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Nuno Branco

Nuno Branco

Exportações Lidl 2023: levar para fora o que de melhor se faz cá dentro

Foi no passado dia 26 de junho, na Casa do Desenho, em Lisboa, que ficámos a conhecer o impacto das exportações do Lidl na economia nacional. No ano de 2023, o sucesso foi garantido.

As exportações têm sido, ao longo dos anos, um assunto de grande relevância para o trabalho desenvolvido pelo Lidl Portugal. O impacto na economia do país tem sido uma constante, promovendo a qualidade dos produtos nacionais além-fronteiras, a criação de emprego e o desenvolvimento de pequenas e médias empresas.

Foi precisamente para apresentar o impacto vivido no ano de 2023 que, no dia 26 de junho, o Lidl Portugal se juntou à imprensa, na Casa do Desenho, em Lisboa. “Vamos apresentar o impacto global que o nosso eixo das exportações teve na economia portuguesa durante o ano de 2023. É uma das nossas principais alavancas de atuação no mercado português e também um dos principais motivos de orgulho que temos em Portugal, o de auxiliar a economia nacional a conseguir levar o melhor que temos produzido nacionalmente aos 29 mercados em que estão presentes produtos nacionais nas nossas lojas por toda a Europa”, começou por dizer Bruno Pereira, Administrador de Compras do Lidl Portugal, realçando: “Realmente, é um ano extraordinário. Nada disto seria possível sem a nossa parceria com os produtores nacionais, na verdade eles é que fazem tudo acontecer. Eles é que são o nosso motivo de orgulho e que conseguem levar tudo o que fazemos de bom a toda a Europa”.

Em 2023, a marca impulsionou as vendas de mais de 100 fornecedores nacionais, exportando mais de uma centena de diferentes tipos de artigos para “29 países onde servimos como facilitador para a exportação de produtos nacionais. Os três principais mercados são Espanha, França e Alemanha. Temos muito orgulho em apoiar toda esta rede de parceiros locais a conseguir exportar e ter o negócio mais sólido, não só assente no mercado nacional, mas também no internacional”, acrescentou Bruno Pereira.

Alguns dados relevantes

Ao longo da manhã foram dadas a conhecer algumas das conquistas, através de um estudo realizado pela consultora Forvis Mazars. Entre os quais:

  • Em 2023, as exportações do Lidl Portugal representaram 2% do total das exportações nacionais de produtos alimentares para a União Europeia, tendo as mesmas gerado, de forma direta, indireta e induzida, 289M€ de impacto económico na economia nacional (+18% face a 2022);
  • Por cada 1€ gasto em produtos destinados a exportação, foram gerados 1,85€ na economia nacional;
  • 80% das empresas exportadoras são PMEs;
  • O retalhista impulsionou a exportação de 156M€ em produtos nacionais, sendo as categorias predominantes: Frutas e Legumes, Vinho e Licores, Peixe e Conservas de peixe, Alimentos Básicos e Legumes e Leguminosas enlatados;
  • Foram gerados 6520 empregos em Portugal, sendo o setor da Agricultura, Produção Animal e Caça o com maior impacto. Foi um aumento de 32% face ao ano de 2022.

Depois de dado o pontapé de partida por Bruno Pereira, foi altura de passar a pasta a Pedro Silva, Head of Consulting das Forvis Mazars, consultora responsável pelo estudo. “Em linha com o que tem sido utilizado pelo Lidl nos últimos anos, o grande objetivo que se traz aqui é, por um lado, ficar claro para todos o que significa este tema das exportações e deste facilitar das exportações pelo Lidl Portugal junto daquilo que é a sua rede e, efetivamente, em termos técnicos, como é que se chegou a esta geração de riqueza e geração de emprego que o Bruno falava.

E, depois, um dado muito importante: para além destes dados que são económicos e sociais em termos de geração de riqueza e de emprego, temos também aquilo que é a melhoria do próprio tecido empresarial em Portugal, que nós gostamos de salientar. Porque isto também permite que essas mesmas empresas tenham outro tipo de capacidades naquilo que são os desafios não só em Portugal, como a nível internacional”, começou por explicar, acrescentando: “Do que é que estamos aqui a falar? O Lidl, em Portugal, o seu papel é de facilitador deste papel de exportação, ou seja, estamos a falar de negócio direto entre estas entidades, entre estes fornecedores, e os países de destino. O que o Lidl acaba por facilitar é a entrada nestes mercados. Assume um papel preponderante nesta abertura de canais e garante um conjunto de princípios de qualidade que levam estes produtores a cumprir regras não só que sejam mandatórias pela União Europeia e por outras entidades, mas fundamentalmente de qualidade para serem diferenciados no mercado”.

Desta forma, e ao longo dos últimos anos, o Lidl Portugal tem vindo a acompanhar esta evolução, focando-se sempre em dois fatores cruciais: o impacto socioeconómico em Portugal e o impacto no próprio tecido empresarial.

Quanto à metodologia, Pedro Silva esclarece ainda que em termos “metodológicos, a forma como este trabalho é feito é perceber que por cada euro que cada um destes fornecedores vende nestes mercados, é gerada uma riqueza em Portugal, seja uma riqueza económica, seja a geração de emprego pela necessidade de criar postos de trabalho, seja pela contribuição para os diferentes setores da sociedade. O trabalho desenvolvido, permite perceber não só o impacto direto, em termos económicos e de criação de emprego, mas também analisar o impacto indireto e induzido nos diversos setores da economia”.

Os resultados falaram por si e não houve dúvidas que restassem no final desta apresentação. A importância do trabalho desenvolvido até aqui tem sido de um enorme sucesso e a vontade é a de continuar. Nesta que é uma parceria vencedora, fica o desejo de que, no futuro, os números continuem a surpreender, de ano para ano, destacando sempre o que de melhor se faz em Portugal.

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