Circula nas redes sociais uma publicação acompanhada por um vídeo em que se ouve o Presidente dos EUA a falar com uma criança. As imagens e o som mostram um suposto assédio a um menino.

“Deixa-me contar-te um segredo”, começa Biden, aproximando-se da criança, que está junto à mãe. É durante essa aproximação, quando a câmara não está a mostrar a cara do Chefe de Estado norte-americano, que surge uma outra fala, alegadamente também dita por Biden: “És uma criança sexy.” Quando se afasta de novo, Joe Biden continua: “Não digas à mãe o que eu te contei.” De seguida, percebe-se, o Presidente dos EUA pousa para a foto, até a mulher explicar que está a gravar.

O vídeo em questão foi originalmente partilhado pela mãe da criança, na rede social Tik Tok, a 9 de junho. Consultando a página de Lizz H é fácil encontrar a publicação original, em que Joe Biden, de facto, se aproxima da criança — um menino –, que está ao colo da mãe, para contar um segredo. Mas Biden não refere que a menor é “sexy”, pelo que o som que surge nas publicações entretanto tornadas virais foi adicionado, ou seja, o vídeo foi manipulado.

No vídeo original percebe-se que, quando se afasta de novo, Joe Biden diz, de facto, à criança: “Não digas à mãe o que eu te contei.” E foram vários os seguidores de Lizz H a questionar a utilizadora sobre qual teria sido o segredo. A mãe deu, pelo menos, duas respostas, uma com algum humor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

@saucedofamily

interesting day #joebiden #president #fortliberty #metthepresident #army #fyp

♬ original sound – Lizz H

Numa delas, Lizz H diz que pensa que Biden nem sequer disse nada, porque não ouviu o Presidente dos EUA dizer nada. Noutra resposta, acompanhada por dois emojis, escreveu: “Disse que ele seria o primeiro mexicano a tornar-se Presidente dos EUA.”

A interação com Joe Biden aconteceu numa base militar da Carolina do Norte, onde estavam famílias de militares — neste vídeo, com um outro ângulo, o momento surge ao minuto 48′. A AFP, que também verificou esta informação, questionou a Casa Branca e a mãe da criança, não tendo recebido qualquer reação adicional.

Anteriormente, outra versão do vídeo publicado originalmente por Lizz H já tinha sido partilhada, sugerindo que Joe Biden tinha cheirado o menino, o que já tinha sido verificado por meios internacionais como a AP e a Reuters e considerado falso. Também não é a primeira vez que publicações são partilhadas com acusações a Biden relacionadas com crianças, já desmentidas numa verificação do Observador.

Conclusão

O vídeo partilhado em redes sociais como o Facebook e em que Joe Biden surge a dizer a uma criança que a acha “sexy” foi manipulado. No vídeo original, publicado pela mãe do menor no Tik Tok em junho, é possível verificar que Biden conta um segredo, mas que em nenhum momento usa a palavra “sexy” dirigindo-se ao menor. Não é a primeira vez que este vídeo é manipulado. Anteriormente, já foi partilhado sugerindo que o Presidente dos EUA estaria a cheirar o menino, o que também foi desmentido por factcheckers internacionais.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge