Índice

    Índice

Os vencedores

Rui Rio

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, reage ao resultado das eleições legislativas da Região Autónoma dos Açores, na sede do partido, no Porto, 25 de outubro de 2020. O presidente do PSD, Rui Rio, destacou hoje “o resultado francamente positivo” nas eleições regionais dos Açores, considerando que a perda da maioria absoluta do PS mostra “um notório desgaste do governo regional” socialista, tal como do executivo nacional. JOSÉ COELHO/LUSA

O presidente do PSD não excluiu uma coligação à direita que permita aos sociais-democratas governarem

Um partido com a história do PSD perde sempre que não fica em primeiro, ainda para mais numa região que governou de forma hegemónica até meados dos anos 1990. Mas a gestão de expectativas, em política, é tudo. E estas regionais, para o PSD, eram vistas como uma corrida quase para cumprir calendário e, com vento a favor, ir desgastando o PS para apostar forte na mudança de ciclo em 2024. Nesse desgaste cabia o objetivo número um: retirar a maioria absoluta ao PS. Começou assim, mas o PSD acabou a noite eleitoral sonhar recuperar o governo da região, que lhe escapa há 24 anos. Rui Rio envolveu-se q.b. na campanha e, é preciso não esquecer, o candidato foi o seu antigo vice-presidente. Bolieiro é um dos seus (e Rio não tem muitos). Para já, isto é uma meia-vitória, mas pode transformar-se numa vitória em toda linha se houver uma caranguejola — expressão de Carlos César de outros tempos — que una toda a direita em torno de um governo regional dos Açores liderado pelo PSD. A Rio ainda lhe sobra o ‘gostinho’ de ver Costa a dizer que ganha quem fica em primeiro. É maior do que o amargo de boca que terá de ter para engolir o sapo chamado Chega em troca do poder nos Açores. Certo é que entrou para a liderança do PSD a poder perder a Madeira e, na verdade, corre é o risco de ganhar os Açores.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.