270kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Ana Gomes

Noticiário

10h. Ativistas. Ana Gomes quer inquérito criminal

Antiga embaixadora diz que problema não é da autarquia, mas sim do Estado, e PR e PM estiveram mal. Neste jornal, ainda a falha informática nos eventos-piloto. C. Vermelha nega responsabilidades.
Explicador

"Medinagate". Ana Gomes quer "inquérito criminal"

Ana Gomes critica primeiro-ministro e Presidente da República pelas reação ao caso da partilha de dados de ativistas russos. Advogada Elsa Veloso também defende que Ministério Público deve agir.
Comentário Político

Ana Gomes pede respostas a António Costa

261
A embaixadora e antiga eurodeputada espera que o primeiro-ministro dê explicações, uma vez que era presidente da Câmara de Lisboa quando o protocolo para manifestações começou a ser seguido, em 2011.
BES

BESA/Eurofin. Salgado suscita recusa da juíza

957
Os advogados alegam o facto de Ana Gomes ser tia da juíza Mariana Machado e de ambas terem feito referências na comunicação social sobre o risco da prescrição de processos que envolvem Salgado.
Comentário

“PJ explicou a colaboração de Rui Pinto”

Em mais uma sessão do julgamento, o diretor da PJ deu conta de como Rui Pinto "foi mudando de postura" após "perceber que podia ficar em prisão preventiva". A explicação da jornalista Carolina Branco.
Football Leaks

Football Leaks. Ana Gomes é ouvida em tribunal 

Além de Ana Gomes, que se junta a uma lista de figuras públicas que têm testemunhado a favor de Rui Pinto, deverá também ser ouvido na mesma sessão Luís Neves, diretor nacional da Polícia Judiciária.
Fact Check

Governo tinha de conhecer situação de Odemira?

Ex-candidata presidencial defende que o caso “não é novo” e que “havia várias denúncias” sobre as condições de trabalho e de habitação dos trabalhadores agrícolas do concelho alentejano.
Fact Check

Alegre e Camilo Mortágua querem ilegalizar Chega?

"Reuniram-se em Évora de emergência para contar espingardas" alega uma publicação partilhada nas redes sociais. Ao Observador o antigo deputado explica mesmo que é contra a ilegalização do partido.
Operação Marquês

Sócrates. Palla solidária, Ana Gomes ataca Costa /premium

855
Jornalista, mãe de Costa, critica tratamento de que o ex-primeiro ministro tem tido desde 2014 e questiona: "Porquê tanto ódio?". Ana Gomes lamenta silêncio de líder do PS e teme "culto de Sócrates".
Resposta Pronta

Operação Marquês. "Criminalidade vai continuar"

987
Ana Gomes considera que as decisões do juíz Ivo Rosa em relação a José Sócrates contribuem para "a descrença na Justiça". A socialista pede uma reforma estrutural para barrar a criminalidade.
Fact Check

Ana Gomes quer Ventura preso?

Publicação viral atribui à ex-candidata presidencial tweet em que defende que o líder do Chega devia ser preso. É falso. Embaixadora nunca o escreveu no Twitter.
Fact Check

Interpol admite investigar Ana Gomes?

Alegação não faz sentido: tratando-se de rendimentos no país, têm de ser as autoridades portuguesas a investigar. Ministério Público nega ao Observador que tenha sido aberto um inquérito à embaixadora
Ana Gomes

Ana Gomes recebeu resposta da Europol sobre Chega

9284
Ex-candidata a Presidente da República fez participação do Chega ao MP e à Europol e polícia europeia já respondeu a Ana Gomes, demonstrando disponibilidade para apoiar autoridades portuguesas.
Partido Chega

Ventura quer que PGR repudie pedido de Ana Gomes

2062
Após Ana Gomes ter apresentado à PGR uma reapreciação da legalidade do Chega, Ventura deseja que Lucília Gago o repudie. "Só mostra que Ana Gomes saiu do MRPP mas o MRPP nunca saiu de Ana Gomes", diz.
Noticiário

7h. Chega. Ana Gomes pede ilegalização no MP

6452
Antiga Eurodeputada quer a abertura de um processo pelo Ministério Público. Ação surge depois de ter prometido contactos com a Procuradoria Geral da República no caso de ser eleita.
Ana Gomes

Ana Gomes pede uma reavaliação do Chega

2940
Mesmo não tendo vencido as presidenciais, Ana Gomes avançou com um pedido à Procuradoria-Geral da República para que haja uma reavaliação da legalidade do partido Chega.
Fact Check

Ana Gomes acusou ciganos de subsídio-dependência?

Frase por baixo da imagem de Ana Gomes suscitou dúvidas sobre o que pensa, afinal, sobre a comunidade cigana a socialista que se candidatou à Presidência. A frase pertence-lhe, mas é sobre Ventura.
Ana Gomes

Ana Gomes agradece ao "bom PS" em carta final

1109
O "bom PS" de Duarte Cordeiro e Pedro Nuno Santos, os amigos, o PAN, o Livre, as aulas de dicção e o pedido de desculpas pela "propensão marginal para a asneira". Ana Gomes envia carta aos apoiantes.
Fact Check

Ana Gomes foi militante inscrita do MRPP?

102
Publicação viral alega que segunda classificada nas presidenciais teve cartão de militante do partido de Arnaldo de Matos. É falso.
Fact Check

Ana Gomes apoiou ataque contra Ventura?

Publicação viral alega que candidata socialista apoiou manifestantes que tentaram atingir líder do Chega em Setúbal. É falso. Ex-eurodeputada repudiou evento no Twitter.
Presidenciais 2021

Marcelo mais forte, esquerda frágil, direita ferve /premium

315
Eleições deram mais votos a Marcelo desta vez e colocaram-no no pódio dos Presidentes. Quer ser "mais" junto do Governo e dá chega para lá a Ventura que cresceu 7 vezes. Esquerda encolheu.
Presidenciais 2021

A culpa de Costa e um... "até à próxima" /premium

309
Ana Gomes assume falhanço mas não a culpa. António Costa foi o "principal responsável" pela deserção do PS. BE e PCP não ajudaram. Daqui a 5 anos há mais? "Até uma próxima".
Presidenciais 2021

Sondagem. Marcelo é o preferido em quase tudo /premium

Marcelo é visto como o candidato que mais defende interesse nacional, mais pode melhorar vida dos portugueses ou defender SNS. Mas no combate à corrupção perde para Ventura e no ambiente para Marisa.
Presidenciais 2021

"Graças a ti, não ficámos sozinhos" /premium

108
Ana Gomes acredita na segunda volta e apela ao voto anti-Ventura (mesmo à direita). Pedro Nuno faz o resto: critica ausência do PS de Costa e atira a Marcelo, que é "artificial, tático e da elite".
Reportagem Observador

Pedro Nuno Santos não deixa Ana Gomes "sozinha"

104
O Ministro das Infraestruturas e dirigente do PS, Pedro Nuno Santos, encerrou a campanha de Ana Gomes com um agradecimento pelo facto dos socialistas terem um candidato em quem votar.
Presidenciais 2021

Marcelo reeleito à primeira volta com 62,3%  /premium

739
Ana Gomes segura segundo lugar, com vantagem de três pontos sobre Ventura. Marisa e João Ferreira em empate técnico com Mayan Gonçalves. Mas candidato da IL leva vantagem sobre adversários à esquerda.
Direto à Campanha

Marcelo minimalista. Ventura em suspense.

Marcelo regressa à origens, a Celorico de Basto, no último dia de campanha. Ventura termina campanha algures no distrito de Lisboa, com uma única certeza: Setúbal fará parte do discurso do candidato.
Reportagem Observador

Ana Gomes paga adiantado apoio de Pedro Nuno

485
Numa manhã de visitas a instituições no Porto, Ana Gomes disse estar ao lado de Pedro Nuno Santos no que toca ao futuro da liderança do PS e culpou Marcelo pela abstenção que é esperada nas eleições. 
Emissão Especial

"As minhas contas são ir à segunda volta"

133
Na última chamada de um dos dias de campanha, Ana Gomes diz ao Observador que não conta com a "união das esquerdas" para conseguir chegar a Belém.
Presidenciais 2021

Assis suplica: Ana Gomes tem de ficar em 2º lugar

392
Francisco Assis quer "sobressalto cívico" para Ana Gomes ficar à frente de Ventura. Pedro Nuno aparece amanhã, mas Ana Gomes já retribuiu apoio: vai "encorajar" ministro a avançar na liderança do PS.
Reportagem Observador

Soares e Passos Coelho. Ana Gomes apela ao PS

276
Nos últimos dias de campanha para as presidenciais, Ana Gomes procura votos dos socialistas, ao dizer que Marcelo é o candidato da direita que está a abrir caminho ao regresso de Passos Coelho. 
Presidenciais 2021

Pedro Nuno ao lado de Ana Gomes no último dia

307
Comício virtual de amanhã terá Assis. Pedro Nuno aparecerá no último dia. Duarte Cordeiro desfez-se em elogios à candidata "do PS". Mas Ana Gomes lamenta que JS não tenha sido mais "ousada" a apoiá-la
Direto à Campanha

Marcelo e a agenda enviada por sms

O candidato Marcelo vai fazendo a comunicação da própria campanha através de sms enviadas aos jornalistas. Com mais planeamento, Ana Gomes faz campanha sozinha, apontando baterias ao atual PR.
Reportagem Observador

Ana Gomes "foge" da lama e "aproveita" o alecrim

Em visita à estação de tratamento de águas de Lisboa, Ana Gomes diz que não está para guerras de "alecrim e manjerona" e que a sua campanha passa ao lado da "lama" politica. 
Presidenciais 2021

O PS que aparece. Apoios tímidos para Ana Gomes /premium

Campanha apartidária prometia ter ala esquerda do PS. Mas só segundas linhas e a medo. Autarcas com pudor em declarar-se e, do Governo, não há estrelas. Pedro Nuno e Duarte Cordeiro reforçam a semana?
Presidenciais 2021

Ana Gomes munida de alecrim contra quem "ameaça" /premium

186
"Situação muito complicada". Ana Gomes continua em campanha, numa escola e ETAR, mas aceita suspender se Governo o entender. Admite fim das aulas presenciais e diz que a lama dos outros não a salpica.
Reportagem Observador

"Não pedi apoio. Também não dei". PS e Ana Gomes

Ana Gomes tem pisado sobretudo terrenos socialistas mas os apoios públicos que tem recebido de dirigentes do PS têm sido tímidos.
Presidenciais 2021

A recomendação que a JS não fez: Ana, Ana ou Ana

279
A JS deveria estar empenhada em garantir que a segunda volta não se dá entre o candidato da direita e o candidato da extrema-direita, sendo que, à esquerda, só Ana Gomes está em condições de conseguir
Presidenciais 2021

Ana Gomes demarca-se de "amiga" Marisa /premium

118
Em dia de debate, muitas entrevistas e conversas online, Ana Gomes fez o que nunca tinha feito: demarcou-se da "amiga" Marisa Matias. Campanha de Marisa é apenas para cumprir calendário do BE, acusa.
Presidenciais 2021

Conquistar eleitorado de um em terreno do outro /premium

213
Notas de campanha. O plano é fazer o pleno: ter os pés nos temas de Ventura e atacar as falhas de Marcelo. Sem esquecer bandeiras da esquerda: mulheres, desigualdades, ambiente.
Reportagem Observador

Ana Gomes. "Doutora, os ciganos votam todos em si"

697
A candidata visitou o Bairro dos Navegadores, em Oeiras, onde ouviu muitos incentivos da comunidade cigana. Apesar das criticas a Ventura, Ana Gomes continuou a apontar a Marcelo. 
Presidenciais 2021

"Família" cigana quer dar 2º lugar a Ana Gomes /premium

757
Em dia de ida às urnas, Ana Gomes foi aos bombeiros, à PSP e terminou em bairro social. Comunidade cigana apareceu em peso a apoiar. "O voto cigano é todo para si" -- para "ficar em 2º lugar".
Presidenciais 2021

"Preocupada" com hospitais, Ana Gomes poupa Costa /premium

344
Notas de campanha. Primeira semana aproxima-se do fim e Ana Gomes não desvia o foco: atacar Marcelo. Pressão nos hospitais preocupa muito, mas Governo não merece uma crítica. Só Marcelo.
Presidenciais 2021

Ana Gomes e o ataque de Sócrates. "É elucidativo" /premium

248
"Não vou falar de quem organizou desvio de recursos do Estado". Mas, já falando, é "elucidativo" que José Sócrates "me tenha atacado" e não a Marcelo. Campanha de Ana Gomes segue de batom nos lábios.
Reportagem Observador

Ana Gomes, de lábios pintados, critica Marcelo 

187
Ana Gomes começou na Figueira da Foz mas foi em Coimbra que voltou a lançar criticas a Marcelo, tudo porque Sócrates saiu em defesa do atual presidente e criticou a candidata socialista. 
Presidenciais 2021

Três critérios para apoiar Marcelo

Mais do que debater casos de atualidade, devem debater-se as grandes questões nacionais. O Presidente não representa vontades nem opiniões do eleitorado: representa o país na sua totalidade.
Isto Não Passa na Rádio

O que ouvem os candidatos presidenciais?

Tony de Matos, Nirvana, Carlos do Carmo ou Luís Cília. Neste episódio o INPNR faz serviço público e esclarece eleitores ao analisar as playlists dos candidatos.
Presidenciais 2021

Marcelo, o honesto. Ventura, a desilusão /premium

634
Sondagem Observador/TVI/Pitagórica quis perceber como os eleitores avaliam os candidatos, depois dos debates nas televisões. Confrontos são importantes mas têm pouca influência na escolha do voto.
Presidenciais 2021

José Sócrates ataca André Ventura e Ana Gomes

1026
Antigo primeiro-ministro considera que chegou a Portugal uma "vaga de degradação política", alertando para a "brutalidade" da extrema-direita e criticando a "maledicência para agradar" de Ana Gomes
Reportagem Observador

Ana Gomes em "trabalho de politica" sai à rua

133
Ana Gomes reuniu com a presidente da Câmara de Matosinhos, Luisa Salgueiro -- do PS --, e visitou o mercado municipal, onde a intenção de manter o distanciamento gerou alguns problemas. 
Presidenciais 2021

No 1º dia do confinamento, Ana Gomes saiu à rua /premium

5682
Ana Gomes troca instituições por rua e mercado no primeiro dia de confinamento e ouve críticas. "Obrigação" de candidata ou culpa dos media? Luísa Salgueiro, anfitriã em Matosinhos, escolhe a segunda.
Presidenciais 2021

Alegre na "resistência" contra Quem-Nós-Sabemos /premium

274
Notas de campanha. Ana Gomes foi ao interior piscar o olho às esquerdas. Elogiou o Governo (às vezes também é preciso) e, à noite, viu chegar reforços contra Ventura (sem pronunciar o nome).
Presidenciais 2021

Sondagem. André Ventura passa para segundo lugar /premium

7187
A corrida pelo segundo lugar continua intensa. Ana Gomes e André Ventura estavam empatados mas, agora, o líder do Chega consegue ultrapassar e fica com uma vantagem de duas décimas.
Reportagem Observador

Ana Gomes "à procura de 4G" em Cinfães

A candidata presidencial esteve em Cinfães, distrito de Viseu, durante a manhã, onde ouviu queixas sobre a falta de cobertura de internet no interior e outras dificuldades dos pequenos territórios.
Presidenciais 2021

Ana Gomes vira jogo de Ventura contra Marcelo /premium

228
Ana Gomes responde a insultos de Ventura para criticar Marcelo, que faz "o jogo da ultra-direita". Já o Governo merece elogios. Manuel Alegre "aparece" a criticar vazio do PS e a elogiar resistência.
Reportagem Observador

Ana Gomes "em lides difíceis" na visita a Santarém

A candidata presidencial Ana Gomes não fugiu aos temas polémicos na visita ao distrito de Santarém, numa manhã em que aproveitou para reclamar para a esquerda a bandeira da segurança. 
Presidenciais 2021

Os percalços de Ana Gomes em dia de atacar Marcelo /premium

Notas de campanha. Aproveitou ausência de Marcelo para se mostrar, mas trocou centro de saúde com fila por centro de saúde em obras. Ana Gomes terminou dia com ação cancelada por ser à porta fechada.
Reportagem Observador

"PR está a menorizar a eleição", critica Ana Gomes

110
A campanha oficial de Ana Gomes arrancou no concelho onde foi vereadora: Sintra, com muitas criticas ao atual Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, por "menorizar a eleição".
Presidenciais 2021

A utilidade do voto nestas presidenciais /premium

A relevância desta eleição não está na escolha do novo Presidente que se sabe já quem será. Está nas implicações que poderá ter na reconfiguração do espaço político futuro. 
Presidenciais 2021

O resumo da "srª embaixadora" a "comentadora"

583
Marcelo entrou pelos temas de Ana Gomes e vitimizou-se em quase todos. Até no difícil caso de Ricardo Salgado. Ofendeu-se e deixou a adversária sem resposta. Socialista acusou-o de "instabilizar".
Presidenciais 2021

O "senhor" gatarrão e Sócrates na luta do 2º lugar

766
Ana Gomes e André Ventura não resistiram a atirar José Sócrates um contra o outro. O passado foi utilizado com trunfo: socialista lembrou Autoridade Tributária, o líder do Chega o MRPP.
Fact Check

Ana Gomes "trocou datas" e comprometeu Portas?

100
Tiago Mayan Gonçalves acusou a socialista de nem sempre lançar acusações fundamentadas. E deu o exemplo do momento em que Ana Gomes relacionou Paulo Portas com negócios de material militar.
Presidenciais 2021

Costa, Orbán e Sócrates no debate Ana Gomes-Mayan

Debate ideológico centrou-se na banca e na saúde. Entre o neo-liberalismo e o neo-socialismo, Tiago Mayan e Ana Gomes só concordaram na crítica a Costa. E o ataque mais feroz foi mesmo da socialista.
Presidenciais 2021

Ventura apanha Ana Gomes e reacende disputa /premium

8314
Socialista dava sinais de ter garantido o segundo lugar. Mas, nesta sondagem, Ana Gomes perde pontos e André Ventura cresce, em grande medida, à conta de eleitores de pequenos partidos.
Presidenciais 2021

Ana Gomes defende mais apoios para sem-abrigo

Ana Gomes defendeu mais apoios às associações e as autarquias para ajudar na situação dos sem-abrigo. E reconheceu o contributo de Marcelo Rebelo de Sousa para a causa.
Política

O rescaldo antecipado das presidenciais

Não nos deixemos iludir por umas eleições cujo vencedor é óbvio. Dia 24 de Janeiro há mais em jogo, com diversas repercussões políticas. Seis ilações políticas a destacar neste rescaldo antecipado.
Presidenciais 2021

Só a Europa animou João Ferreira e Ana Gomes

O debate começou a cinco minutos do fim. Só na reta final os candidatos se confrontaram abertamente e deixaram claro aquilo que os separa: um é crítico da Europa outra "profundamente europeísta".
Eleições

Desilusões presidenciais /premium

A segunda incógnita mais relevante da eleição presidencial será a votação no candidato André Ventura. Se ficar em segundo lugar, como é possível, isso dirá muito do futuro dos outros partidos.
Política

Os 12 desafios da esquerda para 2021 /premium

O Bloco terá de decidir se o divórcio é para manter, o PCP tentará contrariar história eleitoral e Costa ultrapassar ano horribilis com a suavidade possível, evitar o pântano e gerir os turcos do PS.
Presidenciais 2021

Disputa entre Ana Gomes e Ventura aquece campanha /premium

728
Vitória não dá sinais de escapar e o resultado de Marcelo em 2015 seria batido com grande margem. É na definição do segundo mais votado que a corrida anima: André Ventura está colado a Ana Gomes.
Presidenciais 2021

Ana Gomes critica Marcelo e cúpula do PS

100
Ana Gomes assumiu-se a candidata do "socialismo democrático", dizendo que sem ela não havia uma "convergência de todos os que defendem a democracia". E critica "encosto" de Marcelo ao Governo.
Presidenciais 2021

Presidenciais: Ana Gomes prevê gastar 50 mil euros

Para a ex-eurodeputada, o orçamento da sua campanha presidencial é "baixo, mas realista". A dirigente socialista prometeu ainda que todas as contribuições serão rigorosamente controladas.
Presidenciais 2021

Ana Gomes gostava de ter o apoio de António Costa

128
Em entrevista à RTP3, a candidata presidencial admitiu que gostaria de contar com o apoio do líder socialista na corrida a Belém. Ana Gomes falou ainda de Rui Pinto, da Justiça, do Chega e do SEF.
Presidenciais 2021

Marcelo é a escolha em qualquer catástrofe /premium

620
Portugueses não têm dúvidas em escolher Marcelo para lidar com qualquer catástrofe. Fosse ela um atentado, uma intervenção externa, uma guerra mundial, um terramoto — ou uma pandemia.
Presidenciais 2021

Com 68,9%, Marcelo está perto do recorde de Soares /premium

319
Marcelo deixa concorrência a larga distância e termina o primeiro mandato com uma avaliação muito positiva pelos eleitores. Ana Gomes e André Ventura separados por apenas dois pontos percentuais.
Ana Gomes

Ana Gomes admite reorganização de forças policiais

109
Ana Gomes admitiu que é "necessário uma reorganização" das forças policiais, "mas não deve ser feita a quente" e criticou ainda Magina da Silva por ter divulgado a conversa com Marcelo.
Presidenciais 2021

Ana Gomes não quer banalizar estado de emergência

Ana Gomes afirmou que Marcelo devia ter tido a iniciativa de pedir ao Parlamento para elaborar uma lei de emergência sanitária "que desse respaldo legal às medidas que o Governo tem que impor".
Partido Chega

Com estes amigos, a liberdade dispensa inimigos /premium

685
Em 1980, Sá Carneiro percebeu que perante uma esquerda como a de Ana Gomes e de Marisa Matias, a direita, para governar, precisava de um governo, uma maioria e um presidente. Continua a precisar.
Presidenciais 2021

Ana Gomes acusa Marcelo de normalizar o Chega

1221
Ana Gomes acusou o Presidente de desestabilizar o sistema político e ainda que Marcelo normaliza "um partido fascista e racista", o Chega. Diz também que fará de tudo para evitar Bolsonaro.
Presidenciais 2021

Chega não devia ter sido legalizado, diz Ana Gomes

3439
A candidata presidencial Ana Gomes considerou que o partido Chega não deveria ter sido legalizado, por ser uma força política que "claramente põe em causa a Constituição".
Ana Gomes

Um candidato MRPP... com 66 anos!

476
“Se for eleita PR não apertarei a mão a André Ventura”. Mas André Ventura não é um deputado da AR eleito democraticamente? É um delinquente, tem cadastro? Não foi escolhido pelo povo?
Ana Gomes

Ana Gomes quer uma "regionalização a sério"

317
Ana Gomes defende uma "política de regionalização a sério" e considera que as eleições para as CCDR foram "falsas". E compromete-se a colocar as questões de género em discussão.
Eleições Presidenciais

Ana Gomes critica silêncio do Presidente sobre SEF

Ana Gomes considerou que a permanência de Eduardo Cabrita no Governo tem de ser avaliada pelo primeiro-ministro e que o Presidente da República devia ter uma ação pedagógica.
TAP

Ana Gomes "confiante" em solução para TAP

291
Ana Gomes está "confiante" no plano de reestruturação da TAP e considera que Pedro Nuno Santos "ponderou todos os elementos e procurará a solução que preserve a TAP".
Ana Gomes

Ana Gomes acusa Marcelo de "menorizar" eleições

378
Ana Gomes acusou Marcelo Rebelo de Sousa de "menorizar" as eleições presidenciais. E responsabiliza o atual Presidente da República de ser "o principal artífice" do acordo do Chega nos Açores.
Eleições Presidenciais

Isabel Soares é mandatária nacional de Ana Gomes

1039
Ana Gomes anuncia esta quinta-feira que Isabel Soares, filha de Mário Soares, é a sua mandatária nacional. Já Francisco Ramos, ex-secretário de Estado da Saúde, declarou apoio público a Marisa Matias.
Sob Escuta

O essencial da entrevista a Ana Gomes

243
Em entrevista ao Observador, a candidata à Presidência da República teceu duras criticas a Marcelo e ao sistema de justiça português. Sobre a vacina da gripe, considera que "não foi uma ilegalidade".
Presidenciais 2021

"É perigoso Marcelo continuar PR no pós-Costa" /premium

595
Ana Gomes sugere que Marcelo quis condicionar pós-Costa e pós-Rio com acordo nos Açores. Rejeitaria apertar a mão a Ventura numa audiência em Belém e agradece que alguns socialistas não a apoiem.
Sob Escuta

"Se fosse eleita não apertaria a mão a Ventura"

1120
Em entrevista à Rádio Observador, Ana Gomes defende que o Chega devia ser ilegalizado, defende-se da polémica com a vacina da gripe e acusa Marcelo de ser "o maior desestabilizador do Estado".
Eleições Presidenciais

"Marcelo é o maior desestabilizador do Estado"

1495
Candidata à Presidência foi entrevistada na Rádio Observador. Nega ter cometido ilegalidade ao tomar vacina da gripe trazida por amiga de França. E até agradece não ter alguns socialistas a apoiá-la.
Eleições Presidenciais

Ana Gomes acusa Marcelo de se furtar ao debate

179
Na Madeira, onde está em campanha eleitoral, Ana Gomes disse que "pode fazer várias diferenças" com a sua candidatura a Belém, referindo ser uma mulher "que não tem medo de pôr os dedos nas feridas".
Europa

Pedida indemnização de 400 milhões à Mastercard

Ação interposta visa indemnizar os consumidores portugueses por práticas lesivas da Mastercard. Em causa estão práticas anticoncorrenciais por parte da empresa, já penalizados pela Comissão Europeia.
Saúde

Ana Gomes viola regras com vacina da gripe

17718
Candidata à Presidência tomou vacina trazida por amiga de França, "farta" de esperar. Infarmed confirma que este tipo de importação é proibido. Ana Gomes diz que não sabia e que a tomou numa farmácia.
Santa Casa de Lisboa

Santa Casa paga 3.700 euros/mês a Paulo Pedroso

8039
O antigo ministro, atual diretor de campanha de Ana Gomes à Presidência da República, foi contratado por 3.700 euros brutos por mês. O contrato foi formalizado em setembro, mas tem efeitos retroativos
Violência Doméstica

Ana Gomes quer mais financiamento contra violência

Ana Gomes defende que o Estado deve assumir a violência "sistémica" contra mulheres e crianças, através do apoio financeiro do Orçamento do Estado a associações que a combatem.
Ana Gomes

Ana Gomes considera "ridícula" coima de Ventura 

661
Ana Gomes considera que a coima aplicada a André Ventura foi "ridícula", tendo também criticado "todo o tipo de instituições" que permitiram a legalização do Chega.
Coronavírus

Covid-19. Ana Gomes realça dificuldades em atuar

Ana Gomes destacou as dificuldades de calibrar as medidas de combate à Covid-19. Por um lado, afirma que se tem de responder "às necessidade de saúde" e, por outro, não se pode "matar a economia".
Ana Gomes

PSD/Chega. Ana Gomes estranha silêncio de Marcelo

998
Ana Gomes estranha o silêncio do Presidente da República sobre o acordo parlamentar entre o Chega e o PSD nos Açores, caracterizando-o como "grave para os Açores e grave para a República".
Eleições Presidenciais

Como Ana Gomes decidiu avançar para Belém /premium

225
Em mais de 20 horas de conversa publicadas em livro, Ana Gomes conta como decidiu avançar contra Marcelo, fala de Sócrates, Barroso e Sampaio, mas também dos meandros diplomáticos que cruzou.
Presidenciais 2016

Ana Gomes "honrada" com apoio de Manuel Alegre

212
Manuel Alegre manifestou o seu apoio à candidatura presidencial de Ana Gomes, salientando a sua "brilhante" carreira enquanto diplomata e o facto de ser "uma mulher da esquerda democrática".
Ana Gomes

Ana Gomes considera insuficientes as novas medidas

Socialista questionou se as medidas anunciadas no sábado são suficientes para "salvar o Natal" e pede mais explicações ao governo. Ana Gomes sugere criação de lei de emergência sanitária.
Política

O meu bem-haja  /premium

397
Ao nosso parlamento que pensa por nós. À dra. Ana Gomes que diz e não pensa. Ao movimento “Não TAP os Olhos” agora reconvertido em "Olhos completamente TAPados". À falsa sensação de segurança...
Pandemia

Ana Gomes não quer pagar requisição a privados? /premium

1344
Socialista recusa "desviar recursos da saúde pública" para os operadores privados, no âmbito de uma requisição civil. Ao Observador, esclarece que indemnização teria de ser pela "tabela" pública.
Eleições Presidenciais

E a direita, em quem vota?

211
O próximo desafio é em janeiro e a direita parte já em desvantagem para as próximas presidenciais. Sejamos sinceros, por muito que custe a alguns: que candidato representa os eleitores de direita?
Eleições Presidenciais

Ana Gomes diz que Cavaco fez bem ao exigir acordo

Candidata presidencial diz que Marcelo devia ter feito o mesmo que Cavaco ao pedir um acordo escrito da geringonça. Costa e Marcelo confundem separação de poderes. E mais críticas a Marcelo.
Eleições Presidenciais

A irresponsável candidata que aspira a Belém

8168
Com a partilha da minha dolorosa experiência com o comportamento de Ana Gomes, espero contribuir para desmascarar essa senhora, que fez uma carreira à custa de benesses e apoios políticos de poderosos
Sob Escuta

"Matematicamente OE pode ser aprovado sem BE"

OE pode ser aprovado sem o BE, admite secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Duarte Cordeiro clarifica o que poderá ser o gatilho para decretar Estado de Emergência e fala ainda de Ana Gomes
Coronavírus

Ana Gomes quer requisição dos privados da saúde

Ana Gomes considera que, caso se chegue a uma situação de emergência com a Covid-19, o Governo deve avançar com uma requisição civil do privado e das PPP e concorda com "abanão" que Costa deu.
Coronavírus

StayAwayCovid é "inconstitucional", diz Ana Gomes

Ana Gomes considerou que a obrigatoriedade da aplicação StayAwayCovid viola a Constituição e pediu que o parlamento que chumbe a proposta. A candidata presidencial diz que "consagra discriminação".
Coronavírus

Ana Gomes cancela campanha por duas semanas

113
A candidatura de Ana Gomes explica que o cancelamento se deve ao agravamento da situação Covid no país e ao anúncio das novas medidas, cujo cumprimento é uma "responsabilidade cívica".
Eleições Presidenciais

Ana Gomes "preferia" não ter apoio de alguns do PS

362
Candidata presidencial garante que “vários membros do Governo já disseram" que a apoiariam. Por outro lado, "há outros que preferia que não aparecessem", diz em entrevista ao Público/RR.
Eleições Presidenciais

Ana Gomes: estabilidade não é "país conformado"

A candidata presidencial Ana Gomes avisa que, num regime republicano, "não há coroações nem vitórias antecipadas", e defendeu que a estabilidade não é um valor absoluto.
Eleições Presidenciais

Ana Gomes defende fiscalização apertada de fundos

485
A candidata a Presidente da República defendeu uma fiscalização apertada dos fundos europeus para evitar a "roubalheira", e deixou um aviso ao Governo.
Eleições

Ana Gomes diz que não há "vitórias antecipadas"

412
Apesar da larga vantagem de Marcelo nas sondagens, a candidata à Presidência da República lembrou: "Numa República não há coroações nem vitórias antecipadas, é o povo quem decide".
Eleições Presidenciais

Ana Gomes. Campanha "frugal" e para segunda volta /premium

191
Vai ter volta ao país, mas em versão mista: física e online. Campanha de Ana Gomes vai ser "frugal", de baixo orçamento e em jeito "town hall". A 5 de outubro arranca primeiro evento.
Augusto Santos Silva

Crise política? Uma "dramatização não faz sentido"

Ministro dos Negócios Estrangeiros afasta o cenário de crise política. E adianta que Portugal está "em contactos" para um reforço da presença norte-americana na base das Lajes.
Sob Escuta

O essencial da entrevista a Paulo Pedroso

1748
De regresso ao jogo político para coordenar a campanha presidencial de Ana Gomes, Paulo Pedroso diz que o que está em causa é o “combate aos extremismos”. Essencial da entrevista no Sob Escuta.
Eleições Presidenciais

Ana Gomes honrada com apoio de PAN

A candidata presidencial Ana Gomes mostrou-se "muito honrada" com o apoio político do PAN à sua candidatura e admitiu "muitos pontos de convergência" entre si e os ambientalistas.
Augusto Santos Silva

Santos Silva contra apoio do PS a Ana Gomes

"O Presidente Marcelo inovou muito no primeiro mandato -- e bem, na minha opinião", disse Santos Silva esta noite, admitindo que "pessoalmente" espera uma recandidatura.
Fact Check

Ana Gomes feliz por ver "negro vestido de fato"?

Publicação viral diz que candidata à presidência da República aplaudiu a SIC por ter vestido um jornalista negro de fato. Post foi desmentido pela ex-eurodeputada.
Eleições Presidenciais

Ana Gomes: Costa é governante de "quadro de honra"

496
A candidata a Belém elogiou o desempenho do primeiro-ministro durante a pandemia e pressiona para que PS faça uma escolha: "Discordo na posição do PS de não ir a jogo" nas Presidenciais.
Ana Catarina Mendes

Paulo Pedroso "tem o direito de ser o que quiser"

2195
Ana Catarina Mendes sai em defesa de Paulo Pedroso, que vai voltar à política ativa na campanha presidencial ao lado de Ana Gomes. Foi "absolutamente inocentado de uma acusação monstruosa", diz.
Fact Check

Marcelo deixou comentário com candidatura?

Ana Gomes disse, na SIC, que vai seguir o "exemplo" de Marcelo e suspender o comentário político quando formalizar a candidatura. Mas Presidente deixou a TVI dois meses antes.
Eleições

"Há demasiado encosto" entre Presidente e Governo /premium

511
Apesar do "silêncio público" do PS, Ana Gomes disse, em entrevista à RTP, que acredita que pode vencer numa segunda volta contra Marcelo, um Presidente que parece um "comentador de televisão" e que se "encosta" ao Governo.
Eleições Presidenciais

Direção do Livre recomenda apoio a Ana Gomes

294
A direção do Livre recomendou aos seus membros e apoiantes que escolham a ex-eurodeputada Ana Gomes como candidata a apoiar pelo partido nas eleições presidenciais.
Fact Check

Ana Gomes é amiga do peito de José Sócrates?

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, mantém relação de amizade próxima com o ex-primeiro-ministro José Sócrates? Há várias acusações semelhantes, mas não são verdadeiras.
Ana Gomes

"Promiscuidade". Ana Gomes critica Costa e Vieira

1528
A candidata presidencial recusa que este seja um assunto da esfera pessoal do primeiro-ministro e afirma que este se devia retirar da lista de honra de Luís Filipe Vieira.
Luís Marques Mendes

"Não consigo perceber como Costa fez isto"

352
Marques Mendes aproveitou o seu comentário semanal na SIC para dizer que o primeiro-ministro cometeu um erro ao aceitar integrar a comissão de honra de Vieira, que se recandidata ao Benfica.
Eleições Presidenciais

O que disse Ana Gomes nas entrelinhas /premium

131
Quer mudar o sistema capturado por interesses, mas quer fazê-lo sendo a guardiã da democracia. Palavra "corrupção" ficou à porta. E a Costa, um recado: deixe o partido pensar pela sua própria cabeça.
Comentário

"Ana Gomes quis mostrar que foi forçada a avançar"

O comentário do editor de Política ao discurso de apresentação oficial de Ana Gomes a Belém. "Mandou farpas a Costa", diz Rui Pedro Antunes, que analisa também a "amiga" Marisa Matias.
Eleições Presidenciais

Ana Gomes anuncia candidatura com crítica ao PS

543
"Como pode o socialismo democrático não participar nesta eleição?", questiona Ana Gomes no anúncio da sua candidatura a Belém, criticando o PS por não ter avançado com nome próprio.
Eleições Presidenciais

PS deixa Ana Gomes a falar sozinha /premium

171
É preciso ir a um dos mais pequenos da esquerda (ao Livre) para encontrar quem apoie publicamente Ana Gomes a Belém. No PS, só 'outsiders'. Para já. Pedro Nuno não fala. Marcelo ainda ganha no PS.
Comentário

"Objetivo de Ana Gomes é forçar segunda volta"

186
Rui Pedro Antunes, editor de política do Observador, analisa a candidatura de Ana Gomes. "Grande objetivo" é forçar o "Marcelo dos 70% nas sondagens" a uma segunda volta.   
Ana Gomes

Ana Gomes faz declaração na quinta-feira

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes vai fazer uma declaração sobre a sua candidatura a Presidente da República na quinta-feira, às 16h30, na Casa de Imprensa, em Lisboa.
Partido Chega

"Ana Gomes é candidata cigana", diz André Ventura

8654
O reeleito presidente do Chega, André Ventura, definiu a ex-diplomata Ana Gomes como "a candidata cigana". E garante que se demite se tiver menos votos do que Ana Gomes nas presidenciais.
Noticiário

7h Marisa Matias candidata. Ana Gomes perto do sim

Eurodeputada do Bloco de Esquerda apresenta a candidatura na quarta-feira junto a profissionais de saúde. Ana Gomes tem "decisão política fechada" e está perto do sim.
Ana Gomes

Ana Gomes revela "em breve" se é candidata a Belém

238
No espaço de comentário na SIC Notícias, a ex-eurodeputada disse que continua o processo de reflexão sobre uma candidatura a Belém. "Estou a chegar ao fim e em breve comunicarei o resultado", afirmou.
Eleições Presidenciais

Sondagem. Marcelo seria reeleito com 65% dos votos

4022
Ana Gomes, com 13%, e André Ventura, com 7%, ficam a grande distância do Presidente da República na sondagem da Aximage para o Jornal Económico.
Ana Gomes

Ana Gomes distancia-se de plataforma de apoio

A antiga eurodeputada socialista Ana Gomes distanciou-se de uma plataforma criada para apoiar a sua candidatura presidencial, em 2021. "É uma iniciativa, em relação à qual não tenho nenhuma ligação".
Eleições Presidenciais

Livre reconhece "pontos em comum" com Ana Gomes

218
O Livre reconhece "pontos em comum" com a socialista Ana Gomes, como o europeísmo e a defesa dos direitos humanos, apesar de ainda não ter uma decisão tomada sobre as presidenciais.
Eleições Presidenciais

Os prováveis e improváveis candidatos a Belém /premium

128
A oito meses das Presidenciais, Ventura está pronto, Marcelo nasceu pronto, Ana Gomes está a refletir e Albuquerque não descarta. A lista vai longa, mas vai encurtar nos próximos meses. Provavelmente.
Política

PS. Críticas de Ana Gomes são "inaceitáveis"

127
A direção do partido diz que crítica de Ana Gomes a António Costa e ao PS "é inaceitável, porque o PS tem sido um garante das liberdades cívicas, políticas e democráticas neste país".
Ana Gomes

Ana Gomes admite candidatar-se à Presidência

1505
Ana Gomes afirmou este domingo que Marcelo Rebelo de Sousa é um "candidato do regime" que vai "polarizar" a sociedade e "facilitar a vida dos extremos". Por causa disso, admite candidatar-se.
Coronavírus

Ana Gomes: "Os holandeses são a voz do dono"

1990
Costa disse mata, Ana Gomes diz esfola. Antiga eurodeputada socialista defende que Europa tem de agir já: é make it ou break it. Este é tempo de pôr tudo em suspenso. Quem sabe até as presidenciais.
Vichyssoise

Ana Gomes não exclui suspensão das presidenciais

Antiga eurodeputada socialista defende que Europa tem de agir já: é make it ou break it. E diz q este é tempo de pôr tudo em suspenso. Quem sabe até as presidenciais onde poderia concorrer.
Ana Gomes

Ana Gomes. PS deve ter candidato que una esquerdas

248
A ex-eurodeputada acredita na recandidatura e vitória do atual Presidente da República, mas insiste na necessidade de o PS ter candidato forte. Não abre nem fecha a porta à sua eventual candidatura.
Luanda Leaks

Luanda Leaks: "Voltaria a fazê-lo", diz Rui Pinto

369
Num bilhete enviado à diplomata Ana Gomes, o hacker Rui Pinto afirmou que o caso Luanda Leaks é o exemplo de que "os denunciantes e o jornalismo de investigação são essenciais para a democracia".
Ana Gomes

Douro Azul. Arquivado processo contra Ana Gomes

661
Em causa estão acusações de Ana Gomes de que a investigação à venda do navio "Atlântida" ao Grupo Douro Azul era "um sinal" de que algo estaria "a mexer num caso de flagrante corrupção".
Luanda Leaks

"Portugal está em posição extremamente vulnerável"

780
A ex-eurodeputada do PS instou Portugal a adotar rapidamente as mais recentes leis europeias sobre branqueamento de capitais, numa altura que o país "está no meio de um furacão", os Luanda Leaks.
Justiça

Juiz do Supremo rejeita suspeitas de Ana Gomes

275
Numa nota enviada às redações, juiz que preside ao Tribunal Supremo e ao Conselho Superior da Magistratura rejeita suspeitas de Ana Gomes: "Nunca aceitei convites de qualquer clube de futebol".
Angola

Ana Gomes reitera: Rui Pinto devia estar livre

774
A ex-eurodeputada Ana Gomes considerou que diretiva contra o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo pode aplicar-se a Rui Pinto, afirmando que este "devia era estar livre".
Justiça

Ana Gomes. "Dois pesos, duas medidas" em Rui Pinto

A ex-eurodeputada Ana Gomes criticou os "dois pesos e duas medidas" da justiça portuguesa em relação a Rui Pinto, a fonte dos documentos que levaram ao Luanda Leaks.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo recusa comentar candidatura de Ana Gomes

O Presidente da República recusou comentar uma possível candidatura presidencial da ex-eurodeputada do PS Ana Gomes e reiterou que caso "Luanda Leaks" não é tratado pelo poder político.
Presidência da República

Ana Gomes afasta candidatura: Costa não permitirá

397
A ex-eurodeputada reagiu à sugestão de Francisco Assis em entrevista à RTP 3. Disse não estar disponível para se "coartar da liberdade que é essencial" para a sua "capacidade de intervenção cívica".
Eleições Presidenciais

Assis lança nome de Ana Gomes como presidenciável

1325
Socialista considera que antiga eurodeputada é "escolha natural" que "congrega várias esquerdas". Ana Gomes já excluiu esse caminho mas Assis garante: "Se ela se candidatar seguramente vou apoiá-la".
Luanda Leaks

"Os que tentaram intimidar-me estão muito aflitos"

9774
Ana Gomes aponta o dedo a reguladores, políticos e autoridades que a tentaram intimidar. "Hoje, estão muito aflitos". Isabel dos Santos "é bonita, esperta, mas também uma tremenda ladra do seu povo".
Ana Gomes

"Em Portugal há cúmplices do saque a Angola"

8015
A ex-eurodeputada Ana Gomes diz que Portugal nunca investigou os negócios da família de José Eduardo dos Santos porque tem "gente muito poderosa", da justiça à política, cúmplice da corrupção angolana
Ana Gomes

Ativistas angolanos apoiam Ana Gomes

569
Numa carta enviada à agência Lusa, mais de trinta ativistas angolanos mostraram o seu apoio a Ana Gomes, sendo que concordam com as acusações que a ex-eurodeputada fez a Isabel dos Santos.
Ana Gomes

Ex-eurodeputada Ana Gomes julgada terça-feira

Ana Gomes vai começar a responder judicialmente na terça-feira por ter acusado Isabel dos Santos de lavagem de dinheiro. "Eu mantenho tudo aquilo que disse", referiu em entrevista a ex-eurodeputada.
A página está a demorar muito tempo.