O parque de diversões da Disneyland, localizado em Paris, França, sofreu um incêndio. É o que diz uma publicação de Facebook, de 26 de fevereiro deste ano, apresentando um vídeo de um edifício daquele parque em chamas. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.
No vídeo vêem-se várias pessoas a passear tranquilamente na Disneyland apesar dos alegados indícios de um incêndio. É também possível ver uma imagem de um dos castelos principais daquele parques de diversões a sofrer um incêndio. Mas em nenhum momento o autor explica, com fontes credíveis ou notícias sustentadas, quando, como e porquê é que aquela situação ocorreu. Também fica difícil acreditar que, perante as imagens que vemos onde se vislumbra uma aparente tranquilidade dos cidadãos, sem a presença de polícias ou bombeiros, tenha ocorrido ali um incêndio.
Quando se procura por mais informações na internet, chega-se à conclusão que o parque em causa é o que se localiza do outro lado do atlântico, em Orlando na Florida: dá pelo nome de Walt Disney World Resort. A agência Reuters, que já verificou uma publicação semelhante à do Observador, contactou responsáveis daquele espaço de diversões, que desmentiram que qualquer incêndio tenha ocorrido num dos seus edifícios.
Se olharmos para os conteúdos digitais do Walt Disney World Resort, onde, muitas vezes, se mostra, em directo, o que está a acontecer no parque, não é possível identificar qualquer incêndio. Estes vídeos podem ser consultados num site chamado Resort TV1, no Youtube.
Quando se procura novamente por notícias do género, neste caso em inglês, encontra-se um resultado, no mínimo, curioso: o texto original é do site Mouse Trap News, que se identifica como um local de paródia e de sátira. Ou seja, o vídeo que o Observador verificou advém deste mesmo texto. E, por isso, não pode ser visto como um conteúdo credível e sério.
Conclusão
Não é verdade que um parque de diversões da Disney nos Estados Unidos da América tenha sofrido um incêndio nos últimos meses deste ano. Esse vídeo foi manipulado e desmentido por diferentes fact-checkers nos últimos tempos. O conteúdo que vemos teve por base um texto satírico de um site cómico chamado Mouse Trap News.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.