“Eu sei que querem ouvir-me  falar do Fifty Seconds Martín Berasategui, mas gosto sempre de explicar de onde venho, primeiro” — foi desta forma que o cozinheiro espanhol com mais estrelas Michelin (oito, no total) começou a apresentação oficial do seu novo projeto lisboeta que vai morar no topo da antiga Torre Vasco da Gama, atual hotel Myriad. Com data de inauguração prevista para outubro de 2018, este Fifty Seconds Martín Berasategui é uma das novidades gastronómicas mais aguardadas dos últimos tempos — afinal, é a primeira vez que um dos maiores chefs do mundo decide aventurar-se, a título próprio (o peruano Diego Muñoz veio para Lisboa em parceria com José Avillez), em terras lusas. Contudo, muito antes desta recente visita do basco, o Observador foi ter com ele a Barcelona, ao Lasarte (um dos seus dois restaurantes com três estrelas), para conhecer melhor o homem que diz ter nascido para ser cozinheiro porque em pé tem o mesmo tamanho que os clientes que estão sentados.

Na sala privada do restaurante catalão, emoldurado pela janela de vidro que dá para a cozinha, Martín Berasategui falou, emocionou-se e até roubou o caderno de apontamentos do Observador para explicar a curiosa história por trás da sua assinatura (mais sobre isso dentro de umas linhas).

No final dessa noite, depois de mostrar um pouco daquilo que é a sua cozinha, o chef sentou-se ao balcão do bar do Monument, o hotel onde mora o Lasarte. “Não te esqueças de uma coisa muito importante!”, disse antes de se despedir. “Na vida não se conquista nada sem garrote!”, continuou. A expressão utilizada, que já se tornou numa espécie de catchphrase (é “um símbolo de positivismo, força, garra. Fome de fazer as coisas bem”), fez-se seguir de um “agora vemo-nos em Lisboa”.

[Vídeo de apresentação do projeto lisboeta de Berasategui]

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.