Escreve um utilizador do Facebook que “em 10 anos o euro desvalorizou 30% em relação ao dólar”. Como primeira justificação para a alegada perda de valor é dado o “mercado” que “não costuma mentir: valoriza os ativos no médio e longo prazo de acordo com aquilo que eles realmente valem”.
Nesta longa publicação são ainda avançados argumentos mais concretos para a perda de valor da moeda europeia em relação à americana. Argumento número dois: A “crise das dívidas soberanas” que expôs os países do sul da Europa “fortemente endividados”. Argumento número três: A invasão russa da Ucrânia que levou a Europa a aperceber-se da sua “fragilidade militar”.
Nas últimas semanas foram várias as notícias a darem conta de perdas no valor do Euro que o fizeram ficar em níveis de quase paridade com o dólar. Por momentos, no dia 12 de julho, a moeda única europeia esteve mesmo a ser negociada a valores abaixo da moeda americana, algo que já não acontecia há mais de 20 anos.
Parece certo que o dólar tem ganho terreno ao euro nos últimos anos, mas a desvalorização terá chegado mesmo aos 30% como refere este utilizador de Facebook? Vamos fazer as contas.
A publicação que estamos a analisar foi colocada online a 6 de agosto, dia em que 1 euro conseguia comprar 1,0233 dólares, de acordo com os dados agregados pelo Banco Central Europeu. No mesmo dia de 2012, há exatamente 10 anos, era possível trocar o mesmo euro por 1,2379 dólares. Feitas as contas, estamos a falar de uma queda de 17,3%.
Alargando a pesquisa a todo o ano de 2012 é possível perceber que o Euro atingiu a sua valorização máxima a 28 de fevereiro: 1,3454 dólares. Fazendo as contas com este valor, conseguimos perceber que a desvalorização foi de quase 25%, um valor que, mesmo assim, não corresponde aos 30% avançados por este utilizador.
Conclusão
Não é verdade que o euro tenha perdido 30% do seu valor face ao dólar nos últimos 10 anos. Tendo como referência as datas apontadas por este utilizador de Facebook, a desvalorização da moeda única ficou-se por pouco mais de 17%.
Mas é possível encontrar uma desvalorização até superior a estes 30%. Comparando a data desta publicação com o dia 15 de julho de 2008, há cerca de 14 anos, conseguimos chegar a uma desvalorização de 36%. No ano da falência do banco americano Lehman Brothers a moeda única chegou a valer 1,599 dólares.
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.