Se consome com frequência produtos nacionais – e se não o faz, devia fazê-lo – já deverá ter reparado, por certo, num pequeno selo que aparece em muitos deles, em forma de P, com as cores da bandeira nacional e a inscrição Portugal Sou Eu. Esse selo autentica os produtos fabricados em Portugal, oferecendo-lhe uma marca comum, facilmente identificável pelos consumidores que assim sabem que estão a comprar um produto de origem e qualidade nacional.

O selo é a face mais visível de um programa designado, precisamente, Portugal Sou Eu, que celebra este ano o seu décimo aniversário. Foi lançado no final de 2012 e apresentado no início do ano seguinte. À época, em plena intervenção da chamada troika em Portugal, foi uma forma de valorizar a produção nacional e promover a reindustrialização do país, estimulando, dessa forma, a economia, que bem precisava.

Luís Miguel Ribeiro, presidente do CA da AEP, entidade coordenadora do Portugal Sou Eu, durante a cerimónia dos 10 anos

Hoje, essa realidade já parece distante. Mas o programa, coordenado desde janeiro de 2019 pela AEP (Associação Empresarial de Portugal), não limitou a sua ação a esses tempos mais difíceis. Logo a partir do seu lançamento foi expandindo a sua rede de parcerias e até o seu âmbito, alargando-se à sociedade civil, às escolas, fomentando sinergias, marcando presença importante em feiras, eventos, festivais e concursos, associando-se a prémios e até dias comemorativos de diversas atividades e setores, sempre com o mesmo objetivo: promover aquilo que temos e fazemos de melhor em Portugal e, consequentemente, a economia do país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E porque o sucesso da missão depende, como sempre dependeu, do envolvimento dos portugueses, estes 10 anos foram férteis em campanhas de publicidade marcantes. Através delas, o selo Portugal Sou Eu chegou às ruas, à televisão, aos jornais e à internet, entre outros, apelando sempre ao consumo informado de produtos e serviços nacionais. Para essas campanhas foram fundamentais os 22 embaixadores da iniciativa Portugal Sou Eu. Um autêntico plantel de luxo, que reúne nomes como Nélson Évora, Cuca Roseta, Fátima Lopes, Cláudia Vieira, Henrique Sá Pessoa ou Cristina Ferreira.

O sucesso dessas campanhas e do programa Portugal Sou Eu pode ser medido em números impressionantes: já foram atribuídos mais de 19.000 selos a produtos e serviços e há mais de 4.400 empresas inscritas no Portal, que, em conjunto, representam um volume de negócios agregado de cerca de 13 mil milhões de euros. A notoriedade assistida do programa já ultrapassa os 80%, 95,5% dos portugueses apoiam a existência deste selo e 83% das empresas confirmam um aumento de vendas desde a adesão ao Portugal Sou Eu. A promessa é continuar a trabalhar, para que todos sejamos, cada vez mais, Portugal.