Uma publicação do passado dia 11 de fevereiro revela que a ex-candidata presidencial e comentadora da SIC Notícias, Ana Gomes, terá dito que, “se André Ventura estivesse preso, nada disto aconteceria”. Mais nenhuma informação é partilhada além de uma imagem com esta citação. Trata-se, no entanto, de uma atribuição falsa da citação em causa.

Publicação viral alega que Ana Gomes quer ver André Ventura preso. É falso.

“Nunca disse ou escrevi tal parvoíce, para desinformar tudo serve.” É assim que a também ex-embaixadora responde ao Observador, depois de ser confrontada com esta suposta citação. A verdade é que, além deste desmentido, é importante dizer que Ana Gomes nem sequer comenta habitualmente na CNN. E porquê a referência ao canal que surgiu em 2022 em Portugal? Porque o logótipo que surge no canto superior esquerdo da imagem da publicação original é, precisamente, o da CNN. Mais: o logótipo nem sequer pertence ao da versão portuguesa do canal norte-americano, que tem o nome do próprio país na sua imagem.

Ana Gomes pede à PGR para reavaliar legalidade do Chega

E, sim, Ana Gomes tem sido uma das vozes mais críticas do líder do partido Chega. Além de se insurgir, quer nas suas redes sociais quer no seu espaço de comentário da SIC Notícias, contra André Ventura — de quem foi adversária nas últimas eleições presidenciais, a antiga embaixadora já chegou mesmo a fazer uma participação à Procuradoria Geral da República para que o Chega fosse extinguido. Por outro lado, não é possível encontrar nenhuma publicação ou tweet de Ana Gomes que revele a intenção ou a sugestão de mandar prender o atual líder do Chega.

Conclusão

Não é verdade que a ex-candidata presidencial Ana Gomes tenha dito o seguinte: “Se André Ventura estivesse preso nada disto estaria a acontecer.” A candidata presidencial nas últimas eleições, que defrontou Ventura na corrida, negou que alguma vez tenha dito esta frase. Por outro lado, não é possível identificar esta citação nas redes sociais oficiais de Ana Gomes. Nem sequer é possível encontrar estas declarações no seu espaço de comentário na SIC Notícias. A ex-candidata à presidência da República não é, ao contrário do que é sugerido pelo autor, comentadora residente da CNN Portugal.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge