou remover os utilizadores do grupo. Poderá fazê-lo com a frequência que entender.
Tenho uma assinatura de Grupo. Como posso convidar os elementos a juntar-se ao grupo?
Primeiro terá que solicitar que os seus convidados se registem no site do Observador. Mesmo após concluído o registo, será necessário que o seu convidado faça pelo menos um login e uma navegação no nosso site.

De seguida, o administrador do Grupo deverá aceder à sua área pessoal no Observador e selecionar na zona de Assinaturas.
Na secção de “Gerir Utilizadores” poderá adicionar ou remover os elementos que pretender.
Se ainda assim ficou com dúvidas, estamos disponíveis para o auxiliar no processo através do nosso serviço de Apoio ao Cliente.
Existe um plano de assinaturas para estudantes?
Sim, existe um Plano especial para Estudantes.
Entre em contacto connosco enviando um email para premium@observador.pt. Note que terá que nos fazer chegar um email através da sua conta de email de estudante associado à instituição de ensino que frequenta.
O Observador tem um plano de assinaturas dedicado a empresas?
Sim. Para saber mais informações consulte em observador.pt/premium, selecione a opção “Premium Corporate” e preencha os dados necessários. Entraremos em contacto consigo para lhe apresentar o plano mais adequado às suas necessidades.
Posso oferecer uma Assinatura do Observador?
Sim. O presente Observador Premium permite-lhe oferecer acesso ilimitado (apps e web) a todo o conteúdo /premium a quem mais gosta. É apenas necessário selecionar o período de acesso que pretende oferecer (3 meses ou 6 meses) e indicar o nome e o email da pessoa a quem pretende oferecer a Assinatura. Será enviado para o respetivo email um voucher que pode ser personalizado por si. Poderá ainda escolher a data na qual pretende que a pessoa receba o seu presente.
Posso oferecer mais do que um presente digital?
Sim. É possível oferecer o número de presentes digitais que entender, sendo apenas necessário indicar no ato da compra os nomes e respectivos emails dos destinatários.
Caso algum dos seus destinatários seja já assinante do Observador, o prazo do presente digital é acumulável com a atual assinatura. Assim, o período de acesso é estendido pelo tempo indicado na sua oferta.
Recebi um presente digital. Como devo proceder?
Toda a informação da qual necessita consta no email que recebeu. Será necessário clicar no botão “abrir presente” e de seguida “ativar presente”. Terá de se registar ou efetuar login e por fim inserir o código que consta no email que recebeu.
Uma vez concluída a ativação do seu presente poderá usufruir de acesso ilimitado a todos os conteúdos do Observador (App e Web) e receberá também uma newsletter semanal exclusiva para assinantes Premium.

Na eventualidade de já ter uma Assinatura Premium ou de receber mais do que um presente digital, não existe qualquer constrangimento, uma vez que os períodos de acesso das mesmas são acumuláveis.
Qual a política de cancelamento e reembolso?
Não existirá a possibilidade de cancelamento e respetivo reembolso. O assinante poderá optar por cancelar a renovação automática da sua assinatura e desta forma evitar que continuem a ser cobrados períodos futuros do plano que subscreveu.
Posso suspender a minha assinatura?
O Observador Premium não permite suspensão da subscrição, contudo, se optar por um período de interregno temporário da sua assinatura, basta cancelar a renovação automática e mais tarde, quando for novamente conveniente, efetuar nova assinatura.
Posso solicitar o envio do recibo da subscrição com número de contribuinte?
Sim. Nesse caso deverá efetuar o registo completo, preenchendo o campo do NIF, juntamente com os dados de faturação pretendidos, no momento em que finaliza a sua compra. Caso tenha alguma questão sobre a emissão do recibo, após a aquisição da assinatura, por favor entre em contato com o serviço de Apoio ao Cliente.
Quem tem acesso aos meus dados pessoais e de pagamento?
Os dados pessoais dos utilizadores serão apenas utilizados para o fim a que se destinam e de acesso exclusivo do grupo Observador On Time. Para mais informação deverá consultar a Política de Privacidade e Cookies.

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