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Que tipos de planos existem?
O Observador apresenta planos para diferentes tipos de utilização.

Planos multiplataforma:
No site do Observador pode escolher planos que lhe permitem navegar na web e na app. Os assinantes destes planos podem usufruir da sua assinatura utilizando a aplicação (app) do Observador e também consultando o site através de um dos browsers existentes (Safari, Chrome, Firefox). Neste caso poderá optar pelos Planos Individual, Duo, Família, Especial, Estudantes e Corporate. Consulte estes planos em observador.pt/premium.

Planos app:
Na app do Observador, estão disponíveis planos para navegação exclusiva na app (Android e iOS). Os assinantes destes planos exclusivos não poderão usufruir da consulta ilimitada dos artigos do Observador através do browser. Por outro lado, apenas é possível utilizar estes planos em dispositivos que funcionem com o mesmo sistema operativo, por exemplo, se uma subscrição for efetuada através da app instalada num dispositivo Android não será possível utilizar a subscrição num dispositivo com iOS.
Quais as formas de pagamento que posso utilizar para subscrever a assinatura pretendida?
Os métodos de pagamento disponíveis são cartão de débito/crédito, Multibanco, MBway e Paypal.
Qual a política de cancelamento e reembolso?
Após a subscrição do plano Observador Premium o leitor tem 14 dias para efetuar o pedido de Cancelamento e/ou o Reembolso da mesma. Estes 14 dias referem-se ao período inicial da Assinatura e não à sua data de Renovação da mesma.
Decorrido o período supra mencionado o utilizador concorda que o valor da assinatura adquirida não é sujeito a reembolso ou indemnização sob nenhuma circunstância.
Os cancelamentos das assinaturas efetuadas através da app do Observador na Google e Apple são geridas diretamente pela Google Play e Apple Store respetivamente.
A renovação da minha subscrição é automática?
Sim. O pagamento das renovações é processado automaticamente, com exceção dos utilizadores que escolham Multibanco ou MBWay. Nestes casos, o pagamento não é automático, pelo que o utilizador terá que proceder a uma nova subscrição após o término da sua atual assinatura, para continuar a usufruir do acesso ilimitado ao Observador.
O valor da renovação é, por defeito, o valor contratado no plano que cada assinante tenha subscrito no momento da compra, a menos que se verifique uma alteração das condições comerciais, caso em que o assinante é notificado antes da respectiva data de renovação da sua assinatura.
O que é o Observador Premium Individual?
O Observador Premium Individual permite ao leitor aceder, de forma ilimitada, a todos os artigos através de até 4 dispositivos em simultâneo à sua escolha (computador, tablet e/ou telemóvel, tanto no browser – Chrome, Safari, Firefox – como na app do Observador).
O que é o Observador Premium Duo?
O Observador Premium Duo permite ao leitor que o subscreve partilhar a assinatura com mais 1 pessoa. Cada utilizador que faça parte do Plano Duo poderá ler os artigos de forma ilimitada através de 4 dispositivos em simultâneo à sua escolha (computador, tablet e/ou telemóvel, tanto no browser – Chrome, Safari, Firefox – como na app do Observador).
O que é o Observador Premium Família?
O Observador Premium Família permite ao leitor que o subscreve partilhar a assinatura com mais 4 pessoas. Cada utilizador que faça parte do Plano de Família poderá ler os artigos de forma ilimitada através de 4 dispositivos em simultâneo à sua escolha (computador, tablet e/ou telemóvel, tanto no browser – Chrome, Safari, Firefox – como na app do Observador).
Existe um plano de assinaturas para estudantes?
Sim, existem planos exclusivos para Estudantes, com 50% de desconto.
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Posso alterar o plano que subscrevi?
Neste momento, apenas é possível alterar o plano que subscreveu após o termino do prazo do seu atual plano. Isto é, caso possua, por exemplo, uma assinatura mensal em vigor, terá que proceder ao cancelamento da renovação automática da mesma e aguardar que esta expire. Após o término da assinatura poderá subscrever um novo plano à sua escolha.
Caso possua um plano adquirido através da app deverá efetuar o cancelamento da renovação automática diretamente na Google Play ou na App Store.
Caso possua um plano Individual, Duo, de Família, Especial, Estudante ou Corporate poderá cancelar a sua renovação automática na sua área pessoal no site do Observador.
Como funciona o plano Patrono?
Pode encontrar toda a informação sobre o plano Patrono aqui aqui.
Numa assinatura de grupo quem tem o poder de convidar ou remover os elementos do grupo?
O registo de email ao qual está associado o pagamento da assinatura de Duo ou Família é considerado o administrador do grupo e tem o direito de convidar mais 1 ou mais 4 elementos, respetivamente, a juntar-se ao mesmo. Apenas o administrador tem a possibilidade de, na sua área pessoal , adicionar ou remover os utilizadores do grupo. Poderá fazê-lo com a frequência que entender.
Tenho uma assinatura Duo ou de Família. Como posso convidar os elementos a juntar-se ao grupo?
Primeiro terá que solicitar que os seus convidados se registem no site do Observador. Mesmo após concluído o registo, será necessário que o seu convidado faça pelo menos um login e uma navegação no nosso site.

De seguida, o administrador do Grupo deverá aceder à sua área pessoal no Observador e selecionar na zona de Assinaturas.
Na secção de “Gerir Utilizadores” poderá adicionar ou remover os elementos que pretender.
Se ainda assim ficou com dúvidas, estamos disponíveis para o auxiliar no processo através do nosso serviço de Apoio ao Cliente.
Existe um plano de assinaturas para empresas?
Sim. Para saber mais informações consulte esta página, selecione a opção “Premium Corporate” e preencha os dados necessários. Entraremos em contacto consigo para lhe apresentar o plano mais adequado às suas necessidades.
Posso oferecer uma Assinatura do Observador?
Sim. O presente Observador Premium permite-lhe oferecer acesso ilimitado (apps e web) a todo o conteúdo Observador. É apenas necessário selecionar o período de acesso que pretende oferecer (3, 6 ou 12 meses) e indicar o nome e o email da pessoa a quem pretende oferecer a Assinatura. Será enviado para o respetivo email um voucher que pode ser personalizado por si. Poderá ainda escolher a data na qual pretende que a pessoa receba o seu presente.
Recebi um cartão-presente com uma Assinatura. Como devo proceder?
Clique no botão “abrir presente” e de seguida “ativar presente”. Terá de se registar ou efetuar login e por fim inserir o código que consta no email que recebeu.
Uma vez concluída a ativação do seu presente poderá usufruir de acesso ilimitado a todos os conteúdos do Observador (App e Web) e receberá também uma newsletter semanal exclusiva para assinantes Premium.

Na eventualidade de já ter uma Assinatura Premium ou de receber mais do que um presente digital, não existe qualquer constrangimento, uma vez que os períodos de acesso das mesmas são acumuláveis.
Posso suspender a minha assinatura?
O Observador Premium não permite suspensão da subscrição, contudo, se optar por um período de interregno temporário da sua assinatura, basta cancelar a renovação automática e mais tarde, quando for novamente conveniente, efetuar nova assinatura.
Posso solicitar o envio do recibo da subscrição com número de contribuinte?
Sim. Nesse caso deverá efetuar o registo completo, preenchendo o campo do NIF, juntamente com os dados de faturação pretendidos, no momento em que finaliza a sua compra. Caso tenha alguma questão sobre a emissão do recibo, após a aquisição da assinatura, por favor entre em contato com o serviço de Apoio ao Cliente.
Quem tem acesso aos meus dados pessoais e de pagamento?
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Onde posso consultar as condições referentes à compra da Assinatura do Observador Premium?
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