Índice
Índice
Há quem prefira passar o verão sem pôr um pé na areia ou sem dar um mergulho no mar. Legítimo, totalmente legítimo. Por isso é que o turismo de natureza existe, para amparar essas pessoas que preferem uma escapadinha entre montanhas e campos verdejantes, entre socalcos, rios e lagoas, entre águas termais e massagens profundas (ao corpo, não ao ego). Tome nota de alguns destinos que ainda têm uma cama e um par de atividades para se entreter no período de férias.
Salvaterra Country House & Spa
N 114-3 839 Rota do Vinho do Ribatejo, Salvaterra de Mago. info@salvaterracountryhouse.com/ 915 355 566. A partir de 160 euros por noite.
O nome aponta o caminho que devemos tomar em direção a Salvaterra de Magos. É uma autêntica casa de campo recuperada e onde a privacidade impera a todo o custo: “Retiro tropical no coração do Ribatejo”, é assim que se apresentam. E bem. Fica a 35 minutos de Lisboa, mais coisa menos coisa, e combina a calma do Ribatejo tem com a contemporaneidade de interiores numa simbiose com a natureza — os janelões panorâmicos que dão para o jardim interior de cada uma das quatro suites falam por si. Os quartos estão todos equipados com uma banheira junto à janela e uma lareira, o melhor dos dois mundos, e acordar com o som dos passarinhos é normal por estes lados, sinal que a natureza fala por si. O hotel goza ainda de um espaço para serviços de spa com massagens, banho turco e sauna. Para não perder a oportunidade de conhecer a região, há uma série de atividades que o Salvaterra Country Houses sugere e facilita (com direito a descontos para hóspedes) como é o caso de passeios de barco no Tejo, passeios a cavalo, visitas à Falcoaria Real de Salvaterra, observação de aves com o EVOA, kayak e paddle, passeios de bicicleta pelos trilhos do Ribatejo e viagens de balão de ar quente.
Aldeia da Margarida
Rua de Sobrado de Baixo, 170, Tarouquela- Cinfães do Douro. 911 169 517/ info@aldeiadamargarida.pt. A partir e 159 euros (mínimo de três noites).
São oito suites apenas ainda que o espaço total da nova Aldeia da Margarida some um total de seis mil metros quadrados entre alojamento e natureza. Fica em Cinfães do Douro e convida a desacelerar o ritmo, sobretudo para quem vem da azáfama das grandes cidades, tornando-se num refúgio rural com vista para paisagens desafogados do Rio Paiva, Rio Douro, para a Serra de Montemuro e, claro, para os Passadiços do Paiva. Os alojamentos têm nomes que homenageiam a natureza — Laranja, Limão, Cereja, Maracujá, Castanha, Lantana, Camélia e Orquídea — e têm uma decoração minimalista, que contrasta com a mancha verde que se vê das janelas para fora. As suites acomodam até quatro pessoas e estão distribuídas por vários edifícios, podendo depois os hóspedes fazer uso de todos os espaços exteriores, como é o caso da piscina panorâmica e o terraço. É provável que durante a estadia tropece nos habitantes locais, as ovelhas, galinhas ou pavões, e até na hora biológica do espaço. A Aldeia Margarida sugere várias escapadinhas ali à beira como é o caso das Aldeias de Montanha, o Cais de Porto Antigo e os míticos Passadiços.
Retiro Atlântico
Caminho do Extremo, Urzelina. 295 414 073 / 91 420 30 32/ retiro@retiroatlantico.com. A partir de 70 euros.
No seio da família há cinco gerações o terreno esteve abandonado durante muito tempo, até que em 2012 Hugo se mudou para lá e a pouco e pouco, com ajuda do pai, foi desbastando o espaço onde acabaram por criar a maior coleção de frutíferas tropicais e subtropicais raras e bio de Portugal. Natacha juntou-se a Hugo e, mais tarde, em 2018 começaram a construir aquele que seria o Retiro Atlântico, um alojamento de glamping rodeado do verde vivo da ilha de São Jorge, nos Açores. As tendas, às quais chamam yurts — tendas circulares usadas tradicionalmente pelos pastores nómadas da Mongóli — estão colocadas numa espécie de socalcos com vista para o mar, ainda que longe de lá chegar. Uma dica: a yurt Acácia tem vista para a ilha do Pico, uma maravilha. Além do alojamento especial, os hóspedes pode pedir serviços extra que incluem viagens à volta da ilha, guia de trilhos, aulas de yoga, workshops de cozinha vegetariana, sessões de health coaching e tour à quinta biológica.
H2Otel Congress & Medical Spa
Avenida das Termas, Unhais da Serra. 707 919 533/ centraldereservas@naturaimbhotels.com. A partir de 280 euros.
Unhais da Serra não é destino óbvio para uma escapadinha, mas passou a sê-lo desde que foi ali erguido o H2Otel, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. Tem 90 quartos, dos quais 17 são suites, todos com uma vista para o vale glaciar da Alforfa, do lado sudoeste do Parque Natural. Muitos hóspedes procuram o hotel com um propósito muito simples: as suas termas. Estas estão integradas no AquaTermas, por sua vez inseridas naquele que é o centro wellness Aquadome, e ganham destaque sobretudo para quem sofre de problemas ou doenças respiratórias ou simplesmente para quem quer aproveitar os tratamentos com água mineral natural (termal) num conceito de saúde, prevenção e bem-estar (spa termal). Existe também o AquaFisio com a vertente de fisioterapia e osteopatia, o AquaCorpus com massagens e terapias orientais, e o AquaLudic com um conjunto de piscinas dinâmicas tematizadas com circuito celta.
São Brás do Regedouro – Turismo na Aldeia
São Brás do Regedouro, Évora. 968 933 156/ geral@regedouro.com. A partir de 76 euros por noite.
Fica a 20 quilómetros de Évora este pequeno refúgio que quer levar os visitantes a viajar para dentro da cultura, arquitetura e gastronomia do Alentejo, até porque no Turismo na Aldeia recupera-se a originalidade do folclore alentejano, respeitando a estrutura social dos cerca de 75 habitantes de São Brás do Regedouro enquanto se reabilitam espaços e tradições — isto pelas mãos uma família lisboeta que se apaixonou pela pequena aldeia e decidiu reabilitá-la. O alojamento turístico tem um estúdio e três casas com um ou dois quartos espalhados pela aldeia, para dar aos hóspedes a experiência de viver por inteiro a região. Para explorar a fundo toda a zona, Turismo na Aldeia sugere algumas atividades a quem pernoita, e uma delas é mergulhar no In Acqua Veritas SPA, um espaço que recria o ambiente dos antigos banhos romanos com um ambiente intimista que permite mergulhos ou massagens premium. Outra das sugestões é dar um saltinho ao observatório Dark Sky, no Alqueva, e ficar para ver o céu estrelado, acompanhado por especialistas que lhe vão explicar tudo.
Selina Gerês
Lugar de Cubos 210, Vilar da Veiga. 253 111 133/ reception.geres@selina.com. A partir de 394 euros (mínimo três noites) em quarto individual, 380 euros (glamping).
A cadeia de alojamento fundada no Panamá em 2014 não tem parado de hastear bandeiras em Portugal, e já conta com seis localizações: Peniche, Porto, Lisboa, Vila Nova de Milfontes, Ericeira e Gerês. É nesta última que focamos as atenções e o descanso, que é feito numa harmonia perfeita entre a serra e o rio em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. O grupo remodelou uma propriedade que fica entre as barragens da Caniçada e de Vilarinho das Furnas, e criou várias tipologias de alojamento: quartos individuais, suítes, dormitórios, lofts e glamping. Para os mais aventureiros que gostam de estar no meio da natureza não há opção mais natural, diga-se, que escolher o glamping, com grandes tendas entre a floresta com as mesmas acomodações de um quarto standard e com o pequeno almoço entregue num cesto à porta. Existe ainda uma zona comum, um fire peak. O hotel permite que os hóspedes possam usufruir da piscina exterior, terraço, sessões de mindfulness e yoga, sala de cinema e espaços para refeições, com a nota de que os animais de estimação são permitidos. Para estes lados é inevitável não partir à descoberta dos trilhos e passeios da região https://turismo.cm-terrasdebouro.pt/ , mais concretamente Terras de Bouro. E claro que a experiência nos trilhos do Parque não pode deixar de passar pelos mergulhos nas ribeiras e nos poços entre as montanhas, o Poço Azul é uma dessas manchas de água cristalina que não dá para perder.
Ventozelo Hotel & Quinta
Quinta de Ventozelo, S João da Pesqueira, Ervedosa do Douro. 254 249 670/ hotel@quintadeventozelo.pt. A partir de 170 euros.
Em pleno Alto Douro Vinhateiro, a 600 metros de altitude, o Ventozelo Hotel & Quinta estende-se por 400 hectares, dos quais metade está ocupada por vinha. A oferta vai muito além dos 29 quartos, espalhados por sete casas de diferentes tipologias. Sob a consultadoria de Miguel Castro e Silva, a Cantina Ventozelo leva à mesa o melhor da região, com pratos de caça, carne maronesa e ingredientes de produção própria, como é o caso da beterraba, da acelga, dos figos, do tomate coração-de-boi e do azeite. As provas de vinho servem de complemento à paisagem, além do Centro Interpretativo de Ventozelo, claro, que lhe dá algum contexto. Mas há mais. Há sete percursos diferentes pelos valores naturais da quinta — do caminho dos javalis ao caminho dos sobreiros —, com extensões e graus de dificuldade variáveis, sendo que todos dispõem da ajuda de audioguias para orientar o percurso. Aos hóspedes é também dada a oportunidade, por exemplo, de se aventurarem por percursos e observação noturnos a tours de birdwatching e fotográficos de avifauna.
Pedras Salgadas Spa & Nature Park
Parque Pedras Salgadas, Bornes de Aguiar. 259 437 140/ spa@pedrassalgadaspark.com. A partir de 280 euros.
No Pedras Salgadas Spa & Nature Park, a 580 metros de altitude no concelho de Vila Pouca de Aguiar, as casas na árvore, de estilo moderno, têm duas janelas: uma para observar a vida no parque, outra para ver as estrelas. Quem as desenhou foi o arquiteto Luís Rebelo de Andrade, e lá dentro não falta nada: casa de banho, kitchenette, cama de casal e sofá. As casas na árvores são o ex-libris do espaço, mas existem também as eco houses, construídas em sistema modular e com todas as facilidades das outras casas. Tudo integrado na natureza, ou não fossem a sustentabilidade e a ecologia essenciais para todo o projeto. O Pedras Salgadas Spa & Nature Park tem disponível — como denuncia o nome — um spa com um menu de massagens corporais e de rosto, mas também tratamentos termais. Porque não experimentar uma esfoliação com água mineral natural.
Cooking and Nature | Emotional Hotel
Rua Asseguia das Lages 181, Alvados, Porto de Mós. 244 447 000/info@cookinghotel.com. A partir de 159 euros.
O Cooking and Nature Emotional Hotel é conhecido pelos conceitos que lhe dão nome — a cozinha e a natureza — encaixado em plena Serra D’Aire e Candeeiros, com direito a 12 quartos. Mais tarde, ganhou um irmão mais novo, mesmo a 200 metros do primeiro espaço. O The Nest oferece mais oito quartos duplos e dois apartamentos, em espaços marcados por uma decoração minimalista e pelo aconchego da madeira. Quanto aos conceitos, vamos por partes. No Emotional Hotel, o “cooking” faz-se em modo Lição de Cozinha ou em modo Petiscos, e põe os hóspedes a confecionar pratos com produtos regionais e da estação, desenvolvidos pelo Chef Nuno Barros. Já no The Nest by Cooking and Nature, os hóspedes são convidados a conhecer as criações do Chef Kurt Viviers em modo Show Cooking. No que à natureza diz respeito, a unidade hoteleira construiu percursos e trilhos recomendáveis para passeios pedestres — com um serviço de guia— e de bicicletas, ou melhor, e-bikes, que podem ser alugadas no hotel. Para os mais novos há passeios a cavalo ou workshops de olaria.
Rio do Prado
Rua das Poças, Arelho (Lagoa de Óbidos). 262 959 623/ riodoprado@me.com. A partir de 210 euros.
Inaugurado em 2012, o Rio do Prado é um hotel localizado em Óbidos, projetado pelo arquiteto Jorge Sousa Santos, que tem na relação com o ambiente e a natureza uma das suas bandeiras maiores. A decoração do interior dos quartos, conhecidos como “suite dreams”, revelam o foco do Rio do Prado na valorização do ambiente e na criação de um cenário interior que replique a natureza. O hotel tem dois restaurantes: o Maria Batata e o The Market Man, o mais recente e mais especial também por estar localizado dentro de uma estufa privada. O espaço é inspirado num antigo mercado e a sua decoração conta com mais de duas mil plantas, que também são usadas na confeção dos pratos. O recinto do hotel é enorme, o que permite também passeios de pé na relva. Para quem gosta de ir com tudo planeado, o Rio do Prado tem programas já prontos que incluem além de refeições nos restaurantes e dormida outras comodidades como banhos de relaxamento no spa ou massagem de pedras vulcânicas (programa Be Trendy), uma aula de canoagem ou paddle e um piquenique na Lagoa de Óbidos (programa Be Free); ou uma aula de equitação ou paddle e um piquenique (programa família).
Torre de Palma Wine Hotel
Herdade De Torre de Palma, Monforte. 245 038 890/reservas@torredepalma.com. A partir de 255 euros.
A Herdade de Torre de Palma é uma das mais antigas da região: dos Romanos a membros da Casa Real Portuguesa, passando por uma ocupação dos trabalhadores pós-25 de Abril, não falta quem tenha andado por ali a cultivar terrenos e a criar animais. O hotel, inaugurado em 2014, não matou essa tradição. Terrenos e animais continuam a fazer parte do dia a dia da Torre de Palma, rodeado por vinhas, olivais, hortas biológicas e um centro equestre onde se faz criação de cavalos lusitanos, raça que, alegadamente, terá nascido nesta região. O projeto do arquiteto João Mendes Ribeiro transformou o que havia de estruturas físicas – a casa do proprietário, as dos trabalhadores e armazéns – num complexo com 19 quartos e suítes, salas comuns, piscina interior e um novo restaurante, o Palma, com assinatura de Miguel Laffan que exibe os melhores produtos alentejanos num contexto de cozinha contemporânea. A adega, inaugurada em 2017, foi feita de raiz e as experiências vínicas são ponto forte neste hotel. Mas há mais. O Torre de Palma tem um reconhecido spa para massagens profundas relaxantes ou terapêuticas e até técnicas de reflexologia pode experimentar. Para viver a natureza no seu esplendor há observação de estrelas e passeios num balão de ar quente, sem esquecer os workshops de equitação para quem tiver vontade de chegar perto dos animais.
Quinta dos Machados
Quinta dos Machados, E.N. 8, Barras, Azueira. 261 961 279/ quintamachados@quintamachados.com.
Fica a pouco mais de 20 quilómetros de Lisboa e quer ser ponto de encontro entre os hóspedes e a natureza, até porque os seus 11 hectares e quatro séculos de história servem de base a essa premissa. Para além de um alojamento histórico, a Quinta dos Machados foca-se muito na vertente de relaxamento e para isso construiu o Alfazema Spa, pensado para ser erguido num espaço que desse a sensação de estar no meio da floresta — por lá os hóspedes podem dedicar-se à sauna, banho turco ou jacuzzi, de uma massagem das várias disponíveis no menu, a Bela Rosa Portuguesa é um dos tratamentos de referência. O hotel tem disponível um percurso sensorial composto por cinco estações, criadas com inspiração nos cinco sentidos e distribuídas ao longo de um percurso de 1,5 km — ao longo de cerca de uma hora, é suposto deixar-se guiar pelos sons e texturas segundo as indicações do caminho. E como é um bikehotel, a Quinta dos Machados tem à disposição percursos de BTT ou de estrada, uma mini-oficina, serviço de lavagem e secagem de roupa do ciclista, local para lavagem de bicicletas e parque de estacionamento para as “máquinas” de duas rodas.
Monchique Termal Resort
Caldas de Monchique, Monchique. 282 910 910/ resort.monchique@unlockhotels.com.
Faz parte do complexo de alojamentos do Villa Termal Caldas de Monchique Spa & Resort, mas é dedicado só aos tratamentos termais e é o único na zona do Algarve e sul do país. O boutique hotel dispõe de 46 quartos acolhedores e rodeados pelo verde da Serra e pelo sossego do ambiente termal, que é o grande foco da unidade hoteleira do barlavento algarvio. O Spa Termal tem uma particularidade em relação aos outros que é o facto de o elemento principal ser a super alcalina água de Monchique com ph de 9.5. É lá que pode experimentar desde duches de jacto e de vichy, às massagens e hidromassagens, bem como à aplicação de lamas. Além das termas, o hotel oferece uma série de atividades extra como as caminhadas guiadas pela Serra de Monchique e arredores, que podem até incluir uma visita à produção artesanal de spirulina com direito a prova.