Laranja
A Natureza tem destas coisas: assim que chegam as temperaturas mais frias surgem também frutas, como a laranja, ricas em vitamina C, elemento essencial para prevenir constipações. As melhores aguentam-se só 2 semanas (seja no frio ou a temperatura ambiente). Procure as maiores, de cor mais vibrante e pele suave.
Getty Images/iStockphoto
Clementina
É a mais pequena e doce variedade de tangerina. À semelhança da laranja também tem uma série de características que ajudam a prevenir as doenças de inverno. Guarde-as no frigorifico não mais que um semana e procure as que aparentam ser pesadas de mais para o sabor que têm – são as mais saborosas.
Endívia
Existem duas principais variedades de endívias: as de folha frisada e larga. Independentemente do seu formato, ambas têm um distinto sabor amargo. Muito utilizadas na gastronomia francesa, diz-se que cada folha tem apenas uma caloria. As melhores são as mais firmes, sem marcas de oxidação no caule.
Getty Images/iStockphoto
Couve-Roxa
Apesar do nome explicativo, a couve-roxa nem sempre é dessa cor. Dependendo do ph do solo onde nasce, este vegetal pode ser mais avermelhado (se a terra for mais ácida) ou arroxeado (no caso de ser mais alcalina). Ao contrário da couve normal, esta variedade aguenta-se mais tempo no frigorífico e sabe melhor crua.
Getty Images/iStockphoto
Rábano
Uma dica: sempre que for guardar rábanos no frigorífico, corte-lhes as folhas primeiro – se não o fizer, elas vão puxar humidade ao vegetal, secando-o antes do tempo. Quando for comprar, procure os mais firmes ao toque e de pele mais brilhante, não só vão ser mais saborosos como vão aguentar-se mais tempo.
Getty Images/iStockphoto
Salsifi
Não é o vegetal mais bonito do mundo, claramente, mas é bastante nutritivo. Com o particular travo a ostra, pode ser servido em forma de puré, por exemplo. É uma raíz e, por isso, boa forma de ter a certeza que estão frescos é analisando o estado das folhas verdes: quanto mais viçosas, melhor.
Getty Images/iStockphoto